O dente do implante está mole, o que fazer?

6 minutos para ler

 

implante é um verdadeiro sonho de consumo para quem perdeu um dente. Nada mais natural, já que ele substitui aquele que foi completamente prejudicado por diversas causas.

Para quem não sabe, trata-se de uma prótese fixa com a qual você pode comer de tudo, sem restrições. Esse é um grande diferencial quando comparado com outras opções disponíveis. Ainda assim, nem tudo é festa! Caso os cuidados no pós-operatório não forem satisfatórios, o paciente pode apresentar um implante dentário mole.

Se você quer entender um pouco melhor por que isso acontece e, de quebra, esclarecer essas e outras dúvidas sobre o assunto, então, está no lugar certo. Continue por aqui para saber como resolver esse problema!

Existe a possibilidade de acontecer a rejeição do implante?

Essa é uma dúvida bastante comum, mas a resposta é simples e curta: não. Para começar, o dente implantado é preso por meio de um parafuso feito de titânio, material usado nos mais diversos procedimentos cirúrgicos. Ele não sofre corrosão e nunca apresentou nenhum tipo de rejeição por parte do corpo humano.

A rejeição acontece quando nosso corpo identifica o item como um agente invasor — assim como em um transplante ou outros procedimentos. Nesses casos, as células de defesa começam a se preparar para atacar esse “novo ser” e destruí-lo. Como adiantamos, essa reação não acontece quando colocamos o implante

Ainda assim, vale lembrar que algumas situações podem, sim, trazer dificuldades nesse processo, mas você entenderá tudo nos tópicos abaixo:

O que pode causar prejuízos ao implante?

Existem diversos fatores que podem fazer com que o implante se desestabilize e fique comprometido. Por exemplo:

  • fixação incorreta no momento da instalação;

  • infecção no local;

  • sobrecarga sobre o local do implante;

  • baixa qualidade do implante e dos materiais utilizados para realizar o procedimento;

  • técnica cirúrgica feita de forma incorreta;

  • higiene inadequada da região no momento de realizar o implante.

Por que o implante pode ficar mole?

Antes de mais nada, para entender como isso acontece de forma completa, precisamos diferenciar o dente provisório do definitivo (sendo que esses dois são explorados dentro do processo de implante).

Quando o dentista realiza o implante e coloca o parafuso, a prótese que é posicionada no lugar do dente é provisória, por isso, acaba se movimentando mais do que o normal.

No caso do implante, quando ele é feito com a prótese definitiva, o esperado é que o paciente não perceba nenhuma instabilidade no dente. Sendo assim, alinhe esses pontos com o seu dentista e esteja ciente de como o processo vai acontecer.

Explicaremos, agora, os 3 principais motivos para que um implante fique mole:

O parafuso da prótese fica frouxo

O parafuso que é colocado na prótese fica, na verdade, dentro de outro parafuso. A sua função é fazer a ligação entre a coroa e o implante.

Quando ele recebe uma carga maior do que pode suportar — seja durante a mastigação ou por falta do aperto adequado —, é normal sentir o implante dentário mole.

O parafuso protético quebra

Se o parafuso não for de qualidade e não estiver bem encaixado, ele pode quebrar dentro da sua boca. Isso pode causar muitos problemas, portanto, o recomendado é ir ao dentista imediatamente.

O implante ficou com mobilidade

O parafuso não consegue se integrar ao osso, o que é ruim para o paciente e para o dentista. Esse processo é conhecido como dificuldade na osseointegração. Ele pode ser identificado dias após o implante ou levar algum tempo, por isso, é muito importante monitorá-lo com calma.

As causas, aqui, são várias, como perfuração intensa do osso para colocação do parafuso ou mesmo uma sobrecarga após o procedimento com a ingestão de alimentos muito consistentes.

O que pode impedir a osseointegração do implante?

Já adiantamos para você que, entre os principais motivos para um implante dentário mole, está a dificuldade na osseointegração. Para obter uma noção ainda mais completa do assunto, entenda que existem alguns fatores que podem interferir de forma direta nessa situação. Veja alguns deles:

Bruxismo

As pessoas que têm bruxismo adotam o hábito de apertar e ranger os dentes. Esse ponto provoca uma sobrecarga sobre o implante — o que dificulta (e até impede) a osseointegração.

Cigarro

O hábito de fumar atrapalha a formação do osso que fica em volta do implante. Isso acontece porque o cigarro prejudica a irrigação sanguínea, torna a cicatrização mais difícil e aumenta o risco de infecção após a cirurgia. Convenhamos: esse pode ser um grande complicador, não é mesmo? 

Falha na higienização

Quando a higienização não é completa, a pessoa acaba tendo uma chance maior de acumular bactérias. Esse ponto favorece as doenças periodontais que atacam gengiva e ossos. Como você deve imaginar, trata-se uma forma de causar perda óssea e atingir o implante integrado.

Quais sinais observar após um implante dentário?

Depois de realizar um implante dentário, é importante saber que existem algumas práticas que podem ser observadas nesse processo. Veja:

Analise se existe dor

O ideal é que o paciente não sinta nenhum tipo de dor ou desconforto. Quando o incômodo acontece, pode ser o caso de um implante dentário mole ou com algum outro problema. Esteja atento a esse sinal!

Repare se o implante dentário está mole

A possibilidade de movimentar o dente implantado é outro sinal de que o procedimento pode não ter sido tão bem-sucedido assim. Fique atento a esse detalhe e procure um especialista caso perceba que o implante está mole. 

Observe alguns sinais

A presença de formigamento ou dormência nos lábios pode ser outra sinalização de que o procedimento não foi bem feito. As secreções também são indícios que merecem ser observados.

Para não ter que lidar com essas situações, a melhor alternativa é procurar por um profissional de qualidade e conceituado para a colocação de prótese dentária.

Além disso, se você tiver que lidar com um implante dentário mole, tenha em mente que a primeira coisa a fazer é retornar imediatamente ao dentista que realizou o procedimento. Explique para ele todos os sinais e sintomas que apareceram e quando isso começou a acontecer.

Se você está a procura de um profissional especializado para realizar o implante, entre em contato com a Qualimplan e conte com o nosso suporte para deixar seus dentes bonitos e saudáveis!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

131 comentários em “O dente do implante está mole, o que fazer?

  1. Olá boa tarde,meu nome é Vera ,ah 8 Anos coloquei um implante o mesmo ficou mole mais não solta , voltei no dentista eles não conseguem remover dente…

    1. Olá Vera tudo bem? O ideal é que você procure um especialista e leve um exame radiográfico de panorâmica o quanto antes. O parafuso afrouxar é normal, mas se demoramos a dar novo aperto, este pode fraturar o que pode dificultar a remoção. Existem dois tipos de próteses sobre implante, as parafusadas e as cimentadas. Então é preciso avaliar seu caso para podermos dar a melhor solução. Nesta semana nosso horário de funcionamento é de terça a sexta das 8 as 20 horas e no sábado das 8 as 18hrs, podemos agendar sua visita?

      1. Boa noite!!!
        Fiz um implante a 2 meses, e percebi q o implante, o pino / parafuso não està muito firme, ao colocar a ponta do dedo nele, sem forçar, parece q está um pouco mole… sem dor ou infecção.
        É normal?

        1. Boa tarde Izal, tudo bem?

          O ideal é que você procure o quanto antes seu cirurgião e que principalmente não toque no implante. Existem diversas marcas de implante e cada uma tem um tempo específico para osseointegração, que é o tempo que o implante leva para se aderir ao osso. Caso o tempo seja de por exemplo 6 meses e você tocar no implante, pode levar a uma contaminação ou até ao impedimento da osseointegração.

    2. Boa tarde. Coloquei três pinos para fazer o implante de dentes superiores. Com 20 dias estes pinos caíram. É normal?

      1. Olá Conceição. Não, não é normal que os implantes caiam. O que precisa ser avaliado é se realmente o que caiu foram os implantes ou se foram as tampas, conhecidas como cover. Caso sejam somente as tampas não há problema agora se o problema foi realmente com os implantes é importante realizar novos exames de imagem para se refazer as cirurgias.

  2. Boa noite, sou Sandra, fiz o implante com enxerto, e sinto o dente solto, para resolver esse problema é necessário retirar o dente?
    Tem alguma solução sem ter que trocar o dente?
    E não tenho mais o contato do profissional que pois mudei de estado, outro profissional pode resolver?

    1. Bom dia!

      Existem varias possibilidades de diagnóstico sobre o que você relatou. Pode ser que a coroa só precise de um reaperto do parafuso interno da prótese, mas chamado de torque. Se o caso for este você preserva sua coroa. Ou poderia ser algum problema com o implante. O recomendado é que você procure um especialista em implante para te dar o melhor diagnóstico para esse caso. A Qualimplan conta com 19 cirurgiões dentistas e dentre eles 4 implantodontistas para poder te ajudar. Nosso horário de funcionamento é de Segunda a sexta das 8 as 20 horas e aos Sábados das 8 as 18 horas.

