Por que os dentes ficam roxos ao tomar vinho e açaí? Isso faz mal?

3 minutos para ler

Quem não curte um açaí em um dia de calor intenso ou uma taça de vinho em um jantar? Bom, a maioria das pessoas gosta de uma dessas delícias, pelo menos. O único problema do vinho e do açaí é que, quando são consumidos, deixam o dente roxo.

Claro que você já percebeu isso, não é mesmo? E se você sempre quis saber os motivos dessa mudança de cor no sorriso ao consumir esses e outros alimentos, continue acompanhando este post. Vamos explicar por que isso acontece:

É normal ficar com o dente roxo depois de tomar vinho ou açaí?

É perfeitamente normal que os dentes fiquem roxos logo após consumirmos esses alimentos. Isso acontece porque, quando um alimento é muito pigmentado, ele tende a soltar o seu “corante” na superfície dentária.

No caso do vinho tinto, por ser uma bebida muito ácida, ele ainda contribui para a desmineralização dos dentes. Esse fato facilita a adesão de manchas naturais da bebida aos dentes.

O consumo desses alimentos prejudica a minha saúde bucal?

Caso você tenha uma boa saúde bucal, essas manchas roxas vão sumir logo após escovar os dentes, pois são superficiais e não prejudicam em nada o seu sorriso.

No entanto, se você consome alimentos muito pigmentados frequentemente, mas não tem bons cuidados com sua higiene bucal, essas manchas podem se impregnar nos seus dentes, deixando o seu sorriso amarelado e escurecido.

Isso prejudica a autoestima das pessoas, pois ninguém gosta de exibir um sorriso amarelo e cheio de manchas.

É claro que o clareamento dentário pode resolver esse problema, mas o paciente precisa mudar os hábitos alimentares e de higiene bucal. Caso contrário, nenhum procedimento estético vai resolver a questão.

Como evitar que os meus dentes contraiam manchas?

Mesmo que esses e outros alimentos deixem seu dente roxo, você não precisa abdicar dos prazeres da vida e fazer uma dieta radical, excluindo alimentos muito pigmentados do seu cardápio.

Quando você consumir alimentos de pigmentação muito escura — como açaí, café, vinho, beterraba e refrigerante —, deve fazer bochechos com água logo em seguida, pois isso lava a boca e ajuda a limpar as manchas superficiais dos dentes.

Cuidar da higiene bucal adequadamente é outra forma de evitar que o roxo no dente se torne uma mancha permanente e atrapalhe a beleza do seu sorriso.

Além disso, escovar os dentes com a frequência correta é importante também para remover o biofilme (placa bacteriana) e impedir que você tenha outros problemas de saúde bucal, como cáries e problemas na gengiva.

Eu devo consultar o meu dentista?

Mesmo que você não perceba a mudança de cor no seu sorriso, é importante que você visite o seu dentista regularmente. O recomendado é a cada 6 meses.

Isso porque o profissional é capaz de enxergar problemas que você sozinho não é capaz de ver, como mudanças sutis na cor dos seus dentes e outros problemas relacionados à sua saúde bucal.

Afinal de contas, o consumo excessivo de determinados alimentos — aliado à falta de higiene bucal — causam transtornos muito maiores do que um dente roxo. E quanto antes os problemas são identificados, mais fácil é o tratamento.

Gostou deste post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que os seus amigos entendam por que os dentes ficam roxos quando tomam vinho ou açaí!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-