O que é bom para tirar tártaro dos dentes? Listamos 5 dicas

3 minutos para ler

Responsáveis pela mastigação e considerados um fator de estética, os dentes são importantes para prover a saúde em geral. Contudo, requerem um cuidado especial quanto a sua higiene, para impedir o surgimento de doenças.

Afinal, com a falta de higiene, começa o acúmulo de restos de alimentos e de bactérias que se solidificam, formando doenças como o tártaro, que deixa seus dentes com uma aparência amarelada. Então, surge a dúvida: o que é bom para tirar tártaro dos dentes?

O recomendado é fazer o tratamento com o acompanhamento de um dentista, mas, na correria do dia a dia, alguns métodos popularizados fazem com que algumas pessoas optem por soluções caseiras.

Pensando nisso, preparamos este artigo, com 5 dicas para tirar o tártaro em casa. Boa leitura!

1. Invista no bicarbonato de sódio

Esse é o método caseiro mais conhecido. O bicarbonato de sódio é utilizado com a pasta de dente. Feita a mistura, é preciso realizar uma escovação por 2 minutos. A ação do bicarbonato impede que a placa bacteriana se solidifique.

2. Use óleo de coco

Esse óleo vegetal, conhecido por ter várias propriedades benéficas, também é usado para o tratamento do tártaro, por ter ação antibactericida. Para o processo, é necessário separar uma colher de sopa de óleo de coco e mais uma de água. Posteriormente, faça um bochecho por 5 a 10 minutos, uma a duas vezes por dia.

3. Utilize morangos

Quanto pensamos no que é bom para tirar tártaro dos dentes, provavelmente o morango não é a primeira opção a ser cogitada. Mas, por contar com ácidos naturais, que dificultam a proliferação das bactérias, ele é bem interessante para essa função. Para utilizá-lo, basta cortar e amassar 2 morangos, formando uma espécie de purê. Após, esfregue essa mistura sobre os dentes por 7 segundos e faça o enxague normalmente.

 4. Faça um creme dental caseiro

Essa mistura necessita de ½ xícara de óleo de coco, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 20 gotas de óleo essencial de hortelã. Esse creme dental pode ser utilizado como alternativa à pasta de dente.

5. Utilize a casca de laranja

Para esse método, só é preciso ter uma casca fresca de laranja. Esfregue a parte branca nos dentes por cerca de 3 minutos, todas as noites. A casca da laranja é rica em vitamina C, o que diminui o surgimento de bactérias.

Por fim, destacamos que o melhor jeito de evitar o surgimento do tártaro é fazer a higiene bucal básica, ou seja, escovar os dentes, no mínimo, 3 vezes ao dia e fazer uso de fio dental diariamente. Além disso, apesar das dicas apresentadas, caso o tártaro surja, o ideal é fazer o tratamento com um dentista. Ele é o profissional mais indicado para isso, pois consegue realizar toda a remoção da placa bacteriana dos dentes por meio das técnicas de profilaxia. É importante destacar que os métodos caseiros não trarão esse mesmo resultado.

Então, entendeu o que é bom para tirar tártaro dos dentes? Você conhece outro método que não tenha sido citado aqui? Deixe seu comentário e compartilhe a sua opinião.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-