Afinal, o que é tártaro dentário e como identificá-lo?

3 minutos para ler

Acho que você já ouviu falar do tártaro, visto que é um problema de saúde bucal bastante comum. Entretanto, você sabe exatamente o que é tártaro dentário e por que ele se forma? Muitas pessoas não dão a devida atenção a esse quadro, mas saiba que, quando não tratado, ele pode dar origem a outras doenças bucais.

Quer entender melhor o assunto e aprender a identificar esse problema? Então vem com a gente, descubra como identificá-lo e como é o tratamento para manter seu sorriso bonito e saudável!

O que é tártaro dentário?

O tártaro ou cálculo dentário tem origem a partir da placa bacteriana, um biofilme que fica na superfície dos nossos dentes, mas que não podemos ver. A placa surge quando a gente não realiza a escovação bucal de forma adequada: os restos de alimento não são retirados e aí forma-se essa camada de bactérias.

Quando a higienização bucal é feita de maneira correta, é possível eliminar esse biofilme, no entanto, quando ele não é retirado, aparece o tártaro: uma camada de bactérias mais endurecida e que só pode ser eliminada no dentista.

Entretanto, será que devo me preocupar com isso? Sim! É necessário limpar esse tártaro, pois ele pode causar a gengivite, inflamação nas gengivas que pode evoluir para a periodontite, uma infecção mais séria que a afeta as estruturas de sustentação dentária. Caso não tratado, pode levar à perda do dente. Ainda, a placa e o tártaro também podem favorecer o surgimento da cárie.

Como identificar o problema?

De que forma é possível perceber que os dentes estão com tártaro? É um quadro que não causa dor, mas que você vai notar pelo aspecto do sorriso, já que os dentes ficam mais escurecidos, com traços amarelados, principalmente na linha da gengiva. Além disso, é comum a pessoa ter mau hálito por conta da presença das bactérias.

Desconfie desse problema bucal caso você não seja disciplinado com a higienização bucal, principalmente se não tem o hábito de passar o fio dental. Se você, além de não fazer a escovação correta, exagerar no consumo de pães, massas e doces também é um forte candidato a ter tártaro.

Como é o tratamento?

A boa notícia é que você pode eliminar o tártaro e voltar a ter um sorriso bonito e sem doenças. Para isso, faça o check-up odontológico: nessas consultas, além da profilaxia, aquela limpeza mais completa, o dentista pode fazer a raspagem para eliminar essa camada mais endurecida de bactérias.

Na raspagem, como o próprio nome indica, o profissional usa um instrumento para raspar o tártaro do esmalte dentário. Em casos de pacientes com muito tártaro acumulado, é preciso mais de uma sessão para sua eliminação completa.

Agora você já sabe o que é tártaro dentário e como identificá-lo. Desse modo, tenha atenção ao aspecto dos seus dentes, pois esse problema não acarreta dor, no entanto, pode ser bastante perigoso para sua saúde bucal. A dica é sempre fazer as consultas regulares ao dentista para exibir dentes saudáveis.

E aí? Gostou de acompanhar o assunto? Fique por dentro de outros posts sobre saúde bucal, assinando a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-