Quais os diferentes tratamentos de cárie? Confira aqui!

4 minutos para ler

O tratamento de cárie precisa ser iniciado assim que se percebe um pequeno ponto no dente. Não importa se está ou não causando sintomas, porque a tendência é de que essa lesão se agrave cada vez mais, até destruir a estrutura dentária.

A cárie se manifesta quando a higienização bucal não é feita corretamente. Bactérias se proliferam na boca e, enquanto consomem os resíduos de alimento, liberam ácidos. Eles causam agressões no esmalte levando à sua desmineralização e provocando as lesões.

Felizmente, existem tratamentos eficazes para combater a cárie, tanto no que se refere à prevenção quanto à eliminação do problema. Neste artigo mostraremos quais são eles. Continue lendo para conhecê-los!

Opções de tratamento de cárie

O ideal é que o tratamento de cárie se inicie de forma preventiva, ou seja, adotando medidas que evitem a proliferação de bactérias e impeçam que seus ácidos agridam o esmalte dentário. Isso precisa ser feito por pessoas de todas as idades.

Mesmo as crianças mais novas, que ainda estão com os dentes de leite, podem desenvolver cárie. Portanto, a prevenção deve começar quanto antes e se estender por toda a vida, uma vez que as lesões estão relacionadas com nossos hábitos alimentares e de higiene.

Veja a seguir quais são as opções de tratamento de cárie, começando com essas ações preventivas até as medidas terapêuticas, que eliminam o problema e recuperam a estrutura do dente, deixando-o saudável outra vez.

Medidas preventivas

O ideal é que sejam adotadas enquanto a cárie não se manifestou. Entretanto, mesmo quem tem o problema precisa manter esses cuidados para que os demais dentes não sejam afetados.

Alterações no cardápio

Para evitar a cárie precisamos inibir a placa bacteriana, então, é importante fazer algumas alterações no cardápio. O ideal é evitar alimentos açucarados, ricos em carboidratos e amidos. Também os pegajosos, que aderem facilmente no esmalte, bem como aqueles muito ácidos, que fragilizam a estrutura dentária.

Escovação e fio dental

Os dentes precisam ser escovados após cada refeição para eliminar os resíduos de alimento que formam a placa bacteriana. Essa higienização deve ser complementada com o fio dental, usado pelo menos uma vez por dia para remover os restos entre os dentes e na linha da gengiva.

Aplicação de flúor

O ideal é escolher um creme dental enriquecido com flúor para ter a proteção desse mineral todos os dias. Contudo, algumas pessoas apresentam necessidades mais específicas, então, o dentista pode aplicar o flúor em seus dentes algumas vezes para remineralizá-los.

Cobertura com selante

A aplicação de selante é uma medida eficaz porque forma uma camada de proteção sobre o esmalte dentário, impedindo que resíduos de alimento e outras substâncias tenham contato direto com o dente. Assim, os ácidos das bactérias não conseguem lesioná-lo.

Medidas terapêuticas

São técnicas e procedimentos que só podem ser aplicados por dentistas e são indicados para os pacientes que já estão com uma cárie em curso.

Obturação

Esse tratamento consiste em remover o tecido danificado pelas bactérias, usando brocas específicas, e fazer a higienização da cavidade para eliminar resíduos e micro-organismos. Em seguida, é aplicado um material restaurador para reconstruir a estrutura perdida.

Tratamento de canal

O canal é indicado para o tratamento de cárie profunda, sendo a lesão que já atingiu a polpa dentária. É feita a remoção desses tecidos internos, a cavidade é preenchida com material biocompatível e a coroa do dente restaurada para recuperar seu formato e fazer a selagem.

Gel removedor de cárie

O gel removedor é uma opção de tratamento de cárie que pode ser aplicada em alguns pacientes. Esse produto elimina os tecidos afetados pelas bactérias sem a necessidade de utilizar as brocas, ou seja, a lesão é tratada sem o famoso motorzinho.

Não se esqueça de que a consulta ao dentista não deve acontecer apenas para realizar um tratamento de cárie. O acompanhamento precisa ser constante para adotar medidas preventivas contra esse e outros problemas. Você pode contar com a Qualimplan para ter o suporte de profissionais experientes para cuidar bem do seu sorriso.

Entre em contato conosco e agende um horário para fazer a sua avaliação e conhecer os diversos tratamentos que temos à sua disposição!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-