Sorria! Entenda por que você deve sorrir sempre

3 minutos para ler

Quem nunca ouviu que rir é o melhor remédio? Pois tenha certeza de que é mesmo! Afinal, muito além do que contagiar as pessoas ao redor, sorrir traz inúmeros benefícios à saúde.

Além de espantar a negatividade, o sorriso melhora o ânimo, contribui com a liberação da endorfina (o hormônio do prazer e felicidade), sem falar no relaxamento de todo o corpo, dos pés a cabeça.

E você, tem sorrido ultimamente? Veja neste post que viver sempre de bem com a vida, dar boas gargalhadas ou leves sorrisos contribui imensamente para melhorar a sua vida.

Benefícios do sorriso

Muito além do bem-estar, sorrir contribui para combater o estresse. Fortalece o sistema imunológico, evitando várias doenças e diminuindo as chances de um acidente vascular cerebral (AVC). 

Quem mantém o hábito de gargalhar reduz também o risco da pressão arterial subir, já que se torna uma pessoa mais calma, com os músculos relaxados, levando a vida de uma maneira mais leve e tranquila.

O riso natural, sem esforço, faz bem ao cérebro, combate o envelhecimento precoce e ainda ajuda a aumentar a produtividade, já que a pessoa não se abala e nem se desconcentra com pequenas situações.

De uma maneira geral, sorrir é sim um excelente remédio ­— e você deve tomar sua dose diária! Afinal, as relações sociais ficam mais saudáveis e o bom humor modifica os ambientes, deixando-os mais harmônicos e alegres. Ou seja, quem mantém o hábito vive bem melhor!

Hábitos para sorrir mais

No entanto, você pode se questionar: mas como rir a todo o momento? Tenha calma! Até mesmo o ato de sorrir deve ser natural e de maneira equilibrada. Em casos exagerados, pode soar como desespero ou até mesmo carência afetiva.

Por isso, a dica é praticar atividades que contribuam para um sorriso saudável, como reuniões entre amigos, um filme de comédia, uma peça teatral do mesmo gênero, livros de piadas, brincadeiras com crianças, um hobbie e contato com a natureza (por exemplo, um bom banho de cachoeira ou uma pescaria no mar).

Crie hábitos que se alinhem com o seu estilo de vida e mantenha o hábito de socializar. Uma simples partida de futebol com os amigos e até mesmo um passeio com a família no fim de semana podem reservar muitas gargalhadas. Afinal, momentos de alegria e descontração estão sintonizados com o ato de sorrir. 

Mau humor e efeitos negativos

Se sorrir é tudo de bom, o mesmo não podemos afirmar sobre viver triste ou guardando rancor. Os efeitos são totalmente adversos e contribuem para atrair doenças, principalmente as mentais — de transtornos de humor a distúrbios psicológicos. 

Pessoas mal-humoradas se tornam vítimas da irritabilidade, da depressão, acabam desenvolvendo a insônia ou tendo problemas na hora de dormir, se isolam socialmente e ainda possuem baixa autoestima.

Ou seja, nada melhor do que sorrir e levar uma vida saudável, sempre de bem com tudo e com todos. Guardar sentimentos ruins só faz mal.

Agora que você sabe quais os benefícios de sorrir sempre, nada melhor do que se informar sobre como manter dentes mais saudáveis. Conheça agora os efeitos que o café causa nos dentes.

 

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-