O que é clareamento dental e como ele é feito?

6 minutos para ler

Ter um sorriso bonito, com dentes alinhados e brancos, tem se tornado o objetivo de muitas pessoas, atualmente. Com isso, o clareamento dental tornou-se bastante requisitado nas clínicas odontológicas.

No entanto, mesmo que muitas pessoas já saibam o que é clareamento dental, é válido lembrar que esse procedimento não é uma novidade na odontologia, já que é usado há mais de cem anos.

Embora muitos recorram a esse tipo de tratamento odontológico, ainda há várias dúvidas em relação aos procedimentos necessários. Contudo, para entender melhor o que é o clareamento dental e como ele é feito, basta continuar a leitura deste post!

Entendendo o clareamento dental

Existem vários fatores que fazem com que nossos dentes fiquem amarelados. Alguns alimentos e bebidas podem, com o tempo, causar essa pigmentação indesejada. Fumar também pode causar o amarelamento.

No entanto, é importante lembrar que, mesmo que você evite esses alimentos e não fume, ainda assim está propenso a ter dentes amarelados, uma vez que, até mesmo a idade influencia nesse aspecto.

Isso ocorre porque, com o passar dos anos, o esmalte dos dentes acaba sofrendo desgastes, fazendo com que a dentina fique mais espessa, com camadas reparadoras que escurecem os dentes. Como dentes claros são mais atraentes esteticamente, isso faz com que muitas pessoas procurem alternativas para clareá-los, sendo o clareamento dental a principal delas.

O clareamento dental é uma técnica utilizada para clarear os dentes por meio de um processo químico no qual o oxigênio quebra moléculas de pigmento dos dentes dentro da estrutura dental. Essas moléculas conseguem, dessa forma, refletir mais luz e, consequentemente, o dente fica mais branco.

O momento ideal para fazer o clareamento dental

Devem realizar esse tratamento odontológico todas as pessoas que desejarem deixar o sorriso mais branco e radiante, pois não é necessário esperar que os dentes estejam muito manchados ou escuros para que se recorra a esse tipo de procedimento.

No entanto, existem algumas restrições para esse procedimento, como, por exemplo, pessoas que fizeram restaurações e endodontia ou que possuem implantes e próteses, pois o tratamento não funciona nesses casos. Além disso, em casos de pessoas que possuem hipersensibilidade dentária ou que passaram por quimioterapia ou radioterapia recentemente, o clareamento não é indicado, assim como para grávidas e menores de dezesseis anos.

Clareamento caseiro x clareamento de consultório

O clareamento caseiro é feito com uma moldeira, na qual o gel é aplicado por 4 horas, no mínimo. Algumas pessoas realizam o clareamento caseiro com produtos como a pasta de dente clareadora e bicarbonato de sódio. No entanto, esse método funciona realizando o lixamento do dente, fazendo com que haja a desmineralização da estrutura, o que não é recomendado.

Já o clareamento de consultório é realizado com um profissional e tem resultados bem mais rápidos, já que as concentrações de peróxido de hidrogênio são cerca de 35% mais altas. Concentrações acima de 40% estão restritas aos consultórios, uma vez que podem queimar as mucosas expostas à substância.

Todos os géis utilizados nessa técnica são feitos à base de peróxido de hidrogênio ou carbamida, sendo que as técnicas são diferenciadas apenas por conta da forma da aplicação e da concentração do gel.

Para intensificar os resultados, é possível, ainda, realizar os dois tratamentos simultaneamente, o caseiro e o de consultório. Neste caso, são feitas algumas sessões no consultório e depois algumas aplicações caseiras, por meio da moldeira.

Outros tipos de clareamento

Dentes com tratamento de canal são considerados desvitalizados e na grande maioria das vezes, sofrem um escurecimento ao longo do tempo que pode ser causado devido ao tipo de cimento, técnica utilizada entre outros. Nesses casos é possível  realizar o clareamento de uma forma particular, por meio da inserção de gel clareador na parte interna do dente, sendo o material trocado depois como um curativo, até a obtenção dos resultados esperados.

Para saber qual o melhor tipo de tratamento, o paciente precisará passar por uma avaliação com um dentista, que conseguirá determinar qual será o mais indicado em cada caso.

A importância de um acompanhamento profissional

Quando realizado sem supervisão de um profissional, o clareamento dental pode causar problemas. Se o gel é aplicado em demasia, por exemplo, ele pode causar queimaduras. Além disso, quando usado incorretamente, ele não trará os resultados esperados.

Dentes com cáries ou raízes expostas, quando sofrem a aplicação do gel geram a pulpite, que é uma inflamação muito dolorosa da polpa dentária — a parte interna que contém os vasos sanguíneos e também os nervos. Quando isso acontece, é necessário realizar a endodontia, mais conhecida como tratamento de canal.

Outro problema resultante da aplicação do clareamento dental sem acompanhamento profissional é o uso excessivo, que pode causar a reabsorção e também o enfraquecimento do dente. Sendo assim, mesmo que vá realizar o clareamento dental caseiro, é importante que a pessoa seja acompanhada por um dentista, que orientará e supervisionará todo o processo.

Cuidados essenciais no tratamento

Após realizar o clareamento dental, é importante usar uma pasta de dente específica para dentes sensíveis, além de um enxaguante bucal com flúor, que pode auxiliar no combate a sensibilidade. Evitar o cigarro e também alimentos ácidos ou que mancham os dentes é essencial.

Para evitar que os dentes voltem a ficar amarelados, a higiene bucal é vital. Escovar os dentes ao se alimentar e usar o fio dental, ao menos uma vez ao dia, pode remover o acúmulo da placa bacteriana. Além dessas regras básicas, também é importante, após consumir comidas e bebidas ácidas, aguardar, ao menos, meia hora para escovar os dentes.

Alimentos como cenouras, aipos, maçãs, peras e pepinos podem ajudar a manter os dentes limpos e eliminar bactérias. Também é recomendado utilizar um canudo para tomar bebidas que possam manchar os dentes, como café, vinho e chá.

Os resultados do clareamento dental

Como cada paciente responde de forma diferente ao procedimento, não há como afirmar com precisão qual será o resultado. Normalmente, os efeitos costumam durar até três anos, embora 43% das pessoas tratadas consiga manter os resultados do tratamento após cinco anos. Isso porque até mesmo os hábitos de higiene bucal e a alimentação influenciarão na durabilidade dos efeitos do clareamento dental.

Seguindo os procedimentos do tratamento à risca e ficando atento às ações que podem prejudicar a aparência dos seus dentes, você vai conseguir manter um sorriso claro e bonito!

Agora que você já sabe o que é clareamento dental, mantenha-se curioso e confira, também, o nosso artigo “Tudo o que você precisa saber sobre o siso”!

 

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-