Perda de dentes e autoestima: entenda por que andam de mãos dadas

6 minutos para ler

Se, muitas vezes, um simples corte de cabelo mal feito já é capaz de deixar muita gente com a autoestima afetada, imagine quando ocorre a perda de dentes? O sorriso é o nosso cartão de visitas, e o abalo que uma situação deste tipo causa no aspecto emocional de muita gente é inevitável. 

Além de trazer prejuízos à estética, perder dentes afeta diretamente muitas situações na vida de uma pessoa, como alimentação e fala. Ou seja, é preciso se cuidar para evitar este transtorno. 

E, caso aconteça, o jeito é procurar um tratamento o mais rápido possível, afinal, quanto menos tempo alguém ficar sem um ou mais dentes, melhor.

Para que você entenda o quanto é valioso manter a sua saúde bucal em dia, elaboramos este post com pontos que explicam a influência da perda de dentes na autoestima. Acompanhe a seguir:

Conheça as principais causas da perda de dentes    

Apesar de ser uma realidade para muita gente, a perda de dentes pode ser evitada se alguns cuidados básicos forem adotados em sua rotina. 

A primeira dica é manter uma regularidade de, pelo menos, uma visita por ano ao seu dentista, mesmo que tudo esteja aparentemente normal. Afinal, é preciso realizar limpezas, retirada de tártaro e até de possíveis cáries.

A falta de manutenção com sua saúde bucal pode ser uma das causas na queda de dentes, aumentando inclusive os gastos quando os problemas aparecerem. Outra orientação importante é realizar a higiene dos dentes após todas as refeições, escovando os dentes corretamente e fazendo uso co fio dental.

Quem fica muito tempo sem realizar uma limpeza correta acaba abrindo espaço para inflamações, cáries, mau hálito e doenças periodontais, que acabam enfraquecendo os dentes, com grandes chances de perdas.

O consumo excessivo de álcool, cigarro, açúcar e alimentos industrializados também são fatores de risco. Além disso, existem as perdas ocasionadas por acidentes, como queda de motos, bicicleta, colisões com veículos automotores, entre outros exemplos.

Veja como a perda de dentes afeta a autoestima 

É inegável a relação entre a perda de dentes e a queda na autoestima, afinal, as pessoas geralmente valorizam muito a estética do sorriso. No entanto, existem momentos diferenciados que acabam contribuindo para influenciar negativamente no estado emocional de uma pessoa quando um ou mais dentes estão ausentes.

Veja alguns deles a seguir:

Na alimentação

Um exemplo é na hora das refeições. Quando alguém perde dentes, principalmente os molares, o momento de prazer nem sempre fica tão apetitoso. Isso porque determinados alimentos exigem uma mastigação bem apurada, como carnes, biscoitos e frutas.

As funções de cortar, rasgar, esmagar e moer os alimentos fica altamente prejudicada. Com isso, ocorre até mesmo uma interferência no processo de digestão, podendo contribuir para incidências de queimações, dores no estômago e indisposição. 

No sorriso

Sorrir faz parte da vida. Seja em uma conversa informal, em um momento de descontração no trabalho, em uma reunião familiar, ao posar para uma foto, enfim, o que não faltam são exemplos que evidenciam a importância de um belo sorriso.

Um belo sorriso, inclusive, expressa carisma, ajudando no começo de um relacionamento e até contribuindo para diferenciar candidatos em uma seleção de emprego. Afinal, trata-se de um importante traço da nossa aparência e corresponde a um verdadeiro cartão de visitas. 

Agora, quando a falta de dentes é uma realidade, o ato simples acaba se transformando em um  pesadelo. Muita gente evita sorrir por conta disso, o que causa séria influência no estado emocional.

Deixar de expressar felicidade abala a autoestima e precisa, urgentemente, de um tratamento adequado para que os dentes fiquem em seus devidos lugares.

Na fala

Além das situações negativas relacionadas à alimentação e ao sorriso, a perda de dentes influencia também na fala. A falta de determinados dentes faz com que a pronúncia das palavras fique ruim, prejudicando a comunicação.

A dicção é afetada negativamente, o que pode, inclusive, prejudicar a carreira de quem usa a fala como principal atividade, como professores e palestrantes.

Nos relacionamentos

A perda de dentes faz ainda com que muita gente se isole socialmente em razão da vergonha que o aspecto estético causa. Quanto mais dentes estiverem em falta, maiores serão os abalos na autoestima.  

Dessa maneira, novas relações podem deixar de acontecer, principalmente pelo fato de que quem está na situação pode passar a evitar a convivência para não ter constrangimentos.

Principais tratamentos para a perda de dentes

Com o avanço da tecnologia, o que não faltam são opções destinadas aos pacientes que perderam dentes. Atualmente, é possível reconstruir perfeitamente um ou mais dentes com materiais de alta qualidade.

Implantes dentários, restaurações estéticas e tratamentos protéticos são apenas alguns exemplos de uma gama de soluções existentes nos consultórios odontológicos para recuperar os seus dentes perdidos. 

Por isso, caso você esteja sofrendo nos últimos dias por conta do problema, saiba que a situação não é o fim do mundo. Além de contar com várias opções, os tratamentos podem ser parcelados, o que aumenta o acesso para pessoas de baixa renda.

Outra vantagem é que a tecnologia deixou os procedimentos quase indolores, o que é um atrativo para aqueles que morrem de medo só de pensar em ir ao dentista.

Os implantes dentários podem ser feitos até mesmo nas crianças, pois existem casos de perdas de dentes permanentes pelos pequeninos, como quando ocorre uma queda ou mesmo por uma má formação da arcada.

Portanto, não deixe que sua autoestima seja afetada negativamente em razão da perda de dentes. Faça agora mesmo um investimento para ter de volta um sorriso bonito e cativante. Essa é uma excelente maneira de melhorar a qualidade de vida, com retornos garantidos.

Viu só como a solução para tratar a perda de dentes é bem mais simples do que você poderia imaginar? Basta contar com a ajuda de profissionais qualificados e clínicas odontológicas de confiança para que o tratamento seja bem-feito e traga a sua autoestima de volta.

E você, quer saber mais sobre como é fácil reconstruir os dentes perdidos? Entre em contato conosco agora mesmo e agende a sua consulta!

 

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-