Saiba quais são as vitaminas essenciais para ter dentes saudáveis

4 minutos para ler

Todo mundo sabe que para ter dentes saudáveis é indispensável uma boa escovação e visitas periódicas ao dentista. Mas você sabia que os alimentos que anda colocando no prato pode ajudá-lo a conquistar um sorriso mais bonito?

A alimentação correta é fundamental para que todo o nosso corpo funcione de maneira adequada e também para mantermos a nossa saúde bucal, afastando a possibilidade de inflamações, mau hálito e até deixando os nossos dentes mais fortes e brancos.

Quer saber quais alimentos e vitaminas contribuem para deixar seus dentes mais saudáveis? Veja essa seleção especial que fizemos e comece a incluí-los hoje mesmo na sua rotina!

Vitamina C para uma gengiva saudável

Encontrada, principalmente, nas frutas cítricas como a laranja, a acerola e o morango, a vitamina C é uma aliada importante na saúde da sua gengiva. Isso porque a falta desse nutriente pode causar sangramentos, além de diminuição da massa óssea – o que pode até mesmo ocasionar a perda dos dentes.

Porém, é importante não exagerar, já que os alimentos ricos nessa vitamina podem deixar seus dentes mais porosos. Assim, sempre que ingeri-los, faça um bochecho com água para neutralizar a acidez e não escove os dentes imediatamente após consumir essas frutas.

Cálcio para dentes fortes

O cálcio é fundamental para manter os ossos fortes – e também é um dos nutrientes mais importantes na composição dos dentes, garantindo que eles fiquem saudáveis e resistentes, principalmente quando estão na fase de formação.

Além do leite e derivados, os vegetais e as folhas verdes escuras (como a couve e o brócolis) são ótimas fontes de cálcio.

Vitamina D para absorção do cálcio

Se o cálcio é indispensável para um sorriso mais bonito, a vitamina D é o principal nutriente para auxiliar o nosso corpo a absorver o cálcio ingerido – e também o fósforo (outro mineral muito importante na formação óssea).

Ovos, leite e derivados e peixes como o salmão, a sardinha e o atum são excelentes fontes de vitamina D e precisam estar presentes na sua dieta.

Vitamina K para a coagulação

A circulação sanguínea é fundamental para que o nosso corpo funcione adequadamente. A vitamina K é a responsável por todo o processo de coagulação do sangue e também pela síntese de plasma dos tecidos, rins e sangue.

Os dentes são tecidos – e por isso a vitamina K é importante para o fortalecimento deles. Ela pode ser encontrada nas frutas (principalmente na casca), nos óleos, nos laticínios e no fígado.

Caseína para reparação do esmalte

A caseína não é uma vitamina, mas uma proteína que ajuda na reparação do esmalte dentário. Uma fonte muito interessante dessa substância são os queijos – que também possuem cálcio e fósforo.

Se você quer deixar seus dentes mais brancos, uma dica é investir nos queijos duros como o parmesão, que aumenta o fluxo de salivação e ajuda a eliminar os restos de alimentos e a equilibrar o pH da boca.

Fibras para acabar com a placa bacteriana

Os alimentos ricos em fibras, além de ajudarem seu intestino a funcionar melhor, ainda mantêm seus dentes saudáveis, porque possuem a capacidade de promover a autolimpeza – evitando a formação de placas bacterianas que podem levar ao tártaro e à gengivite.

Além de todos esses alimentos, não se esqueça de sempre beber bastante água, que ajuda na produção de saliva, elimina os restos de alimentos e mantém a sua boca bem hidratada.

Gostou de saber como os alimentos podem contribuir para você ter dentes saudáveis? Então compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-