  3. Olá boa noite Qualimplan!

    Foi instalado na minha boca,um implante dentário na parte de cima e frente,isso tem aproximadamente quase 3 anos,nisso há mais ou menos 5 pra 6 meses tenho observado que quando o dente de baixo encosta minimamente nesse implante e ele mexe aproximadamente 1,5 mm,queria saber se isso é normal,e se cabe a mim procurar o cirurgião que fez o implante para o aperto. Grande abraço e obrigado por nos fornecer informações.

    1. Bom dia Deidison!

      Exatamente! O ideal é que você procure seu especialista o quanto antes para que ele possa avaliar se é somente dar o torque, aperto do parafuso. Sempre orientamos que procure o quanto antes para que não aconteça, por exemplo, inflamação gengival na região, pois como a coroa fica com leve movimentação esse espaço pode acumular alimentos e assim inflamar a gengiva, entre outros problemas. Ficamos muito felizes que tem gostado das informações que postamos, a intenção é justamente poder orientar da melhor forma possível.

  4. Olá , fiz dois implantes na parte inferior da boca a mais ou menos 1 ano , um ficou firme desde o dia do implante , o outro ficou mole e me lembro que o cirurgião até fez colocação de pó de osso na cirurgia e fixou este dente no outro com massa , mas de maneira provisória .Quando retornei algum tempo depois tipo 1 mês , o cirurgião não atendia mais naquela clínica e não deixou endereço , mesmo assim o encontrei na internet e ele me falou que estava atendendo no Tatuapé que iria me marcar uma consulta lá , mas só desconversou e nunca marcou esta consulta , o pior é que outros dentistas não querem mexer no dente e não fazem nem limpeza , dizem que tenho que retornar no dentista que fez o implante , mas perdi a confiança totalmente neste senhor . O QUE FAZER ?

    Atenciosamente Gilson

    1. Boa Tarde Gilson,
      Deixe-me ver se entendi o implante que estava com mobilidade foi fixado no dente ou no implante ao lado? Existem diversas formas de retenção provisória, mas no seu caso como já tem algum tempo que realizou o implante, agora buscamos uma solução definitiva para que você possa ter conforto para se alimentar e sorrir.
      O ideal é que você procure por um especialista para que possamos fazer uma radiografia e entender melhor seu caso e assim poder ajuda-lo, em algumas situações só com o relato do caso sem um exame clínico fica difícil de precisar o que esta te acometendo. Estamos a disposição e nosso horário de funcionamento é de segunda a sextas das 8 as 20 horas e aos sábados das 8 as 18 horas. Nossos avaliadores são implantodontistas e também temos aqui mesmo na clinica a possibilidade de realizar uma radiografia panorâmica então no mesmo dia que vier terá seu diagnóstico.

      Atenciosamente
      Dra Talitha

  5. tenho um enplante na parte da frente tem ums dois anos e depois de uma queda bati com inplante no chão e depois ficou mole queria saber que fazer existe a posibildade de ele voltar ao normal sozinho

    1. O indicado é que você não aguarde a resolução da mobilidade sem antes procurar um profissional. O melhor é consultar um especialista em implantodontia e realizar uma radiografia para avaliar o caso.

      Atenciosamente
      Dra Talitha

    1. Sim é comum, mas não quer dizer que se pode deixar dessa maneira. Nesses casos, ao perceber o inicio da mobilidade deve-se procurar um especialista em prótese ou Implantodontista para se realizar o torque, que seria o aperto desse parafuso. Deixar a prótese com mobilidade pode causar problemas de inflamação gengival, problemas com o parafuso ou até ósseos.

      Atenciosamente
      Dra Talitha

  6. Olá, coloquei implante com enxerto osseo na parte superior/frente em Setembro de 2018, um mes após tiveram que empurrar o implante, pois parecia cedendo. Novembro ok, Dezembro ok e agora (janeiro) voltei com uma radiografia que constava tudo otimo, mas ao retirar o parafuso, tipo um teste, o implante saiu junto, infelizmente ainda está solto, porem o osso está ok.

    O dentista que retirar o implante e colocar um maior para preencher o espaço que tem e se não der certo vai deixar sem nada até que meu osso reintegre naturalmente,
    Acha o procedimento correto?
    O que aconteceu é normal? Depois de 4 meses ainda estar solto?
    Pode ser erro ao perfurar o osso?

    Se puder, aguardo seu retorno.

    Grata

    1. Ola Fatima, procedimentos de enxerto são realmente processos longos de cicatrização. Sim existe uma porcentagem de implantes que podem ser perdidos e dificilmente ocorrem por erro de perfuração. Normalmente enxertos são mais delicados e por este motivo nem sempre fixam o implante na primeira cirurgia. O implantodontista irá diagnosticar o melhor a se fazer, se aguardar para colocar o implante ou colocar já imediato a remoção do implante perdido.

  7. Bom dia
    a 2 anos coloquei um implante dentario no valor de 10.000,00 e o mesmo amoleceu, na panoramica deu perda óssea.
    Vai ter que refazer o Implante, a minha pergunta é:
    Quem paga pelo novo implante ??
    A culpa é minha ou do dentista? prejuizo grande .

    1. Olá Sarah. A perda óssea é um processo que pode se dar por diversos fatores, entre eles a periimplantite, que é o acumulo de tártaro nos implantes. Não podemos dizer que é comum no período de 2 anos , mas pode acontecer. Não posso dizer a você quem deve pagar pelos implantes, pois não sei como foi feito seu contrato e qual o acordo que tiveram quanto a cirurgia, mas o que posso dizer é que se os implantes ficaram fixos por 2 anos, dificilmente o erro foi técnico provavelmente o fato se deu por periimplantite ou até por causas na mastigação, contatos prematuros. O melhor é você consultar o seu implantodontista para saber as causas e assim evitar que aconteça novamente.

  8. Fiz um implate a 1 mês.. ele visivelmente não mexe porém sinto ele mexer bem pouco lá dentro.. isso é normal ou tenho q procurar o dentista?

    1. Olá Raphael, primeiro passo é não tocar no implante, nem com a escova nem mexendo. O processo de osseointegração é delicado e acontece lentamente. Caso esteja sentindo a movimentação sem tocar, ai sim te aconselho a procurar seu implantodontista.

  9. É normal a coroa do implante cair constantemente? Vou pelo menos 4x ao ano recolocar. Tô cansada de ir ao dentista colar. Resolvi pelo implante porque achei que era fixo definitivamente. Será que tem relação com bruxismo? o que posso fazer? Obrigada!!

    1. Olá Valdirene, não é normal que a coroa do implante saia facilmente. Existem 2 tipos de coroas sobre implante, as parafusadas e as cimentadas, para cada uma delas existe uma técnica diferente para fixação da coroa ao implante. Agora se você tem bruxismo sim isso pode ser um fator que está contribuindo para isso ocorrer. O ideal a se fazer é controlar o bruxismo, através do uso de placas como também do ajuste oclusal, ou seja, não permitir que a coroa esteja com contato prematuro durante sua mastigação. Para isso procure um especialista em prótese dentária que poderá diagnosticar e buscar a melhor solução.

  10. Olá ,fiz o implante de dois dentes da frente,correu tdo bém ,passado 6 meses retornei pra colocar o provisório ,problema q o dente está mole ,isso é normal ? Qto tempo tenho q ficar com esse provisório , ?

    1. Ola, agradecemos sua pergunta!
      Bom cada profissional trabalha com uma conduta de atendimento e cada sistema de implante requer um tempo diferente de espera para a fixação do implante ao osso, o que chamamos de osseointegração. Mas convencionalmente o período para aguardar é de 6 meses para a região superior e 5 meses para região inferior. Após esse período o implante já estaria apto para instalação da coroa definitiva. Pode ser que no seu caso o seu especialista esteja realizando outra técnica, por exemplo, condicionamento gengival entre outros e por este motivo o melhor a se fazer é tirar a duvida diretamente com seu implantodontista. Quanto ao provisório estar “mole”, não é habitual que aconteça o ideal é que você o procure para maior fixação da coroa.

  11. Boa noite, tenho algumas dúvidas.
    É normal sentir dor com o dente provisório?
    É normal o dente provisório estar com sensação de mole? É normal sentir dor ao comer algo forçando o dente provisório? Outra dúvida o dente provisório ficou com o parafuso um pouco incômodo ao passar a língua quando colocar o fixo vou ter mais resistência? E quando colocar o fixo o parafuso ficará na parte interna? Ou externa do dente?
    Outra coisa no meu caso foi preciso colocar osso pq eu nao tinha porém o dente provisório estar alto e a gengiva ficou muito alta nesse caso o recomendado seria um encherto gengival? Meu dente provisório estar alto quando colocar o fixo será q ae alinhará mais?? Desde já agradeço!

