QUAIS AS ETAPAS DO IMPLANTE DENTÁRIO E PARA QUEM É INDICADO?

6 minutos para ler

A colocação de implantes dentários refere-se à substituição das raízes dos dentes por pinos de metal, que são como parafusos para dentes artificiais. 

Os implantes se diferem um pouco de algumas pontes ou coroas, devido ao fato de funcionarem e se parecerem dentes reais. O modo como o dentista realiza o procedimento dentário depende do implante de que o paciente necessita, se possui alguma reação alérgica e o estado do osso maxilar.

A cicatrização ao redor do implante pode demorar, mas dará suporte ao novo dente com segurança. Esse procedimento é indicado para pessoas a partir de 18 anos, devido ao fato de a dentição estar completa, e é contraindicado para pessoas com algum problema periodontal e para grávidas.

Neste post, falaremos sobre as principais etapas do implante dentário. Acompanhe!

Realização do diagnóstico

O dentista ou cirurgião, primeiramente, fará um exame abrangente a fim de determinar a condição do maxilar do paciente e o melhor procedimento de implante dentário. Essa avaliação inicial inclui a realização de raios X e de impressões, e a combinação da cor dos seus dentes, para fazer com que o implante se pareça o mais natural possível.

O paciente determinará quantos dentes deseja substituir por implantes, o que pode demandar um planejamento adicional com outros especialistas odontológicos, como periodontistas, dependendo de sua condição de saúde bucal.

Também serão discutidas todas as condições médicas e os medicamentos utilizados. Dependendo da condição de saúde ou dos implantes, pode ser necessário tomar antibióticos antes da cirurgia para evitar infecções.

Extração do dente

Se o paciente ainda tiver um dente que precise ser trocado, o dentista o removerá antes da realização do tratamento odontológico. É possível realizar esse procedimento ao mesmo tempo que a inserção do implante.

Depois, o dentista apresentará as opções de anestesia. Muito provavelmente, ele usará um anestésico local para que o paciente sinta uma dormência e alivie a dor. 

O procedimento de remoção do dente costuma ser rápido, a menos que ele esteja fraturado. O paciente sentirá apenas um pequeno puxão e pressão enquanto o dente é extraído. Posteriormente, ele deverá evitar alguns hábitos, como fumar, assoar o nariz, cuspir excessivamente ou beber com um canudo. Essas ações podem criar uma cavidade seca e causar dor.

Fase cirúrgica

Há dois tipos de implantes dentários: um em que ele é inserido no osso da mandíbula, e o outro que vai diretamente sob a linha da gengiva. 

A mandíbula do paciente deve ser forte para lidar com a pressão durante a mastigação e para proteger o implante. Por isso, se ela for resistente o suficiente, talvez não haja a necessidade de adicionar algum osso extra.

Caso contrário, será preciso colocar um osso da própria mandíbula, de uma área longe da região do implante, para auxiliar no tratamento. Assim que houver a cicatrização, o dentista ou cirurgião poderá dar continuidade ao procedimento. 

Depois de concluído, o osso maxilar começará a crescer ao redor do implante, que passará a fazer parte da linha gengival natural. Esse processo costuma variar de pessoa para pessoa, podendo levar de 3 a 9 meses para ocorrer.

Elaboração da prótese

Na fase de elaboração da prótese, é a hora de definir a cor da coroa, fazer a moldagem e enviá-la para ser confeccionada em laboratório. Ela é feita de cerâmica e deve estar compatível com seus pares — tanto com o antagonista, quanto com os dentes ao redor. Depois do período de osseointegração, a prótese definitiva será confeccionada e encaixada no implante.

Para tal, é preciso abrir o caminho na gengiva para chegar até o parafuso. Essa é uma cirurgia considerada simples e que apresenta menos riscos do que a primeira. A cicatrização se limita à parte da gengiva e é bem mais rápida, além de assegurar um resultado estético melhor.

A prótese já precisa estar no tamanho, na cor e no formato ideais, com o intuito de ser encaixada sem precisar de muitos ajustes. A fim de assegurar que a mastigação e a fala sejam realizadas do melhor modo e sem interferências, é feito um teste de oclusão.

Colocação do abutment

Quando o implante estiver estável, o dentista colocará o abutment (suporte) por cima dele. Essa é a peça que o conecta à sua coroa. 

O abutment deve ser apertado para que fique no lugar quando o paciente for comer. Ele não sentirá nada ao longo desse procedimento, somente um pouco de pressão, pois receberá anestesia local nessa região.

Às vezes, o suporte pode ser colocado ao mesmo tempo que o implante, uma vez que ultrapassa a linha da gengiva. Ele ficará visível, então será preciso discutir como mascarar essa peça, pois ela aparecerá quando sorrir. 

O dentista adicionará uma tampa de cicatrização, a fim de evitar que o tecido e o osso cresçam sobre o abutment.

Fase da cicatrização

É totalmente normal sentir algum desconforto após um processo cirúrgico. É possível perceber alguns hematomas nas gengivas, um pequeno sangramento, inchaço no rosto e na gengiva.

É preciso que o paciente coma alimentos macios após a cirurgia. Além disso, deve utilizar algumas compressas de gelo para ajudar na redução do inchaço. Evitar o tabaco também é muito importante, pois ele pode aumentar as chances de infecções, como de canal radicular, e também manchar os dentes. 

É essencial que ele tenha bons hábitos de higiene, a fim de proteger o implante. Alguns deles são a utilização do fio dental diariamente e escovar os dentes três vezes ao dia. Também é recomendado evitar mastigar alimentos duros que podem danificar os implantes.

Neste post, você pode conferir quais são as etapas do implante dentário. É importante buscar a ajuda de um dentista especializado para analisar a situação dos seus dentes. Para isso, é preciso contar com a ajuda de uma clínica odontológica de renome no mercado, como a Qualimplan. Ela oferece o melhor atendimento e profissionais altamente especializados em implantes e ortodontia.

Se você está procurando por um dentista para implantes dentários ou outros serviços odontológicos, entre em contato com a Qualimplan hoje mesmo para agendar uma avaliação.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-