Prótese dentária moderna: entenda quais são suas vantagens

6 minutos para ler

As próteses dentárias servem para corrigir a estética bucal e viabilizar a recuperação das funcionalidades orais, como a mastigação e a fala, de pessoas que perderam dentes. O uso delas é importante para evitar danos à saúde e para manter a autoestima do paciente. Com o avanço da tecnologia, ela evoluiu em diversos modelos para todos os gostos e bolsos.

Atualmente, as próteses dentárias feitas em resina ou acrílico são as mais comuns, mas elas também podem ser encontradas em porcelana ou zircônia, que oferecem resultados ainda mais naturais e modernos. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo este post e descubra as características desses produtos e suas vantagens. Boa leitura!

Quais são as características da prótese dentária moderna?

Quando a pessoa perde um dente, o implante dentário é o mais indicado pelos dentistas. Esse tratamento é fundamental para evitar que o paciente venha a ter problemas de mastigação, de fala e até com a autoestima. Os diversos avanços tecnológicos proporcionaram próteses feitas com materiais mais modernos, confortáveis e resistentes.

As próteses de porcelana são as mais recomendadas e sua cor é bastante parecida com a natural dos dentes, proporcionando um agradável aspecto estético. Além disso, esse produto é durável e pode ser usado para repor os dentes anteriores ou posteriores.

Existem dois modelos da prótese de porcelana: pura e metalomecânica, sendo essa última menos discreta devido à presença de metal, que pode aparecer debaixo da gengiva. Já as próteses de porcelana pura, se assemelham muito com as peças feitas de zircônia. Essas são indicadas para tratamentos mais específicos e complexos.

Se comparada a outros modelos, as próteses feitas com zircônia são mais duráveis. Além disso, essas peças têm bordas mais finas que são capazes de reduzir os riscos do desenvolvimento de cáries. O modelo certo deverá ser definido pelo dentista, que avaliará as particularidades e necessidades de cada paciente. 

Quais são os tipos de próteses dentárias?

A tecnologia tem proporcionado significativas evoluções na odontologia. Hoje, é possível encontrar variados modelos de próteses dentárias para os mais diversos casos, visando garantir mais conforto, estabilidade e qualidade de vida aos pacientes. Os principais modelos são:

Prótese total

A prótese total, também conhecida como dentadura, é a solução mais conhecida dos brasileiros. Ela devolve as funções de mastigação e de fala, além de melhorar consideravelmente o visual de quem perdeu os dentes. Sua confecção é à base de resina acrílica e bastante detalhada.

Prótese parcial removível (PPR)

Esse modelo, conhecido como roach, é recomendado para pacientes que ainda não perderam todos os dentes. Uma estrutura metálica com grampos é a responsável pela retenção dos dentes remanescentes. A prótese oferece estabilidade durante a mastigação, além de proteger os dentes originais.

Prótese parcial removível flex (PPRflex)

Esse modelo é um pouco mais caro e dispensa a necessidade de grampos de metais, proporcionando mais conforto e resistência. Geralmente é feita de poliamida, promovendo um material mais leve e flexível, que se adapta com mais facilidade à gengiva.

Prótese parcial removível provisória (PPRprovisória)

Esse tipo de prótese é indicado para tratamentos provisórios e sua função é repor, temporariamente, alguns dentes. Ela é feita de resina acrílica, tem baixo custo, mas tem durabilidade e estabilidade menor que as outras.

Prótese sobre implante (protocolo)

Também, funciona como implante e é considerada uma ótima solução para pacientes que perderam todos os dentes. Ela pode ser usada na arcada superior e inferior, em porcelana ou zircônia. Esses modelos são resistentes e deixam um aspecto bem natural esteticamente.

Prótese sobre implante (overdenture)

São próteses retidas totalmente por componentes protéticos ao implante, que pode ser no osso inferior (mandíbula) ou no superior (maxila). Esse modelo proporciona segurança e estabilidade ao paciente na hora da mastigação.

Quais são as vantagens das próteses dentárias?

O uso das próteses dentárias é importante para que o paciente reestabeleça hábitos e funções simples do dia a dia. Esse tratamento é recomendado para qualquer pessoa que tenha perdido um ou mais dentes. Existem muitos benefícios em investir nas próteses dentárias que favorecem a qualidade de vida e autoestima do paciente.

Melhora a mastigação

Cada dente da arcada dentária tem uma função diferente na hora da mastigação. Por isso, a falta de um deles é bastante prejudicial para o organismo, já que o sistema mastigatório tem influência direta na digestão dos alimentos. Quando a comida não é triturada da forma adequada pode provocar distúrbios gastrointestinais, como o refluxo.

Favorece a fala

A fala não está somente relacionada com as cordas vocais ou com os lábios, como muitos pensam. Os dentes também influenciam diretamente na qualidade da fala. Isso acontece porque alguns fonemas específicos necessitam dos dentes para que a pronúncia seja feita corretamente. Em caso da falta de algum dente, é possível que a pessoa se comunique com certa dificuldade ao pronunciar algumas letras, como f, v e t.

Evita o desalinhamento dos dentes

Ao perder um dente, a tendência é que a arcada dentária se movimente para preencher aquele espaço vazio, desalinhando todos os outros dentes. A colocação da prótese dentária não deixa que o alinhamento dos dentes naturais seja prejudicado.

Eleva a autoestima

Perder um dente impacta diretamente na autoestima de qualquer pessoa e, muitas vezes, é tão desagradável que o indivíduo deixa de sorrir. Em alguns casos, pode evoluir para distúrbios de ansiedade e até depressão. A prótese dentária é capaz de reverter esse quadro e proporcionar mais alegria na vida do paciente.

O que é importante considerar na escolha da prótese dentária?

Na hora de escolher a melhor prótese dentária, é fundamental consultar um cirurgião dentista. Esse profissional fará uma avaliação detalhada do quadro e saberá indicar a modelo mais indicado para cada paciente, garantindo mais eficiência ao resultado.

Portanto, a prótese dentaria moderna é fundamental para manter a qualidade de vida e autoestima das pessoas que perderam um ou mais dentes. Entre os variados modelos disponíveis no mercado, é essencial consultar um especialista para escolher o mais adequado. A clínica Qualimplan conta com dentistas qualificados e as melhores soluções em prótese dentária.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato com a equipe Qualimplan e tira todas as suas dúvidas. 

The following two tabs change content below.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-