    1. Ola Joelma, primeiramente agradecemos sua pergunta.
      Não é comum sentir dor ao mastigar com a coroa provisória e também não é comum sentir incomodo ao passar a língua. O que é importante salientar é que enquanto não estiver com a coroa definitiva, ou seja, estiver aguardando o período de fixação do implante ao osso que é chamado de osseointegração, não se deve fazer força na mastigação da região operada, assim como também não se recomenda tentar balançar ou fazer nenhuma força além da escovação. Isso porque para a completa osseointegração é importante que o tecido que envolve o implante esteja em repouso para completa cicatrização, isso engloba osso e gengiva pei-implantar. Então se mesmo em repouso, sem forçar o provisório você sente dor ou algum incomodo é importante procurar seu implantodontista. Quanto a coroa definitiva, esta fica bem fixa e é retida ao implante por meio de torque que é o aperto do parafuso da coroa e sim o parafuso fica na parte interna e nada aparente a coroa tende a ficar bem bonita e reproduz a estética dos dentes naturais. Quanto a altura da sua gengiva existem várias possibilidades então tentarei resumir para que você entenda. Podemos fazer uma analogia e pensar na gengiva como “tapete de osso”, ou seja, onde há osso existe gengiva recobrindo, mas quando se tem perda óssea a gengiva acompanha e recua e apresenta essa característica assim “alta”. Em alguns casos se recomenda o enxerto gengival e em outras se faz uma coroa mais longa para compensar a ausência e se pode também lançar mão do uso de gengiva artificial. É um caso bem específico e o mais recomendado é que você procure seu implantodontista para avaliar a condição gengival e te mostrar as possibilidades.

  12. Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida com vcs.
    Fiz um implante no dente da frente, faz uns 3 anos, porém, no mesmo dia que o dentista colocou o definitivo ele caiu. O dentista só atendia na minha cidade uma vez por mês, para não ficar sem dente outro dentista colou, mas depois disso o mesmo dentista que fez o procedimento não voltou mais atender na minha cidade. Fiquei com esse prejuízo, ainda não procurei outro dentista pq estou sem condições financeira de arcar com outro tratamento. O chato é que ele cai todo m~es e tenho que colar. Dessa forma vou ter que refazer tudo de novo ou só mesmo mudar a coroa?

    1. Bom dia
      Para responder sua pergunta vou precisar te dar várias alternativas, isso porque não consigo fechar um diagnóstico somente pelo seu relato o ideal seria uma avaliação e um exame radiográfico para entender um pouco melhor. Vamos lá a coroa sobre implante pode ser de 2 tipos, parafusada ou cimentada. Em ambos os casos não é comum que solte tantas vezes. O problema normalmente esta na coroa e não no implante, então bem provavelmente se seu implante estiver bem posicionado em avaliação radiográfica o indicado é fazer nova coroa. Em alguns casos, poucos pode existir algo danificado na rosca interna do implante. Nesses casos a solução é um pouco mais complexa e demanda usinagem de novo componente. O mais indicado é que você procure um especialista em implantodontia para solucionar enfim o caso desta coroa sobre implante.

  13. oi meu nome é Cida Oliveira boa tarde tudo bem fiz um implante ha 6 anos e agora essa semana um dos meu implante se soltou tem como Recuperar meu implante

    1. Olá Cida, obrigada por sua pergunta. Se o que se soltou foi a coroa do dente que fica sobre o implante, sim é possível recuperar. Normalmente as coroas sobre implante se prendem por duas formas, ou parafusadas ou cimentadas e qualquer um desses sistemas permite a recolocação da peça.
      Agora se o que se soltou foi seu implante, o parafuso de titânio que fica parafusado no osso, esse deverá ser refeito, ou seja nova cirurgia.

  14. Olá tenho uma dúvida. Em média de 04 meses fiz um implante e aguardei 30 dias pra colocar o dente, segundo a dentista já o dente de porcelana. Nesses 04 meses já fui umas 06 com ela pra apertar pois o dente fica dançando na minha boca, pergunta…o problema pode ser no dente ou no parafuso? Pois percebo o dente encaixado mas ao tocar vejo meio que o parafuso fica balançando. Pode me ajudar?

    1. Olá Marília
      Agradecemos o seu contato. Realmente o problema pode estar na coroa ou no implante. Através do seu relato o mais provável é que seja na coroa, mas especificamente no componente que é o elo de ligação entre coroa e implante. O ideal é que você converse com seu dentista e através de radiografia tentar averiguar a adaptação do componente. Podem ser vários fatores como torque, adaptação, interferência de contato oclusal, ponto de contato, entre outros por isso é importante a avaliação clínica e radiográfica

  15. Bom dia.
    Coloquei o parafuso de implante a uma mês, tive muita dores durante procedimento, e após. Tomei vários remedios fortes e retornei ao dentista várias vezes. Também fui na emergência clínica por 2x devido as dores. Depois de 10 dias tomando tilex, dipirona e amoxilina de 850 e profenid passaram as dores. Mais pra minha supresa, meu parafuso do implante caiu há dois dias, estou desesperado. Durante esses 5 dias tive muitas dores de cabeça e na nuca, muito fortes, fui parar na emergência duas vezes, fiz tomografia e não deu nada. Acho que pode ter correlação com a soltura desse implante, o que você acha?
    Desde já, agradeço pelo seu carinho e dedicação em ajudar a gente, mesmo não sendo seu cliente, ainda né, rs. Obrigado querida.

    1. Olá Dagval
      Primeiramente agradeço seu contato e lamento em saber que sentiu tantas dores. A saúde não é uma ciência exata e por este motivo muitas vezes não conseguimos prever os acontecimentos, mas a partir deles podemos dar um prognóstico melhor para a continuidade. Através do seu relato vou tentar responder suas questões, lembrando que uma avaliação clinica e de exames é fundamental para conclusão do diagnostico. Muito provavelmente você sofreu uma rejeição do implante, não é um fato comum que acontece a todo tempo mas é possível que ocorra. Em casos mesmo fazendo exames laboratoriais prévios para constatar um estado de saúde geral adequado, tomando a medicação profilática e usando um ambiente estéril como também os instrumentos fatos de rejeição podem acontecer. O que provavelmente se deu foi uma reação inflamatória do organismo com o intuito de expelir o implante, pois de alguma maneira o organismo entendeu o implante como um corpo estranho. O melhor a se fazer é aguardar sua recuperação e também do seu tecido ósseo e proceder novamente com as etapas de exames laboratoriais como hemograma, glicemia, cálcio, creatinina, coagulação entre outros para se assegurar de sua saúde geral. Após realizar novos exames de imagem para avaliar a situação óssea. Lembrando que é fundamental que a área do implante não fique comprimida, por exemplo, por próteses mal adaptada. Espero ter te ajudado, como disse não acontece com todos, mas existe um percentual de implantes que rejeitam.

  16. Boa noite !!! Fiz um implante e depois de um ano . tive que voltar ao dentista porque o parafuso afrouxou. Foi apertado, dado o torque e em uma semana, folgou de novo. Voltei e foi dado um novo reaperto. Duas semanas se passaram e folgou novamente. Voltei , trocou o parafuso e novo aperto. Recomendou que eu nao mastigasse do lado do dente implantado.
    Agora , passado 20 dias, sinto o implante se mexer, ou seja, provavelmente folgado mais uma vez. nao existe nenhuma maneira de fixar melhor esse parafuso ? Uma cola, uma arruelinha de pressão ? O implante so vai servir de estética , ja que a mastigação do lado dele está sendo limitada.
    O que pode ser feito ? o que ha de novidade para esse problema que deve ser muito comum ? Grato

    1. Ola Yan
      Obrigada pelo seu contato. A realização de torque devido ao afrouxamento do parafuso é comum depois de algum tempo, mas após o torque a coroa deve manter-se estável. O que pode estar acontecendo é algum problema de desadaptação da coroa, sendo o parafuso ou mesmo o hexágono que constitui a parte interna da coroa. Existem alguns sistemas de implantes diferentes sendo eles hexágono externo, interno ou cone morse e dentro dessas áreas existem diversas marcas. Para o caso de coroas unitárias o hexágono externo seria o mais provável de ocorrer o afrouxamento não sendo muito indicado para esses casos. Mas quanto a cimentar, só é possível se o sistema utilizado for de cimentação caso não seja só será possível parafusar. Esse fato é fácil de você entender, se sua coroa tiver um orifício no centro que é fechado com resina, sua coroa é parafusada, já se sua coroa não tiver entrada externa para parafuso ela é cimentada. O ideal é radiografar e observar como esta a adaptação, existem casos que até as roscas internas do implante podem espanar, por isso converse com seu especialista para chegarem a uma conclusão

  17. Fiz implantes dentários na arcada superior nos dois lados, agora depois de 02 anos
    os implantes do lado direito amoleceram e depois de 01 mês caíram. É comum acontecer?
    Terei que refazer todo procedimento? ou já que tenho a prótese e sinto o parafuso na
    minha gengiva é somente colocar e apertar novamente?
    Não tive nenhum tipo de rejeição, nem dor, absolutamente nada, quando a implantação
    somente isso aconteceu agora e me preocupa que aconteça com o lado esquerdo.

