Pericoronarite: como deve ser o tratamento?

4 minutos para ler

Algumas pessoas podem apresentar problemas durante a erupção dos dentes, ou seja, enquanto eles nascem. Isso acontece principalmente com os dentes de siso, os últimos a nascerem, que se localizam ao fundo da arcada dentária. Uma das complicações que pode se manifestar é a pericoronarite.

Ela é um tipo de inflamação que ocorre em qualquer dente, porém, é mais comum com os sisos. Provoca muito incômodo por ser dolorosa e dificultar a mastigação, em alguns casos, também a fala. Então, é preciso procurar tratamento.

Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar o que causa esse processo inflamatório e o que deve ser feito caso ele se manifeste. Continue lendo para saber como cuidar da sua saúde bucal do jeito certo!

O que é a pericoronarite?

Os dentes crescem lentamente e, para chegarem ao meio externo, precisam abrir espaço na gengiva. Durante esse processo ficam parcialmente recobertos por ela. É nesse momento que pode se manifestar a pericoronarite.

Essa é uma inflamação que afeta a gengiva localizada ao redor da coroa do dente, ou seja, a parte que fica para fora do periodonto, o conjunto de tecidos que sustentam a dentição preso na boca.

É mais comum que os terceiros molares (dentes de siso) sejam acometidos por ela porque eles crescem em um espaço geralmente pequeno e ficam suscetíveis a complicações. Mas o fato de um dente estar nascendo não significa que a pericoronarite se manifestará.

Ela ocorre por causa de três principais fatores, sobre os quais falamos a seguir.

Higiene bucal insuficiente

Conforme explicamos, quando o dente está nascendo ele fica um pouco recoberto pela gengiva até que termine de emergir. Por isso, existe uma tendência maior para o acúmulo de resíduos nessa região.

Sendo assim, é preciso caprichar na higiene bucal. Quando ela não é feita, ou se mostra insuficiente, a placa bacteriana se acumula, favorecendo a proliferação de micro-organismos que desencadeiam a inflamação.

Dente incluso

Mais uma vez, principalmente os dentes de siso podem ter esse tipo de complicação durante o seu nascimento. Ela acontece quando eles não conseguem crescer totalmente e ficam parcialmente dentro do osso, com uma pequena porção crescida.

Isso também pode favorecer o acúmulo de bactérias e provocar irritações e lesões na gengiva. Consequentemente, o organismo reage com um processo inflamatório, desencadeando a pericoronarite.

Lesões

Também pode acontecer, durante o crescimento dos dentes, de a gengiva sofrer uma lesão. Ela ocorre em função do processo de mastigação, quando o dente de uma arcada machuca a oposta, ou é o resultado de impactos da escova de dente, por exemplo, durante a higienização bucal.

Em ambos os casos, a gengiva, que já estava sensível por causa do processo de erupção dentária, fica ainda mais machucada. Então, há uma maior tendência para manifestação da inflamação e suscetibilidade para colonização de bactérias.

O que fazer em casos de pericoronarite?

Os casos de pericoronarite não costumam regredir sozinhos, principalmente se a inflamação já está muito agravada. Por isso, o ideal é procurar um dentista para que ele faça uma avaliação e recomende o melhor tratamento, que pode ser feito com anti-inflamatórios e antibióticos, em casos de infecção.

Se o dente estiver incluso, pode ser necessário extraí-lo, uma vez que não conseguirá crescer totalmente e continuará gerando complicações para a saúde bucal. Nenhum procedimento caseiro é recomendado, pois agrava, ainda mais, a inflamação.

Entretanto, enquanto você espera o momento da consulta pode minimizar os desconfortos e sintomas fazendo compressas geladas na região afetada. Além disso, é importante:

  • manter a boca limpa;
  • evitar tocar o local;
  • abster-se do cigarro e do álcool;
  • evitar bebidas e alimentos ácidos;
  • preferir uma alimentação leve e fácil de mastigar.

Lembre-se: somente o dentista pode indicar o melhor tratamento para pericoronarite, avaliando o caso e verificando a necessidade do paciente. Evite a automedicação e agende sua consulta o mais rápido possível, para que inflamação não se agrave e a sua recuperação seja mais rápida.

Gostou dessas informações? Então receba outros temas interessantes como esse em seu e-mail. Assine a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-