Qual é a relação entre batom e saúde bucal?

3 minutos para ler

O batom é um cosmético polêmico quando se trata da saúde. Enquanto alguns dizem que ele faz mal por conter chumbo e outros metais pesados, outros apontam aspectos positivos, como a proteção que ele proporciona aos lábios.

No texto de hoje separamos algumas informações para que você entenda de uma vez por todas qual é a relação entre o batom e a saúde bucal. Confira!

Proteção para os lábios

Você sabia que usar batom pode ajudar a proteger seus lábios? A boa notícia é comprovada até por dermatologistas e dentistas, que afirmam que ele protege a região dos raios UVA e UVB, prevenindo até mesmo o câncer de boca.

Quem não gosta de usar o cosmético todos os dias pode obter a mesma proteção usando protetores labiais.

Batom nos dentes pode indicar problema

Além de ser muito bom para proteger os lábios, o batom ainda pode te ajudar a identificar um problema bucal, que é a alteração da quantidade ou qualidade da saliva.

Essa identificação pode ser observada caso seu batom sempre manche seus dentes, pois quando está normal, a saliva forma um filme protetor ao redor dos dentes, o que impede o surgimento das manchas.

Obviamente que usar esse cosmético em uma quantidade grande também tem esse efeito, porém, caso você note que a situação se repete com muita frequência, é preciso procurar um profissional. A saliva é importante para a saúde, pois sua alteração pode causar muitos problemas, como mau hálito, dor de garganta e rouquidão.

As causas para as alterações salivares são muitas: hidratação inadequada, ingestão de bebidas alcoólicas, cafeína em excesso, uso de medicamentos e doenças como a hepatite, a diabetes e a AIDS.

O corpo sempre envia sinais quando há algo errado e é importante identificá-los para realizar um tratamento.

A verdade sobre o chumbo nos batons

Apesar de ter benefícios para a saúde, ainda existem ressalvas com relação ao uso do cosmético. A presença de metais como o chumbo é uma delas. Isso ocorre porque, para obter algumas cores, é necessário utilizar metais como esse.

O alumínio também faz parte da composição, servindo como estabilizador para que as cores não escorram, e o óxido de titânio funciona como agente branqueador, transformando o vermelho em rosa.

Entretanto, de acordo com as agências reguladoras, as quantidades dessas substâncias presentes em batons não são nocivas à saúde e não interferem na higiene oral.

Além disso, eles são usados sobre a pele e não proporcionam os mesmos riscos que teriam caso fossem ingeridos. Os cosméticos ainda passam por testes e precisam de uma aprovação para a venda, por isso não é necessário deixar de usá-los para manter os dentes saudáveis.

Se ainda assim você não se sente segura, opte por marcas que fabricam batons com ingredientes vegetais. O ponto positivo é que elas não agridem o meio ambiente e geralmente não são testadas em animais. Ótimo, não é?

Você gostou de saber sobre a relação entre batom e saúde bucal? Então nos siga no Facebook, no Twitter e no Instagram para ter acesso a outras informações interessantes como essas!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-