    Obrigado!
    Flávio

    1. Ola Flavio
      Através de sua descrição o que me aparenta ter ocorrido é afrouxamento de parafuso da prótese, por isso sentiu um início de mobilidade e logo depois as coroas soltaram. O fato do parafuso da prótese perder o torque é comum e passível que aconteça, nesses casos a recomendação é que você busque o quanto antes atendimento para ser dado novo torque e voltar a coroa em posição. No seu caso como o reaperto não aconteceu, a coroa sobre o implante soltou. Com o tempo é comum que a gengiva que fica envolta do implante se feche novamente e para isso deverá ser feita a reabertura, que é uma pequena cirurgia para exposição do implante e assim ser possível dar novo torque a coroa. Caso a plataforma do implante esteja toda exposta não será necessário reabertura. No mais é fundamental que você faça um exame de radiografia para confirmar se está tudo ok com seu implante. Espero ter te ajudado e minha orientação é que você mesmo com implantes procure sempre um especialista para consultas periódicas de 6 em 6 meses na qual será feita uma avaliação e assim prevenção de novas intercorrências.

  18. Fiz um implante de prótese protocolo a 5 meses,sinto dores e toda vez que vou ao dentista por conta das dores ele diz que está solta,ele faz o aperto,a anestesia passa as dores continuam,ñ consigo comer e nem falar direito o que está acontecendo vcs podem me ajudar? Fiz pra ter qualidade de vida,e agora estou tomou anti.depressivo por conto desse procedimento.Me ajudem.

    1. Olá Regina
      Através do seu relato podemos imaginar o desconforto que está sentindo realmente. Bom se eu entendi bem, você já fez os implantes e instalou sua prótese protocolo recentemente certo? Em alguns casos é possível que o parafuso afrouxe e precisa ser feito o reaperto chamado de torque, mas normalmente esse procedimento não é doloroso a não ser que ainda tenha tecido gengival não cicatrizado em volta. Se for esse o caso é possível sentir dor momentânea e essa cessa minutos depois do procedimento. Agora se a dor é persistente é necessário que se faça um exame radiográfico e o implantodontista possa avaliar para saber se o implante tem algum comprometimento. No mais o que posso dizer é que o tratamento reabilitador de protocolo traz conforto e segurança para mastigação e se não é o resultado que você obteve é importante procurar seu especialista para buscar uma melhor solução.

    2. Olá..eu fiz um implante dentário a sete meses.. durante 6 meses estava tudo bem..mas há um mês foi feita a reabertura do implante..a partir daí inflamou e não parou mais de doer…a pergunta é será que perdi esse implante?

      1. Ola Lidia,
        O momento da reabertura é a etapa em que trabalhamos com a gengiva, retiramos o parafuso de cobertura do implante e instalamos o cicatrizador. Este deve ficar um pouco acima do nível gengival para que assim a gengiva marginal possa cicatrizar. Em alguns casos essa gengiva marginal fica bastante pressionada podendo gerar dor e inflamação. Sendo assim através de seu relato recomendo que você busque seu especialista, pois na maioria das vezes é só uma inflamação gengival momentânea. Espero ter te ajudado.

  19. Pela tomografia foi constatado que nao possui osso para implante. O dentista sugeriu implantar no Forame. Estou com muita duvida. É válido esse local para o implante ? Quais os perigos ? Quais vantagens e desvantagens ? Obrigada

    1. Olá Aurea
      Primeiro obrigada por seu comentário, ficamos felizes em poder colaborar com as duvidas especialmente com esse assunto que ainda é desconhecido por muitos. No caso em que me relata acredito se tratar do forame nasopalatino, essa técnica é bastante utilizada para pacientes edentulos, ou seja que não possuem mais dentes e que a maxila, parte superior do maxilar que abriga os dentes já esta bem fina, conhecida como atresia. Essa técnica consiste no esvaziando do forame gerando assim um comprometimento do plexo nervoso, mas no caso de pacientes edentulos não caracteriza um problema já que não comprometerá sensibilização como poderia se houvessem dentes a serem nutridos por esse plexo nervoso e vascular. O que se deve avaliar então é que em casos de extrema reabsorção óssea, o uso dessa estrutura se faz necessário para permitir a reabilitação com a colocação de implantes. O meu conselho é que você tire todas as duvidas que ainda tiver com seu especialista para avaliar os pós e contras e assim julgar se está disposta a fazer o procedimento. A literatura apresenta muitos casos de sucesso, mas o mais importante é que você faça o procedimento com confiança e segurança. Espero ter te ajudado.

  20. Boa tarde.
    Realizei um implante em 2015. A cirurgua foi coberta pelo meu plano e fiz em um hospital cedada gracas a Deus . As proteses paguei 1p mil. Foi feito ate empréstimo p condeguor realuzar este sonho. Foram 2 pinos com 4 dentes na frente 1 pino do ld esquerdo com 1 dente, 2 pinos ld direito com 3 dentes. Tds duas laterais ficaram moles e o dentista sofreu p retirar pq nem.ele sabe o pq cimentou e não so parafusou. Agora o da frente estão super moles e depois de tanto reclamar ele remarcou p ve. Sendo que primeiro disse que dividiria a despesa cado a prótese quebre. Depois voltou atrás e disse que o erro era dele. Pq colocou cimemto e nao parafusou. Sera que se quebrar fico sem dente? Na época foi feito enxerto e ele disse que teria de ser uma placa. Se o plano cobriu pq não foi colocado a placa na frente?

    1. Olá Wilma obrigada pela sua pergunta. As próteses sobre implante podem ser realizadas de 2 maneiras, parafusadas ou cimentadas. Normalmente se faz a opção por prótese cimentada em casos no qual a estética é fundamental, para que a aparência seja de um dente completo sem o orifício de passagem do parafuso ou até pela posição do implante que impede que a prótese seja parafusada, pois neste caso o orifício do parafuso por exemplo poderia sair na vestibular do dente que é a parte frontal. As próteses parafusadas são as frequentemente mais realizadas, pois permitem uma reversibilidade, por exemplo quando ocorre o afrouxamento do parafuso como você citou, seria somente acessar a cabeça do parafuso da prótese e dar novo aperto conhecido como torque. Vale lembrar que nem por isso é errado realizar próteses cimentadas, somente fica a critério da indicação de cada caso. Quanto a soltar uma prótese cimentada isso realmente é difícil e em casos pode fraturar ou precisar ser segmentada, nesse caso o ideal é providenciar previamente um dente provisório para que você não fique sem dentes. Espero ter te ajudado.

  21. Olá bom dia fiz uma tratamento e coloquei pino coroa a exatamente 1 ano só que minha faceta e de porcelana e está amarela já e eu vi hoje tá mole isso é normal

    1. Olá Mari, no seu comentário existe 2 questões. Uma é o fato de a porcelana estar amarela pois isso não é comum, a porcelana possui características químicas e mecânicas que preservam sua cor, obviamente se falarmos de casos de muitos anos essa cor tende a alterar, mas em um prazo de 1 ano como você me descreveu o comum é termos estabilidade de cor. E outra questão é sobre a mobilidade, precisamos entender se sua coroa é sobre dente, com um pino interno a raiz, ou se é sobre implante. Em ambos os casos a mobilidade não é comum e recomendo que você busque o quanto antes um profissional especializado em prótese dentária para fazer um exame clinico e radiográfico para diagnosticar seu caso. Estamos a disposição e espero ter te ajudado.

  22. Boa tarde,
    Minha mae fez protese fixa a quase 3 anos, vez a ultima manutenção a poucos meses e foram trocados os parafusos, agora estava com dor e ao voltar no dentista, ela perdeu 3 dos 4 implantes. Isso pode ter ocorrido devido essa troca de parafusos?

    1. Ola Ana
      O fato da troca de parafusos é somente para fixação da coroa ao implante. O implante possui duas rocas, uma externa e outra interna. Os parafusos trocados foram da rosca interna que não tem relação com a fixação do implante ao osso. A força do torque aplicado para essa fixação também não é capaz de causar a perda do implante. O que se deve avaliar é a radiografia atual e as antigas para que se possa constatar a perda óssea ao redor dos implantes que foi a provável causadora da perda dos implantes. A perda óssea nesse caso conhecida como saucerização, pode ocorrer por motivos como tártaro ou até por conatos oclusais inadequados. O ideal a se fazer nesse momento são exames de radiografia e tomografia para analisar a condição óssea e assim realizar novos implantes.

