O implante é um verdadeiro sonho de consumo para quem perdeu um dente. Nada mais natural, já que ele substitui aquele que foi completamente prejudicado por diversas causas.
Para quem não sabe, trata-se de uma prótese fixa com a qual você pode comer de tudo, sem restrições. Esse é um grande diferencial quando comparado com outras opções disponíveis. Ainda assim, nem tudo é festa! Caso os cuidados no pós-operatório não forem satisfatórios, o paciente pode apresentar um implante dentário mole.
Se você quer entender um pouco melhor por que isso acontece e, de quebra, esclarecer essas e outras dúvidas sobre o assunto, então, está no lugar certo. Continue por aqui para saber como resolver esse problema!
Existe a possibilidade de acontecer a rejeição do implante?
Essa é uma dúvida bastante comum, mas a resposta é simples e curta: não. Para começar, o dente implantado é preso por meio de um parafuso feito de titânio, material usado nos mais diversos procedimentos cirúrgicos. Ele não sofre corrosão e nunca apresentou nenhum tipo de rejeição por parte do corpo humano.
A rejeição acontece quando nosso corpo identifica o item como um agente invasor — assim como em um transplante ou outros procedimentos. Nesses casos, as células de defesa começam a se preparar para atacar esse “novo ser” e destruí-lo. Como adiantamos, essa reação não acontece quando colocamos o implante.
Ainda assim, vale lembrar que algumas situações podem, sim, trazer dificuldades nesse processo, mas você entenderá tudo nos tópicos abaixo:
O que pode causar prejuízos ao implante?
Existem diversos fatores que podem fazer com que o implante se desestabilize e fique comprometido. Por exemplo:
fixação incorreta no momento da instalação;
infecção no local;
sobrecarga sobre o local do implante;
baixa qualidade do implante e dos materiais utilizados para realizar o procedimento;
técnica cirúrgica feita de forma incorreta;
higiene inadequada da região no momento de realizar o implante.
Por que o implante pode ficar mole?
Antes de mais nada, para entender como isso acontece de forma completa, precisamos diferenciar o dente provisório do definitivo (sendo que esses dois são explorados dentro do processo de implante).
Quando o dentista realiza o implante e coloca o parafuso, a prótese que é posicionada no lugar do dente é provisória, por isso, acaba se movimentando mais do que o normal.
No caso do implante, quando ele é feito com a prótese definitiva, o esperado é que o paciente não perceba nenhuma instabilidade no dente. Sendo assim, alinhe esses pontos com o seu dentista e esteja ciente de como o processo vai acontecer.
Explicaremos, agora, os 3 principais motivos para que um implante fique mole:
O parafuso da prótese fica frouxo
O parafuso que é colocado na prótese fica, na verdade, dentro de outro parafuso. A sua função é fazer a ligação entre a coroa e o implante.
Quando ele recebe uma carga maior do que pode suportar — seja durante a mastigação ou por falta do aperto adequado —, é normal sentir o implante dentário mole.
O parafuso protético quebra
Se o parafuso não for de qualidade e não estiver bem encaixado, ele pode quebrar dentro da sua boca. Isso pode causar muitos problemas, portanto, o recomendado é ir ao dentista imediatamente.
O implante ficou com mobilidade
O parafuso não consegue se integrar ao osso, o que é ruim para o paciente e para o dentista. Esse processo é conhecido como dificuldade na osseointegração. Ele pode ser identificado dias após o implante ou levar algum tempo, por isso, é muito importante monitorá-lo com calma.
As causas, aqui, são várias, como perfuração intensa do osso para colocação do parafuso ou mesmo uma sobrecarga após o procedimento com a ingestão de alimentos muito consistentes.
O que pode impedir a osseointegração do implante?
Já adiantamos para você que, entre os principais motivos para um implante dentário mole, está a dificuldade na osseointegração. Para obter uma noção ainda mais completa do assunto, entenda que existem alguns fatores que podem interferir de forma direta nessa situação. Veja alguns deles:
Bruxismo
As pessoas que têm bruxismo adotam o hábito de apertar e ranger os dentes. Esse ponto provoca uma sobrecarga sobre o implante — o que dificulta (e até impede) a osseointegração.
