O que é a Toxina Botulínica e quais suas aplicações?

6 minutos para ler

Há uma coisa nas nossas vidas que é impossível de controlar: o tempo. A ação dele é visível especialmente no nosso rosto. Com o passar dos anos, a produção de colágeno pelo nosso organismo cai e as linhas de expressão não tardam a aparecer. Mas existem diversas formas de driblar esses acontecimentos e uma delas é com a aplicação da Toxina Botulínica.

Veja agora tudo sobre essa substância e como ela pode ajudá-lo a ter uma pele mais jovem e bonita por mais tempo!

O que é a Toxina Botulínica?

Também conhecida por botox, a Toxina Botulínica é fabricada a partir de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Para esclarecer melhor, essa é a mesma bactéria causadora do botulismo, porém, para aplicação estética, a toxina é purificada e as taxas utilizadas da substância são bem menores que as encontradas na doença.

Portanto, é um procedimento completamente seguro. A Toxina Botulínica promove  o relaxamento muscular da região na qual é aplicada e, assim, não há contração. Consequentemente, as linhas de expressão que ali existiam param de aparecer, pelo menos, por algum tempo.

Para quais casos é indicada?

A principal indicação da toxina é estética, ou seja, tem como principal finalidade suavizar as linhas de expressão que se formam no nosso rosto com o passar do tempo. Há diversas partes que podem ser tratadas com esse procedimento:

  • espaço entre as sobrancelhas, também conhecido como glabela;

  • as linhas que se formam próximas aos olhos, chamadas popularmente de pés de galinha;

  • sulcos ao redor dos lábios, mais conhecido como bigode chinês;

  • linhas de expressão na testa.

Além da indicação estética, é possível usar também os benefícios da Toxina Botulínica para o tratamento da Hiperidrose (uma condição que provoca suor excessivo e também causa constrangimento), espasmos em um lado do rosto, estrabismo, enxaquecas, rigidez muscular (também conhecida como espasticidade disfuncional) e também o blefaroespasmo (condição na qual há uma contração involuntária das pálpebras).

Há também uma outra indicação que pouca gente conhece. Em 2011, o uso dessa substância foi regulamentado para ser utilizado em tratamentos no consultório do dentista. Ela pode ser aplicada para tratar problemas no nervo facial, distonia (contrações musculares involuntárias), bruxismo, sialorreia (produção excessiva de saliva) e sorriso gengival.

De que forma age a Toxina Botulínica?

As linhas de expressão aparecem pelos mais diversos motivos: exposição excessiva ao sol sem a devida proteção, queda na produção de colágeno (uma proteína que oferece maior firmeza à pele), má alimentação, idade e outros hábitos de vida inadequados. Outro fator é a contração dos músculos da face, e deste, ninguém está livre.

A toxina age justamente na contração dos músculos da face. São mais de 40, e o movimento natural do sorriso, ou mesmo quando estamos preocupados, provoca as marcas de expressão com o passar dos anos. Ela impede que ocorra uma transmissão de informação dos nervos da região para o cérebro e, assim, evita total ou parcialmente a contração muscular.

Mas o nosso corpo é uma máquina muito inteligente e ele entende que a função muscular é a contração. Portanto, com o passar do tempo, ele cria novas vias de transmissão nervosa para que a musculatura da região volte ao normal. É por isso que a Toxina Botulínica precisa ser injetada de tempos em tempos para manter o resultado.

Como funciona a aplicação?

Não há uma idade específica para poder aplicar a Toxina Botulínica, tudo vai depender da avaliação médica e também do bom senso de cada profissional. Em alguns momentos, pode ser necessário encaminhar o paciente para a terapia.

A toxina vem na forma de um pó, dentro de frascos e, no consultório, ele é diluído no soro fisiológico. Para aplicação, é utilizada uma agulha com um diâmetro bem pequeno e o profissional deve aplicá-lo com uma distância de 1,5 cm de um ponto ao outro. A aplicação pode causar algum tipo de incômodo, mas sempre há a opção de utilizar um anestésico tópico.

Na hora de aplicar, os profissionais sempre seguem a regra de ministrar a menor dose possível para conseguir os efeitos desejados. Não há uma dose fixa, a quantidade dependerá da indicação, da área tratada e de outros fatores.

Quais os resultados esperados?

O tratamento é feito em poucos minutos, e já é possível começar a ver os resultados dentro das primeiras 48 horas. Até a segunda semana, pode-se visualizar uma estabilização, vendo o resultado de forma completa. Outra vantagem é o fato de que não é preciso aguardar um tempo para recuperação e o paciente pode voltar às suas atividades normais de imediato.

A duração desses efeitos depende de cada pessoa, mas a média geral é de 4 a 6 meses, mas há casos em que chega a 8 meses.

Para que ocorra uma nova aplicação é necessário aguardar, pelo menos, 3 meses após a primeira aplicação na mesma região. A Toxina Botulínica é um medicamento biológico e, portanto, pode afetar o sistema muscular e nervoso se for aplicada de forma muito frequente. Outro motivo é o fato do organismo criar resistência ao produto, assim, ele perde o efeito.

Quais as contraindicações?

Para alguns grupos a aplicação deve ser evitada, como no caso das gestantes e lactantes. Pessoas que são portadoras de doenças neurológicas, coagulopatias ou imunológicas não podem se submeter ao tratamento. É necessário fazer um teste para analisar se o paciente apresenta algum tipo de alergia ao produto, mas esses casos são mais raros.

Há riscos?

Qualquer procedimento, apesar de minimamente invasivo, pode apresentar riscos. Mas eles são diminuídos à medida que, por exemplo, você escolhe um bom profissional, que tenha experiência e seja especializado no assunto. Em regra, o tratamento com a injeção de Toxina Botulínica pode ser considerado seguro.

Quanto à perda de expressão facial, esse é um risco, mas essa situação costuma ocorrer quando o profissional não sabe dosar a quantidade mais adequada para a região. Respeitando a dosagem e a frequência, não há com o que se preocupar.

Ficar mais jovem, melhorar a sua autoestima e tratar de algumas condições patológicas que incomodam pode ser algo simples e rápido com a aplicação da Toxina Botulínica. Procure pelos melhores profissionais, tire suas dúvidas com eles, faça uma avaliação e entenda sobre o assunto. Assim, as chances de um excelente resultado aumentam.

Quer conhecer outras formas de ficar mais jovem e cuidar melhor da sua aparência? Então assine a nossa newsletter!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-