  23. Bom dia. Fiz um procedimento de levantamento de seio e colocação do implante há seis dias e hj percebi que o implante está mais visível e se move. Corro o risco de perder esse implante? Teria que fazer todo o procedimento (implante e levantam ) novamente… estou muito preocupada. Obrigada.

    1. Olá Fernanda
      Sim é possível que o implante fique um pouco exposto, mas nesse caso seria bom procurar seu cirurgião para que ele possa avaliar, afinal ele sabe o que esperar já que em alguns casos é difícil de se aproximar as bordas da gengiva então fique tranquila. Quanto a mobilidade é esperada já que fazem apenas 6 dias. O importante é que você não toque no implante e que não tenha nada o comprimindo como por exemplo próteses. Então o recomendado é que você procure seu cirurgião e aguarde o período de osseointegração. Espero ter te ajudado

  24. Coloquei um implante ah 3 anos só que está mole o que devo fazer …será que vou perder o implante.?terei que refazer tudo ?

    1. Olá Thaina, agradecemos o seu contato. Na maioria dos casos a mobilidade da coroa sobre implante está relacionada com o desaperto do parafuso interno que faz a união da coroa ao implante. Se for este o caso é simples, requer somente o torque da coroa, mas é importante lembrar que sempre ao perceber uma mobilidade você procure o quanto antes um especialista, pois a mobilidade pode causar perda óssea. O ideal então é realizar uma radiografia para ver como está sem implante, mas nesse momento fique tranquila e procure sempre um especialista. Espero ter te ajudado.

  25. Boa noite!
    Fiz um implante a mais ou menos 20 anos com enxerto, pois havia uma leve perda óssea. A mais ou menos 1 ano começou a sair pus no local do implante, logo procurei um profissional que me orientou a trocar o implante , uma vez que o mesmo estava infeccionado e havia uma perda óssea significativa. Fiz a cirurgia com enxerto no final do mês de junho de 2019,retirei os pontos 10 dias após a cirurgia. Com 15 dias após a cirurgia senti o dente mole , marquei uma consulta de revisão com cirurgião e para minha surpresa tive que fazer uma nova cirurgia de emergência ,pois segundo o profissional ao redor do pino havia crescido “carne” ao invés de osso , como se o organismo estivesse reconhecendo o implante como corpo estranho .. Retirei o implante e refizemos o enxerto . Minha duvida , pode acontecer ? fiz o implante com carga imediata e pelo que foi me passado o implante foi bem fixado e apertado mais que o habitual para que não tivesse problemas na colocação da prótese.
    Meu receio e de que tenha havido algum tipo de erro por parte do cirurgião ou ate mesmo que tenha sido usado materiais de baixa qualidade..
    Estou muito apreensiva….pois terei que refazer a cirurgia para colocação do pino.

    1. Olá Cristina
      Obrigada por sua pergunta, entendemos que neste momento ao necessitar submeter-se a uma nova cirurgia você se sinta apreensiva, mas fique tranquila, pois isso pode acontecer. Toda cirurgia de implante tem uma porcentagem mínima de não dar certo e acontecer como você nos relatou, não osseointegrar ou seja não ter osso em volta do implante e esse fato pode se dar por inúmeros fatores, mesmo tomando medicação prévia, fazendo exames, com bom torque do implante enfim causas que não são explicadas neste momento. O mais importante é que seu cirurgião tomou a atitude correta e rápida em fazer esse diagnostico e repetir sua cirurgia. Fique tranquila agora e aguarde o tempo necessário para cicatrização. Desejamos a você uma ótima recuperação.

  26. Olá!

    Fiz uns impantes e depois depois de um ano e três meses os implantes estavam moles, o dentista falou que eles ainda iria chegar a osseointegração e que o osso estava recuperado gradativamente, é possível que ocorra a osseointegração??
    Obrigada..

    1. Olá Evanice obrigada pela sua pergunta. O tempo de osseointegração é diferente dependendo da técnica utilizada, material e até do osso. Sendo maxila o prazo máximo é de aproximadamente 6 meses e na mandíbula 5 meses. Seria bom conversar com seu dentista quanto ao tipo de técnica e implante utilizado. Mas o que encontramos na literatura em grande maioria são os prazos que te passei acima. Espero ter te ajudado.

  27. Meu implante ficou mole a mesma profissional apertou novamente já está mole de novo e tô sofrendo de ansiedade e fique mordendo toda hora um dente no outro isso é péssimo tô tentando achar um outro profissional pra cuidar

    1. Olá Nara, agradecemos seu contato. Na maioria das vezes esse é um problema de resolução simples. O torque deve ser realizado de acordo com as características do parafuso utilizado para fixação da prótese. Como você não nos relatou em quanto tempo afrouxou pela segunda vez é bom lembrar que esse processo pode se repetir, todo parafuso é passível, mas alguns fatores podem ser isolados como por exemplo os contatos entre dentes estarem ideais para evitar esta condição. Espero te ajudado.

    2. AO FAZER UM IMPLANTE, ENTROU OK, QDO FOI COLOCAR O PARAFUSA PARA FIXAR ELE DESCEU E NÃO FOI POSSÍVEL REALIZAR O IMPLATE, ENTÃO FIQUEI 4 HORAS SENTADA NA CADEIRA PARA ELE CONSEGUIR O TIRAR O IMPLANTE QUE SOLTOU DENTRO DA GENGIBA, AÍ ELE TEVE QUE OCAR O LUCAR PARA RETIRADA DO PINO IMPLANTADO, AI TEVE QUE FAZER ENCHERTO, VOU TER QUE ESPERAR SEIS MESES PARA FAZER O IMPLANTE, DIZ ELE QUE NÃO PERCEBEU QUE POR BAIXO ESTAVA OCO. ISSO É NORMAL ACONTECER

      1. Olá Erny. As características do osso realmente são peculiares e por esse motivo solicitamos exames de imagem como radiografias e tomografias. Mas em alguns casos fica difícil ter uma previsibilidade da densidade óssea e pode ser necessário o enxerto. Neste caso agora é aguardar o tempo para cicatrização do enxerto para após repetir a instalação do implante

    1. Olá Andrea, obrigada por sua pergunta. A dor assim como a ardência são provenientes da compressão gengival. Dependendo da região em que é sua coroa sobre implante, essa compressão propicia uma melhora na estética gengival e pode ser este o planejamento do seu profissional. Obviamente se a dor esta intensa não é indicado que você se mantenha assim e minha recomendação é que você converse com ele para que tudo se resolva

    1. Ola Valeria
      É importante avaliar tanto clinicamente observando os contatos oclusais como também observar no exame radiográfico como está a osseointegração, implantes não tem ligamento periodontal e por este motivo não costumam doer. Aconselho a procurar seu especialista para realizar um diagnostico preciso para o caso. Espero ter te ajudado

  28. Fiz um implante superior há uns 4 anos e desde que foi colocada a coroa , a mesma ficou folgada. Ela gira um pouco e de uns dias pra cá tenho sentido uma pequena dormência na região do rosto, acima do dente. Eu sempre comentava isso com o cirurgião e ele tentava retirar a coroa para colocá-la de novo, mas não conseguia. Ela estava folgada, mas não saía. Ele achou por bem não forçar mais, pois podia quebrá-la. Como eu não sentia nada e no local, visualmente, ele viu estava tudo certo, não viu necessidade de preocupação e que podia deixar assim mesmo. Que não teria maiores problemas. Só a sensação de folga é que é meio estranha. Porém com essa sensação de dormência que estou sentindo ultimamente, eu fiquei meio receoso. Não sei o que fazer?

    1. Ola Denis Obrigada por sua pergunta. O fato de a coroa ter mobilidade gera bastante desconforto, mas é importante lembrar que a coroa pode ser parafusada ou cimentada, provavelmente seja cimentada e por este motivo é difícil a remoção, pois nestes casos o parafuso interno afrouxa, mas o cimento permanece colado a coroa. Quanto a sensação de dormência provavelmente não tem relação com sua coroa sobre implante em todo caso é importante fazer um exame de panorâmica para avaliar.

  29. Fiz um implante dentário há cinco anos e agora começou a doer e então fui ao dentista que realizou o implante e ele disse vc perdeu o implante, então ele retirou o implante, então estou querendo saber sobre os meus direitos pois o dentista está querendo cobrar para fazer implante dentário de novo

    1. Ola Esmeralda. A informação que seu dentista te passou está correta. O implante não é um produto que possa ter garantia, é sim um tratamento realizado e que precisa de manutenções periódicas assim como nossos dentes naturais. Da mesma forma que podemos perder dentes, os implantes também podem ser perdidos, não por cárie, mas por exemplo pelo acumulo de tártaro que é a doença periodontal entre outros problemas. Quando digo manutenção me refiro a consultas periódicas de prevenção para que caso algum problema seja diagnosticado ele possa ser resolvido. Então implantes podem ser perdidos e se isso acontecer você deve proceder com um novo tratamento. Espero ter te ajudado.

