Quais são os efeitos do café nos dentes?

3 minutos para ler

Quem não gosta daquela xícara de café depois do almoço ou no lanche da tarde? No intervalo do trabalho tem que ter aquele bate-papo com os colegas acompanhado dessa paixão nacional.

Muitos conhecem os efeitos do café para o nosso corpo de uma forma geral, mas e em relação à saúde bucal? O que o consumo de café, de forma frequente, é capaz de fazer com os nossos dentes?

Confira agora a resposta para essas e outras perguntas e tire as suas dúvidas sobre os efeitos dessa bebida nos dentes.

Café escurece os dentes?

Sim, é verdade. Beber café com frequência pode fazer com que os dentes fiquem escurecidos. Mas, por que isso acontece? O esmalte é a substância mais consistente do nosso corpo, como o café consegue atravessá-lo?

Na verdade, a dentina é cheia de pequenos poros e também de cristas. Os restos de alimentos e bebidas, como o café, se acumulam nessas fissuras e se não forem removidos por meio da escovação e higienização completa, os dentes ficam manchados.

Por que o café mancha os dentes?

Além da questão da porosidade da dentina, existem outros motivos pelos quais o café muda a coloração dos dentes. Há uma substância no grão chamada de tanino, um polifenol que “quebra” na presença de água; essa substância também é encontrada em outras bebidas que provocam as manchas, como o vinho e o chá.

Beber café com creme reduz a incidência de manchas?

Pode até parecer que essa estratégia funciona, porém, a quantidade de substâncias presentes no café e responsáveis pelas manchas se mantém a mesma.

O que pode ajudar a evitar que os dentes fiquem amarelados é reduzir a quantidade consumida de café e não acrescentar leite ou creme.

Como evitar o problema?

Apenas uma xícara de café por dia é capaz de deixar os dentes manchados, mas não é preciso eliminá-lo da sua vida.

O primeiro passo para minimizar o problema é evitar consumir o café com leite e açúcar, pois esses dois alimentos aumentam a quantidade de bactérias que alteram a pigmentação natural do dente.

Tome a sua xícara de café uma vez por dia apenas e, logo em seguida, escove os dentes e use o fio dental para que não fique nenhum resíduo do grão.

Além disso, ir ao seu dentista com regularidade e seguir as orientações desse profissional é um das formas de evitar que o amarelado apareça. Realizar um limpeza para remoção de tártaro também ajuda nesse processo.

Clareamento resolve?

Passar por algumas sessões de clareamento dental no consultório do seu dentista é uma das formas de eliminar as manchas que já existem e remover a cor amarelada que o café deixa no seu sorriso.

Porém, é preciso que haja uma mudança de hábitos ou então você precisará ir ao dentista em pouco tempo para iniciar um novo tratamento de clareamento.

Hoje existem diversas marcas de creme dental branqueador no mercado, mas se os dentes já estão manchados, esse produto não será capaz de fazer a remoção. Então, o melhor é apostar na visita a um profissional.

Agora que você já sabe que uma das formas de evitar os efeitos do café nos dentes é a higiene bucal frequente, que tal baixar o nosso e-book e descobrir tudo o que precisa saber para evitar a placa bacteriana?

 

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-