Será que seu siso está nascendo? Confira estes 4 sinais

4 minutos para ler

O siso costuma nascer anos mais tarde que os demais dentes e, como você provavelmente já deve ter ouvido falar, costuma trazer consigo dor e desconforto.

Isso acontece porque os outros dentes já estão acomodados na arcada. Por conta disso, para que consiga irromper, ele pode fazer com que os demais dentes precisem se movimentar.

Ainda assim, muitas pessoas não sabem como identificar se o siso está nascendo. Se você se encontra nessa situação, leia este artigo e conheça alguns sinais que podem lhe ajudar a reconhecer esse momento. Vamos lá?

1. Inflamação

A inflamação é um dos sintomas mais comuns e, justamente por isso, elencamos como o primeiro sinal quando o assunto é nascimento do siso. Nesse caso, a região costuma ficar vermelha e inchada, principalmente ao redor do local dedicado para o terceiro molar.

Muito embora essa seja uma situação comum, já que é parte de um processo fisiológico, ela pode trazer desconforto e incômodo para o paciente. Isso porque a região pode ficar dolorida e causar dificuldades no momento de higienização ou ainda ao se alimentar.

Caso você perceba esses sinais, saiba que o seu siso está nascendo. Caso o desconforto seja muito grande, o uso de anti-inflamatórios poderá ajudar, além de uma consulta ao dentista para uma avaliação específica do seu caso.

2. Dor na região

Além da inflamação em si, é comum encontrar pacientes que reclamam da dor. Mesmo que o siso nasça da forma correta (ou seja, reto e no espaço programado para ele), o momento de irromper a gengiva traz consigo muito incômodo.

Além disso, vale destacar que muitos pacientes não vivenciam um nascimento tranquilo, já que o siso pode nascer deitado ou na diagonal — uma situação que promove mais dificuldades.

Em alguns casos mais sérios, a dor pode se transformar em uma infecção (conhecida como periocoronarite) e provoca dores ainda mais intensas. Para fechar, a dor na região também costuma promover um inchaço no local, sintoma que costuma vir acompanhado de mau hálito pelas bactérias que provocam infecção.

3. Dor de garganta e febre

Algumas pessoas não acreditam, mas o nascimento do terceiro molar também pode causar dor de garganta e febre. O primeiro caso acontece quando a infecção atingiu patamares mais sérios, instalando-se em tecidos mais profundos. O analgésico não é mais indicado nesses casos, e sim o antibiótico.

O estado febril também pode ser uma realidade, principalmente quando o dente começa a irromper. Essa é uma situação que merece atenção, já que a febre costuma provocar cansaço e indisposição. Os antipiréticos podem ajudar muito nesse sentido, mas é bom procurar um dentista para tratar a raiz do problema.

4. Movimentação dos dentes

Para fechar, não poderíamos deixar de explorar a movimentação dos dentes, tendo em vista que ela acontece muitas vezes. Quando o siso está posicionado de maneira errada, ele promove uma movimentação dos dentes para que consiga nascer.

Essa situação entorta toda a arcada, provocando uma condição conhecida como empilhamento. Em alguns casos, ele é capaz de reabsorver e destruir a raiz dos dentes vizinhos. Como esse sinal afeta diretamente a estética do sorriso, é fundamental procurar ajuda e realizar intervenções o quanto antes. Nesse caso, por exemplo, a extração do siso é o melhor caminho para frear esses sintomas.

Depois de ler este artigo e conhecer alguns sinais de que seu siso está nascendo, fique atento e procure ajuda assim que identificar algum (ou vários) deles. Essa é uma maneira eficiente de evitar desgastes e tornar esse momento o mais leve possível.

Se você gostou das nossas dicas e quer continuar se informando sobre o tema, leia nosso artigo sobre o que comer depois da extração do siso

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-