  30. Meu implante da protocolo um deles o profissional já fez duas furações , porém sinto dor ele não dá osteointegracao o que posso fazer , o profissional disse que é normal mas sei que não é ele deu novo aperto mas estou com dor.me ajudem por favor.

    1. Ola Nelson, sei que essa situação é bastante desconfortável, mas o que seu profissional disse é uma realidade e é comum acontecer. Em uma cirurgia, por exemplo, de 6 implantes pode acontecer de 4 implantes osseointegrarem e outros 2 não, ou até vice e versa. Isso porque mesmo isolando fatores como infecções, fazendo uso de medicações é possível que aconteça a não integração. E o que é importante em se dizer é que não representa um insucesso já que os demais realizados no mesmo momento tiveram uma osseointegração adequada. O que se deve fazer quando acontece a perda de um implante é aguardar realizar novos exames de imagem e fazer novo implante. Quanto a dor é indispensável que esse fator seja resolvido e a medicação adequada ministrada. Espero ter te ajudado.

  31. Boa noite fazem 2 anos que espero meus dentes de porcelana ficarem prontos são 7 implante juntos quando vou provar na hora do aperto da uma pressão e doi na gengiva e normal? E tem essa semana coloquei um individual doeu bastante no aperto que acho ser na gengiva, e está mole percebi hoje é normal uma semana depois…..Já mole

    1. Ola Maria Jose. Quando o implante já osseointegrou e vamos iniciar a confecção das coroas, é realizada uma cirurgia chamada de reabertura. Nesse momento é feito um acesso até o parafuso de cobertura do implante e colocado um componente chamado de cicatrizador que irá cicatrizar toda gengiva ao redor do implante. Em alguns casos pode se sentir um desconforto que vem exatamente da região gengival que pode estar comprimida. Já para colocação da coroa pode se sentir também um desconforto, mas que deve ser passageiro. Quando a coroa afrouxa o tecido gengival pode invadir novamente a região e nesses casos é necessário novamente reabrir a região e remover o excesso gengival para se realizar um novo aperto a coroa chamado de torque. São acontecimentos relativamente comuns no processo de reabilitação, espero ter te ajudado.

  32. Boa noite! Fiz enxerto osseo e implante no dentre canino e lateral, um do lado do outro. Sendo que perdi de cara o lateral, o dentista faz ele preso ao canino, na vdd fiquei com um implante segurando os 2 posições. Depois de 2 anos e meio perdi tudo. A pergunta é pode ser erro de como foi feito? Poderia fazer o enxerto e implante novamente? ou qdo se perde não é indicado realizar outro procedimento.

    1. Ola Lilian
      Primeiramente não é possível fazer um diagnostico através do seu relato, para isso é necessário um exame clinico além de exames complementares como radiografia, tomografia e exames laboratoriais, só a partir daí poderemos te passar um diagnostico. Na grande maioria das vezes é possível se fazer implantes, mesmo após uma perda na região, desde que a região apresente altura e espessura óssea adequada. A sustentação de 2 coroas sobre 1 implante é bastante comum e recomendado em alguns casos, portanto não existe erro nesta técnica . Minha orientação é que você faça novos exames para que possa avaliar a condição atual.

  33. ola! fiz um procedimento de enxerto,so que ao colocar o implante ele disse que o osso estava muito mole,mas disse que nao havia problema pois o implante fixou,isso e verdade?

    1. Ola Junior, os procedimentos de enxerto podem ser realizados com diferentes técnicas e diferentes materiais. A escolha da técnica e do material depende especificamente do caso de cada paciente e o resultado esperado para o enxerto também depende da avaliação realizada inicialmente. Minha sugestão é que você converse com seu implantodontista e tire eventuais duvidas.

  34. Há 1 anos fiz implante dente superior bem em abaixo do nariz com enxerto.1 ano 5 meses depois foi colocado o dente provisório ficou por 1 semana e afrouxo e caiu. Um ano depis foi colocado o dente oficial 4 dias depois amoleceu e caiu e já coloquei pela segunda vez e não firma fica mole e acaba caindo.Tambem sinto um odor muito forte no local do dente implantado. Estou muito preocupada isso é normal.Acho que o dentista não é bom.Por favor me ajude.Aguardo muito obrigada.

    1. Olá Nelci
      Os implantes colocados em regiões ósseas que precisam de enxerto podem ter um prognóstico mais demorado para a colocação da coroa, já que nesses casos precisamos contar tanto com a maturação do enxerto quanto a osseointegracao dos implantes. O ideal é que você converse com seu dentista e juntos busquem a melhor solução.

  35. Boa tarde, fim implantes em 2 dentes superiores frontais. No último sábado, dia 29)12 2019 fui colocar os tão esperados dentes e para minha surpresa, os dentes foram fixados com cimento. No dia seguinte ao comer percebi que um deles amoleceu e assim passei a noite de réveillon, completamente insegura, por medo do dente cair e muito insatisfeita. Existe alguma forma de reverter esse tipo de fixação para o parafuso?

    1. Olá Maria de Fatima. As coroas sobre implante podem ser fixadas por 2 técnicas, cimentadas ou parafusadas assim como você descreveu.
      Ambas técnicas são corretas e tem sua indicação que normalmente esta relacionada a posição dos implantes (na grande maioria das vezes determinada pela disposição óssea), estética e forças biomecânicas.
      Quanto à coroa apresentar movimentação o ideal é que você procure seu cirurgião dentista para que ele possa avaliar, na maioria das vezes é um problema de simples solução, remove a coroa, torque no pilar e recimentação da coroa. Por este motivo o melhor a fazer é o dialogo, pois o profissional irá te apresentará os motivos para escolha dessa técnica e dessa forma poderão chegar a uma solução que te deixe confortável e confiante.

  36. Fiz um implanta e incherto óssea e levantamento de seio coloquei os dentes agora fazendo um ano o dente amolece sinto que é o pino mesmo isso pode acontecer o que será vou passar pelo dentista amanhã nesse caso são 3 dentes sem do mesmo lado os molares superiores só os 2 últimos que foi feito encherto e levantamento de o outro encostado tem uns três meses que tive que tirar o dente e fazer incherto e depois de 1 mes ele colocou o dente provisório aí o do meio está praticamente solto mas os outros estao firmes obrigada espero uma resposta

    1. Ola Josiene. A sua conduta foi corretíssima, ao primeiro sinal de mobilidade buscou seu implantodontista para avaliar a condição. Em casos de enxerto, principalmente levantamento de seio, a região tem a qualidade óssea comprometida e por este motivo o tempo que você me relatou deve ser aguardado para maturação do enxerto. Quanto a mobilidade o ideal é a avaliação clinica e radiográfica, pois na grande maioria das vezes ocorre apenas o afrouxamento do parafuso que suporta a coroa. Mas se nesse caso a mobilidade estiver em seu implante, será recomendado nova fase cirúrgica. Espero ter te ajudado.

  37. Olá, fiz um implante há mais de 10 anos atrás, por uma vez ele ficou mole e fui aperta-lo, ele voltou ao lugar… Agora do início do ano até época do isolamento senti ele ficar mole… Quando entramos no isolamento ele ficou muito mole e o pivô com o parafuso caiu, etc…. como não tenho como ter o atendimento com o dentista… o que devo fazer?

    1. Ola Bruno, nesse caso você deve entrar em contato com seu dentista para um atendimento de emergência. Somente o especialista em prótese ou implante poderá instalar novamente sua coroa, até porque a gengiva ao redor pode estar impedindo a passagem do parafuso e se isso acontecer deverá ser removida, assim como na reabertura. Espero ter te ajudado.

  38. Olá Boa noite meu marido sofreu um trauma no dente e está sentindo o dente se mover e um gosto estranho na boca, será que o dente só afroxou ou ele sera que o pino dele quebrou? Ele não sente dor mais estamos desesperados pq estamos sem condições de arcar com um novo implante se for o caso

    1. Bom dia Ingrid
      Lamento o ocorrido, mas sempre em casos de trauma é fundamental que procure um cirurgião dentista. Independente se agora será possível ou não fazer o implante não é comum sentir mobilidade tão pouco um gosto, pois provavelmente deve ser proveniente da inflamação ou até infecção. Fique tranquila e procure um profissional para fazer uma radiografia e assim diagnosticar, dessa maneira vocês ficarão mais seguros de qual procedimento deve ser realizado.

  39. Boa tarde, fiz um implante a um mes, estou como dente provisório e ele está mole. Isso é sinal que eu vou perder o implante?