Cigarro
O hábito de fumar atrapalha a formação do osso que fica em volta do implante. Isso acontece porque o cigarro prejudica a irrigação sanguínea, torna a cicatrização mais difícil e aumenta o risco de infecção após a cirurgia. Convenhamos: esse pode ser um grande complicador, não é mesmo?
Falha na higienização
Quando a higienização não é completa, a pessoa acaba tendo uma chance maior de acumular bactérias. Esse ponto favorece as doenças periodontais que atacam gengiva e ossos. Como você deve imaginar, trata-se uma forma de causar perda óssea e atingir o implante integrado.
Quais sinais observar após um implante dentário?
Depois de realizar um implante dentário, é importante saber que existem algumas práticas que podem ser observadas nesse processo. Veja:
Analise se existe dor
O ideal é que o paciente não sinta nenhum tipo de dor ou desconforto. Quando o incômodo acontece, pode ser o caso de um implante dentário mole ou com algum outro problema. Esteja atento a esse sinal!
Repare se o implante dentário está mole
A possibilidade de movimentar o dente implantado é outro sinal de que o procedimento pode não ter sido tão bem-sucedido assim. Fique atento a esse detalhe e procure um especialista caso perceba que o implante está mole.
Observe alguns sinais
A presença de formigamento ou dormência nos lábios pode ser outra sinalização de que o procedimento não foi bem feito. As secreções também são indícios que merecem ser observados.
Para não ter que lidar com essas situações, a melhor alternativa é procurar por um profissional de qualidade e conceituado para a colocação de prótese dentária.
Além disso, se você tiver que lidar com um implante dentário mole, tenha em mente que a primeira coisa a fazer é retornar imediatamente ao dentista que realizou o procedimento. Explique para ele todos os sinais e sintomas que apareceram e quando isso começou a acontecer.
Se você está a procura de um profissional especializado para realizar o implante, entre em contato com a Qualimplan e conte com o nosso suporte para deixar seus dentes bonitos e saudáveis!
Olá boa tarde,meu nome é Vera ,ah 8 Anos coloquei um implante o mesmo ficou mole mais não solta , voltei no dentista eles não conseguem remover dente…
Olá Vera tudo bem? O ideal é que você procure um especialista e leve um exame radiográfico de panorâmica o quanto antes. O parafuso afrouxar é normal, mas se demoramos a dar novo aperto, este pode fraturar o que pode dificultar a remoção. Existem dois tipos de próteses sobre implante, as parafusadas e as cimentadas. Então é preciso avaliar seu caso para podermos dar a melhor solução. Nesta semana nosso horário de funcionamento é de terça a sexta das 8 as 20 horas e no sábado das 8 as 18hrs, podemos agendar sua visita?
Boa noite!!!
Fiz um implante a 2 meses, e percebi q o implante, o pino / parafuso não està muito firme, ao colocar a ponta do dedo nele, sem forçar, parece q está um pouco mole… sem dor ou infecção.
É normal?
Boa tarde Izal, tudo bem?
O ideal é que você procure o quanto antes seu cirurgião e que principalmente não toque no implante. Existem diversas marcas de implante e cada uma tem um tempo específico para osseointegração, que é o tempo que o implante leva para se aderir ao osso. Caso o tempo seja de por exemplo 6 meses e você tocar no implante, pode levar a uma contaminação ou até ao impedimento da osseointegração.
Boa tarde. Coloquei três pinos para fazer o implante de dentes superiores. Com 20 dias estes pinos caíram. É normal?
Olá Conceição. Não, não é normal que os implantes caiam. O que precisa ser avaliado é se realmente o que caiu foram os implantes ou se foram as tampas, conhecidas como cover. Caso sejam somente as tampas não há problema agora se o problema foi realmente com os implantes é importante realizar novos exames de imagem para se refazer as cirurgias.
Boa noite, sou Sandra, fiz o implante com enxerto, e sinto o dente solto, para resolver esse problema é necessário retirar o dente?
Tem alguma solução sem ter que trocar o dente?
E não tenho mais o contato do profissional que pois mudei de estado, outro profissional pode resolver?
Bom dia!
Existem varias possibilidades de diagnóstico sobre o que você relatou. Pode ser que a coroa só precise de um reaperto do parafuso interno da prótese, mas chamado de torque. Se o caso for este você preserva sua coroa. Ou poderia ser algum problema com o implante. O recomendado é que você procure um especialista em implante para te dar o melhor diagnóstico para esse caso. A Qualimplan conta com 19 cirurgiões dentistas e dentre eles 4 implantodontistas para poder te ajudar. Nosso horário de funcionamento é de Segunda a sexta das 8 as 20 horas e aos Sábados das 8 as 18 horas.
