Saúde bucal para idosos: quais os principais cuidados?

3 minutos para ler

A preocupação com a saúde bucal é indispensável em qualquer momento da vida  mesmo que algumas pessoas pensem o contrário. A chegada da terceira idade, por exemplo, exige muita atenção, principalmente se considerarmos algumas mudanças nessa etapa da vida, como redução da saliva e incidência maior de doenças periodontais.

Pensando nisso, levantamos no post de hoje os principais cuidados que esse tipo de público precisa adotar. Se você quer saber quais são eles, leia este post agora mesmo. Vamos lá?

Mantenha a hidratação em dia

O consumo de água é um verdadeiro aliado quando o assunto é produção de saliva (um componente indispensável para a saúde bucal). Beber bastante líquido ajuda muito nesse sentido, sem contar que facilita o funcionamento do organismo de uma maneira geral.

Embora muitas pessoas não saibam, a salivação ajuda a limpar a boca e, por conta disso, você acaba se livrando de muita dor de cabeça. Portanto, se você quer reduzir a proliferação de bactérias bucais, adote esse hábito!

Visite o dentista regularmente

As visitas ao dentista também não devem deixar de acontecer! Enquanto alguns deixam as consultas de lado, o mais recomendado é que ela aconteça em um espaço de tempo menor, pois assim fica mais fácil mapear os problemas ainda no começo e resolvê-los com mais facilidade.

Aposte no uso da escova de dente certa

Como adiantamos, a chegada da terceira idade marca algumas mudanças no corpo, o que é bem natural. No caso da saúde bucal, é normal perceber uma incidência maior de retração gengival, um aspecto que favorece o aparecimento de cáries e outros tipos de doenças na região.

Uma dica para reduzir esse problema é adotar o uso de escovas com cerdas mais macias e que o idoso passe a ter uma higienização mais cuidadosa. Isso porque a escovação da forma incorreta pode deixar a raiz do dente exposta e causar sensibilidade.

Faça uma higienização completa da prótese

Caso conte com o suporte de próteses dentárias, é bom ser ainda mais atento. Enxágue bem a prótese e remova todos os resíduos alimentares depois de qualquer refeição. Em seguida, escove-a com sabonete neutro, pois essa é a melhor forma de preservar o material. Embora muitas pessoas adotem o uso do creme dental, ele não é recomendado nesse caso.

Use a escova de cerdas macias que recomendamos acima e finalize higienizando a língua e céu da boca. Assim fica mais fácil garantir hálito fresco e aquela sensação gostosa de boca limpa!

Invista em uma alimentação equilibrada

A ingestão de certos alimentos também ajuda muito a preservar os dentes. Opções ricas em grãos e fibras, além de muitas frutas, legumes e verduras, fazem toda diferença. Somado a isso, é importante evitar alimentos com muito açúcar, pois eles favorecem o aparecimento de cáries e outros problemas.

Depois de ler esse post e conhecer importantes dicas sobre como manter a saúde bucal dos idosos em dia, não deixe de colocar isso em prática. Converse com seu familiar e oriente-o a seguir cada um desses pontos que elencamos aqui.

Para continuar acompanhando outras dicas que temos produzido, siga-nos nas redes sociais agora mesmo. Estamos no Facebook, Twitter e Instagram. Nos encontramos por lá!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-