    1. Olá Rejane. Nesse caso você deve procurar seu Implantodontista, por vezes pode ser somente um afrouxamento de parafuso, caso sua coroa provisória seja parafusada, ou se ela for adesiva deve se realizar nova cimentação. Converse com seu cirurgião para que ele possa conduzir seu caso da melhor maneira.

  40. Boa noite.
    Fiz um implante e na primeira vez não tive problema algum
    Aí que a Dra decidiu trocar a cabeça do implante por outro pra melhorar a minha estética.
    Assim que fez a cirurgia ela colocou o provisório direto no implante no mesmo dia
    Desde então sinto incomodo e o provisório está balançando..
    Será que perdi meu implante e terei que começar do zero ou ainda tem jeito

    1. Olá Isaque, em casos que instalamos o provisório no mesmo dia do implante chamamos de carga imediata. Para que a osseointegração do implante não seja prejudicada é preciso deixar o dente livre de carga mastigatória para que internamente o implante não sofra nenhuma carga e assim possa cicatrizar bem. Realmente ter movimentação nesse provisório não é comum, pode ser que seja somente a coroa e nesse caso recomendo a você buscar seu especialista.

  41. Boa tarde, Minha mãe fez implantes nos quatros dentes da frente com uma perda óssea significativa. A prótese que foi colocada foi cimentada devido a alta vestibularização causada no implante. Procuramos um novo dentista pois ela está muito traumatizada com quem fez o primeiro procedimento pois doeu muito. O segundo profissional relatou que a região dos implantes se encontram com pus e está mole e ela deve retirar essa prótese. Mais como ela é cimentada ele disse que as vezes terá que quebra-la. Minha mãe está apavorada pois ela já sentiu muita dor da outra vez e além do mais o primeiro dentista disse que se ela tentasse remover essa prótese o rosto dela poderia ser desfigurado. Gostaria de saber se há realmente essa possibilidade dessa desfiguração e se esse procedimento é muito doloroso. Gostaria de tranquiliza la de alguma forma.
    Muito obrigada.

    1. Olá Norrany.
      Se o dentista disse que a região dos implantes esta com infecção o procedimento de remoção ocorrerá de maneira bem simples. No caso de próteses cimentadas, quando essas estão sem mobilidade realmente é bem difícil a remoção e por vezes é necessário cortar as coroas, mas o corte é realizado na coroa não gera nenhuma sintomatologia dolorosa. O que é necessário entender nesse caso é se a infecção vem dos implantes ou somente da gengiva. Se é provinda dos implantes muito provavelmente esses estão perdidos e devem ser removidos, mas a remoção é um procedimento simples. Caso seja só gengival o profissional pode proceder com a remoção da coroa para limpeza da região. O ideal é que você e sua mãe conversem com o especialista e assim se sintam seguras para realização do procedimento. Serão necessários exames radiográficos e somente quem te atender poderá diagnosticar o melhor a ser feito.

  42. Coloquei 4 dentes de porcelana da frente na parte superior cimentado na raiz do meu dente os pinos são de fibra no mesmo dia que foi colocado ja senti mobilidades em 3 dos 4 dentes voltei la mas ela não conseguiu tirar e colocou uma barra de contenção na panorâmica minhas raízes estão perfeitas estou achando k o profissional que não cimentou bem pois ela disse que eu mexi no dente dai ficou mole.

    1. Ola Sonia.
      Nesse caso você possui prótese fixa sobre dente, então não se aplicam as mesmas questões dos implantes. O ideal é que você busque novamente o seu dentista para que o problema seja solucionado. Para próteses fixas são utilizados cimentos definitivos e não é comum que se tenha mobilidade, esse fato poderia acontecer na fase de provisórios, mas com dentes em porcelana é esperado um assentamento final da peça sem movimentações.

  43. Boa tarde,

    Coloquei 2 implantes e 3 dentes molares há um ano , pensava que o processo que iriam fazer é o tipo “ponte” mas foi 2 implantes seguidos e 3 dentes, não houve espaçamento entre os implantes (ponte).

    Fez um ano e a o dente começou a abanar um pouco. Fui ao dentista e estiveram a apertar e ficou tudo bom outra vez.

    É normal passado um ano, ainda que pouco, o dente abanar sobre o implante? É um facto que que tenho o vicio de comer sempre para um dos lados , que por sinal é o dos implantes. Tem a ver com isso? ou poderá ter sido algo errado aquando colocação ?

    Obrigado.

    1. Olá Tiago
      O ideal da mastigação é que ela seja distribuída realmente e aconteça de maneira bilateral. Alguns parâmetros são fundamentais como a oclusão correta de todos os dentes da arcada para que você possa se sentir confiante para ter uma mastigação satisfatória e eficiente. Quanto ao fato da coroa sobre implante apresentar mobilidade é comum sim e necessita somente de um torque, ou manutenção para que fique justa novamente. O processo de fixação da coroa ao implante nada mais é do que um parafuso sobre uma rosca, então é passível que seja necessário novo torque.

  44. Ola, bom dia. Há 3 anos coloquei dois implantes na parte superior na frente. Há alguns dias percebi mobilidade. Um dos implantes foi parafusado e outro cimentado, e os dois estao com mobilidade. Voltei ao dentista que me disse que é preciso fazer manutenção. Tiramos uma radiografia e vimos que os pino estão tudo ok. Porém, o que me preocupa é que sobre o dente que foi cimentado, o dentista me disse que vai ter que bater nele para tentar descolar. Isso não pode quebrar o “dente” e e até mesmo amolecer o pino dele? Estou com muito medo de fazer este procedimento e piorar a situação.

    1. Ola Mirian. Para as coroas sobre implante são utilizadas 2 técnicas, a parafusada ou a cimentada. A determinação da escolha dessas técnicas tem vários fatores dentre eles estética, reversibilidade, posição do implante, entre outros. Para as coroas parafusadas é só acessar o parafuso de suporte da coroa e aplicar o que chamamos de torque. Já para a coroa cimentada o parafuso está interno então o primeiro passo é conseguir descolar a coroa. Cada profissional utiliza de uma técnica, mas realmente existe a possibilidade de danificar a coroa, mas somente a coroa, o implante não é danificado. Se isso ocorrer o máximo que ira acontecer é você ter que confeccionar uma nova coroa, mas sem danos ao seu implante. Espero ter te ajudado.

  45. Boa noite fiz um implante e ficou mole e perdi e não estou confiando no Meu dentista pois acho que ele é o culpado por eu ter perdido meu implante pois ele no mesmo dia colocou um dente provisório e esse dente ficou muito grande e ficou batendo no outros dentes e ficou mole agora ele quer que eu faça uma cirurgia para implante de osso mas não tenho confiança nele o que posso fazer me ajude

    1. Ola Raimundo, a Implantodontia é uma especialidade que está em constante evolução, desde a chegada e popularização dos implantes no Brasil muitas técnicas foram incrementadas e fazem que a expectativa de sucesso hoje seja cerca de 95% a 97% dos casos. Mesmo assim, na literatura ainda se encontram aproximadamente 5% ou 3% de insucessos. Os motivos podem ser vários, mas é importante lembrar que eles podem existir. Por esse motivo recomendo que você converse com seu especialista tire todas suas duvidas para que assim você se sinta seguro para realizar um novo procedimento.

  46. Olá,eu estou fazendo um protocolo inferior e na hora de perfurar o osso senti que a dentista estava pondo muita força,uma semana depois um osso estufou do lado que ela colocou o parafuso e tive que fazer outra cirurgia pra cortar o osso o que foi feito pelo responsável pela clínica,agora um outro parafuso que ela colocou foi tampado com uma pele e falaram que vou ter que fazer uma cirurgia pra tirar o pino,e muito sofrimento a gente faz pra melhorar a saúde,alimentar melhor e fica acontecendo isso? Tô com medo de fazer a superior com eles,o que vc acha isso e normal acontecer ou e erro da dentista,ou implantodontista ?

    1. Olá Norma
      Através de seu relato o que pude entender é que você precisará realizar uma cirurgia chamada de reabertura. Caso seja isso mesmo, é absolutamente normal e faz parte dos procedimentos para colocação de cicatrizador, futuras moldagens e instalação da prótese. Para toda duvida que venha a te incomodar durante o tratamento, é indispensável que você converse com seu dentista, como ele conduz seu caso saberá te explicar e tranquiliza-la em relação a seu tratamento. Espero ter te ajudado.

  47. Olá gostaria de tirar uma dúvida fiz três implantes na parte debaixo é na hora de colocar os dentes sobre implantes a dentista fez eles todos colocados uns no outro.Nao tem como passar fio dental. Disse que assim eles não corriam risco de quebrar na mastigação está correto isso?

