Saiba os cuidados que você deve ter com a sua escova de dentes

4 minutos para ler

A escovação desempenha um papel importantíssimo na nossa higiene oral, logo, tomar medidas adequadas quanto à limpeza da escova de dentes e sua manutenção também são considerações significativas quando o assunto é ter um belo sorriso.

Pensando nisso, listamos aqui 6 cuidados que você deve ter com sua escova de dentes a fim de ter um utensílio livre de um alto grau bacteriano e garantir sua saúde bucal.

1. Limpando sua escova de dentes

A maneira mais fácil de manter sua escova de dentes limpa é enxaguá-la com água quente (a água quente limpa e mata os germes mais facilmente) antes e depois da escovação. Use o seu polegar limpo e mova-o contra as cerdas sob a água corrente.

É importante fazer isso antes e depois de escovar, pois as bactérias do ar ou outras partículas como poeira podem ter assentado sobre a escova desde seu último uso.

2. Secando sua escova de dentes

A maioria das bactérias que causam doenças gengivais são anaeróbias, ou seja, elas vivem em um ambiente com baixo ou nenhum oxigênio, sendo mortas se expostas ao ar. Logo, o simples ato de deixar sua escova de dentes seca entre as escovações vai matar muitas bactérias.

Para facilitar a secagem, a escova deve ser colocada verticalmente num suporte próprio com as cerdas voltadas para cima. Isso permite que a água drene das cerdas e desça. O ideal é o que o suporte conte com uma inclinação que permita que essa água drenada não fique empoçada no fim do cabo.

3. Armazenando sua escova

Não guarde a escova de dentes em um recipiente coberto que não seja ventilado, pois o calor e a umidade criam o ambiente perfeito para a proliferação das bactérias. Não escolha também um recipiente que encoste suas paredes nas cerdas da escova porque isso irá contaminá-la.

Além disso, mantenha a escova a pelo menos 1 metro da boca do vaso sanitário, pois ao acionar a descarga, microrganismos são lançados ao ar e podem se depositar nas cerdas da sua escova. Se isso não for possível, dê descarga somente com a tampa do vaso abaixada.

4. Substituindo sua escova

É recomendável substituir sua escova de dentes por uma nova a cada 3 ou 4 meses, porém, muitos estudos consideram esse período muito longo. Se você levar em conta que escova os dentes no mínimo 4 vezes por dia, em um mês suas cerdas podem estar totalmente esgarçadas.

E você sabe, cerdas desgastadas e dobradas são ineficazes na hora de promover uma higiene adequada, portanto essa troca varia de indivíduo para indivíduo, basta analisar o estado geral das cerdas da sua escova.

5. Colocando sua escova em um higienizador

Existem muitos higienizadores de escova de dentes no mercado que afirmam matar todas as bactérias presentes em suas cerdas, sendo os de luz ultravioleta os mais comuns.

Embora alguns deles façam um bom trabalho, muitos não cumprem com aquilo que prometem, portanto, pesquise se o produto está de acordo com os padrões de qualidade. De qualquer forma, isso é apenas uma precaução extra, pois seguindo as dicas anteriores corretamente, eles não são tão necessários.

6. Desinfetando sua escova

Não há nenhuma prova de que você precisa mesmo desinfetar completamente sua escova de dentes, porém, se você gosta de se precaver, desinfete sua escova pelo menos uma vez por semana, salvo quando você fica doente, pois nesse caso o ideal é que a desinfecção seja feita a cada escovação.

Não ferva e não coloque sua escova no micro-ondas a fim de desinfetá-la. Para isso, basta mergulhá-la em uma solução antibacteriana por pelo menos 10 minutos. Soluções essas que podem ser: enxaguantes bucais que contém álcool, uma mistura de 1/3 de água sanitária e 2/3 de água, peróxido de hidrogênio ou vinagre.

Não importa qual creme dental você usa, será difícil ter um hálito fresco e uma boa saúde bucal se a sua escova de dentes está cheia de bactérias e outros resíduos. Assim, esperamos que essas dicas lhe sejam úteis e te motivem a deixar sua escova adequada para o uso, garantindo um lindo sorriso.

Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais, assim eles também ficarão por dentro dessas medidas tão importantes!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-