    1. Olá Amanda!
      O procedimento de união das coroas está correto e é muito usual. Isso porque dessa maneira podemos dissipar melhor as forças da mastigação e proteger todo sistema, implantes e coroa. Nesse caso em que você não consegue usar fio dental, converse com seu implantodontista para que ele indique a melhor alternativa, por vezes é necessário uma escova de jato de agua, escova interdental, entre outros. O importante é que sua reabilitação seja resistente, duradoura e passiva de higienização.

  48. Olá , tenho implantes na parte de cima e de baixo . Estou sentindo um mobilidade e uma retração da gengiva . Qual o procedimento adotado . Obg

    1. Olá Rosemary
      O indicado é que você busque um especialista para realizar uma radiografia e assim realizar o diagnostico. Vários fatores podem levar a esse processo de retração e mobilidade. Entre eles vou listar 2 para você. Implantes não desenvolvem cárie, mas podem formar tártaro, por este motivo a manutenção periódica é fundamental. Da mesma maneira que nos dentes, o tártaro promove uma perda do tecido ósseo de suporte dos implantes, então essa pode ser uma das causas. Outro fator diretamente proporcional é a distribuição de forças mastigatórias, nesse caso o recomendado sempre é ter todos os dentes e esses estarem bem posicionados ou compensados, para que a força da mastigação possa ser distribuída de maneira igual em todos os dentes. Assim seria possível preservar a saúde dos implantes. Lembrando que só listei 2 fatores, mas diagnostico e tratamento você poderá ter através de uma consulta com um dentista especialista e para isso estamos a sua disposição. Espero ter te ajudado.

  49. Oi coloquei um implante dentário essa semana 5 dias após o dente ficou mole e caiu oque será que pode ter acontecido o dentista vai poder me atender daqui uma semana só corro risco de pegar infecção na parte que ficou esposta???

    1. Ola Milena
      Obrigada por seu contato. Não consegui entender bem se você colocou apenas a coroa sobre o implante que foi previamente realizado ou se você fez o procedimento através da carga imediata. Nesse caso o melhor é que você busque o seu especialista para que ele possa avaliar o melhor a ser feito. Quanto ao tempo, normalmente não se corre risco de infecção, mas em casos se a gengiva recobrir o implante será necessário realizar novamente a reabertura que é um procedimento simples de remoção de gengiva que recobre o implante. Espero ter te ajudado.

  50. Uma dúvida, é verdade que na parte superior da boca pra fazer uma protocolo primeiro tem que usar uma dentadura , isso é correto

    1. Olá Lourdes! Sim, precisamos aguardar o período de osseointegração que na parte superior, maxila, tem a duração de 6 meses. Nesse período você usa uma prótese provisória para restabelecer sua estética e função. Caso seja possível realizar carga imediata, o protocolo fica pronto no mesmo dia e assim você tem mais comodidade, mas é fundamental avaliar seu caso com exames de imagem para analisar a viabilidade.

  51. Uma preocupação. Tenho doença autoimune – pênfigo vulgar-, que está sob controle. Posso fazer implante dentário, visto que não há a possibilidade de rejeição, uma vez que o material do implante- parafuso-, é de titânio? Ou corro o risco de ter problema no processo de osseointegração?

    1. Olá Selma, muito obrigada por sua pergunta, esse tema é pouco discutido na literatura, então além de pesquisas para te responder de maneira assertiva busquei profissionais especialistas de confiança. A literatura não trata esse assunto de interação de Penfigo Vulgar com implantes de maneira clara, poucos estudos foram realizados. Mas pode-se concluir que se a doença está controlada como você relatou e se neste momento você não estiver fazendo uso de uma alta dose de corticoides você pode sim realizar seus implantes, pois o pênfigo não está listado dentro das contraindicações para instalação de implantes. Então recomendo que você busque um especialista, faça exames pré-operatórios para avaliar toda sua condição de saúde geral e poderá sim realizar seu implante. Espero ter te ajudado.

  52. Oi tudo bem.
    Estou fazendo um implante na parte inferior da boca o terceiro dente antes do ciso, por ter perda óssea o tempo de ossificação após a extração e após colocado o implante foi bem maior que o normal e minha ossificação está OK, mas aconteceu do tomografia mostrar que eu tinha 9 milímetros de osso então colocamos um implante de 7. Mas meu último raio X mostrou que poderíamos ter usado um implante de 11 milímetros ou mais o que leva a concluir erro na tomografia. Qual prejuízo posso ter nessa situação.
    Obrigado

    1. Olá Douglas
      Obrigada por seu comentário, quanto ao tamanho dos implantes pode ficar tranquilo, pois você não terá prejuízos. A tecnologia com designs e tratamento de superfície permite hoje que a reabilitação seja possível até com implantes curtos, então no seu caso a instalação de um implante de 7mm está bem indicado. Implantes curtos podem não ser ideais para casos de reabilitações extensas, como por exemplo ancoragem de uma prótese múltipla , mas mesmo nesses casos hoje contamos com implantes de ótimas tecnologias no mercado que garantem uma ótima osseointegração. Espero ter te ajudado.

    1. Olá Marilda.
      Não existe um numero limite de torques, o que pode acontecer é que ao longo do tempo o parafuso de fixação da coroa sobre implante pode necessitar de substituição, já que a força empregada é grande. Procure sempre um especialista para te orientar sobre a melhor conduta.

  53. Olá boa tarde, fiz dois implantes nos dentes da frente há 6 anos e essa semana um ficou mole, oq pode ter acontecido ? A minha gengiva é infeccionada há mto tempo próximo dos dentes e a gengiva sangra ao escovar desde qnd eu fiz os implante. Oq pode ter acontecido ?

    1. Olá Claudete.
      Existem muitas possibilidades para seu caso, sendo assim é indispensável que você procure um especialista para realizar uma consulta e assim seu diagnostico. Em alguns casos quando a coroa apresenta mobilidade, o procedimento indicado é somente um torque da coroa, que consiste no aperto do parafuso de fixação entre a coroa e o implante. Mas como você me relata a inflamação e o sangramento pode também ter ligação com o implante e não apenas a coroa. Sendo assim é indispensável uma radiografia e um bom profissional para te orientar. Espero ter te ajudado.

  54. Boa tarde
    Eu tenho um implante de 3 peças, (molares inferiores) há pelo menos 5 anos, de 2 anos para cá tive uma perda óssea bem significativa, tenho tbém problema periodontal e faço acompanhamento com profissional. Há 2 dias percebi que o implante está mole, ainda não sei o que houve, mas pelo meu histórico tenho receio de estar perdendo o implante. Caso isto aconteça tem como fazer enxerto ósseo mesmo com o meu problema periodontal?

    1. Olá Diana,
      Muito obrigada por seu comentário, fica bem claro que você está atenta a sua condição bucal e sempre em busca de cuidados, isso é muito bom. Quanto a questão da mobilidade, primeiramente precisamos realizar uma radiografia para diagnosticar se o problema é somente falta de torque na coroa ou se você realmente já apresenta a perda do implante. Se A condição for esta, enxertos na região da mandíbula são difíceis, mas contamos hoje com muitas possibilidades com implantes curtos. São implantes que através de tecnologia avançada favorecem a osseointegração mesmo em implantes de tamanhos reduzidos. Sendo assim minha indicação é que você busque um especialista para o quanto antes poder solucionar este problema. Estamos a sua disposição, espero ter te ajudado.

  55. Boa noite fiz 2 implante e um deles ficou mole dps de 2 dia pós a colocação da coroa oq pode ter acontecido?

    1. Ola Renata, muito provavelmente tem relação ao torque da coroa. Em alguns casos precisamos realizar esse reaperto do parafuso. Procure seu implantodontista para que ele possa realizar um diagnostico através de avaliação clinica e radiográfica.

  56. Boa tarde coloquei um pino e uma coroa definitiva em janeiro , quando foi ontem quando estava jantando senti como tivesse quebrado, depois coloquei a mão e senti balançando , esta ficando mole e está um cheiro estranho na minha boca.sera que vou te q pagar novamente

    1. Olá Debora, muito provavelmente será necessário realizar novo torque da coroa. Mas o ideal é realizar um diagnóstico clinico e radiográfico. Quanto a valores não posso te responder, seria interessante você avaliar com seu especialista. Espero ter te ajudado.

  57. Olá, boa tarde!

    Coloquei um implante na parte superior no dente da frente faz 2 meses, mas regularmente (toda semana) tenho que voltar ao dentista para dar mais torque pq fica mole, isso é normal em novos implantes? A dentista que me atende diz que leva pelo menos de 6 a 9 meses para o parafuso fixar completamente.
    Estou com medo de não ter escolhido um bom profissional.

    1. Ola Elaine, ser necessário novo torque para fixação da coroa sobre implante é comum sim, mas não necessariamente nesta frequência em que você relata. Minha recomendação é que você converse com sua especialista e tire suas duvidas para que assim você possa se sentir segura.

Deixe uma resposta

-