Olá boa noite Qualimplan!
Foi instalado na minha boca,um implante dentário na parte de cima e frente,isso tem aproximadamente quase 3 anos,nisso há mais ou menos 5 pra 6 meses tenho observado que quando o dente de baixo encosta minimamente nesse implante e ele mexe aproximadamente 1,5 mm,queria saber se isso é normal,e se cabe a mim procurar o cirurgião que fez o implante para o aperto. Grande abraço e obrigado por nos fornecer informações.
Bom dia Deidison!
Exatamente! O ideal é que você procure seu especialista o quanto antes para que ele possa avaliar se é somente dar o torque, aperto do parafuso. Sempre orientamos que procure o quanto antes para que não aconteça, por exemplo, inflamação gengival na região, pois como a coroa fica com leve movimentação esse espaço pode acumular alimentos e assim inflamar a gengiva, entre outros problemas. Ficamos muito felizes que tem gostado das informações que postamos, a intenção é justamente poder orientar da melhor forma possível.
Obrigado! Que Deus possa abençoá-los sempre,grande abraço á todos profissionais da Qualimplan.
Olá , fiz dois implantes na parte inferior da boca a mais ou menos 1 ano , um ficou firme desde o dia do implante , o outro ficou mole e me lembro que o cirurgião até fez colocação de pó de osso na cirurgia e fixou este dente no outro com massa , mas de maneira provisória .Quando retornei algum tempo depois tipo 1 mês , o cirurgião não atendia mais naquela clínica e não deixou endereço , mesmo assim o encontrei na internet e ele me falou que estava atendendo no Tatuapé que iria me marcar uma consulta lá , mas só desconversou e nunca marcou esta consulta , o pior é que outros dentistas não querem mexer no dente e não fazem nem limpeza , dizem que tenho que retornar no dentista que fez o implante , mas perdi a confiança totalmente neste senhor . O QUE FAZER ?
Atenciosamente Gilson
Boa Tarde Gilson,
Deixe-me ver se entendi o implante que estava com mobilidade foi fixado no dente ou no implante ao lado? Existem diversas formas de retenção provisória, mas no seu caso como já tem algum tempo que realizou o implante, agora buscamos uma solução definitiva para que você possa ter conforto para se alimentar e sorrir.
O ideal é que você procure por um especialista para que possamos fazer uma radiografia e entender melhor seu caso e assim poder ajuda-lo, em algumas situações só com o relato do caso sem um exame clínico fica difícil de precisar o que esta te acometendo. Estamos a disposição e nosso horário de funcionamento é de segunda a sextas das 8 as 20 horas e aos sábados das 8 as 18 horas. Nossos avaliadores são implantodontistas e também temos aqui mesmo na clinica a possibilidade de realizar uma radiografia panorâmica então no mesmo dia que vier terá seu diagnóstico.
Atenciosamente
Dra Talitha
tenho um enplante na parte da frente tem ums dois anos e depois de uma queda bati com inplante no chão e depois ficou mole queria saber que fazer existe a posibildade de ele voltar ao normal sozinho
O indicado é que você não aguarde a resolução da mobilidade sem antes procurar um profissional. O melhor é consultar um especialista em implantodontia e realizar uma radiografia para avaliar o caso.
Atenciosamente
Dra Talitha
E normal uma pequena mobilidade no parafuso que fica por cima do implante ?
Sim é comum, mas não quer dizer que se pode deixar dessa maneira. Nesses casos, ao perceber o inicio da mobilidade deve-se procurar um especialista em prótese ou Implantodontista para se realizar o torque, que seria o aperto desse parafuso. Deixar a prótese com mobilidade pode causar problemas de inflamação gengival, problemas com o parafuso ou até ósseos.
Atenciosamente
Dra Talitha
Olá, coloquei implante com enxerto osseo na parte superior/frente em Setembro de 2018, um mes após tiveram que empurrar o implante, pois parecia cedendo. Novembro ok, Dezembro ok e agora (janeiro) voltei com uma radiografia que constava tudo otimo, mas ao retirar o parafuso, tipo um teste, o implante saiu junto, infelizmente ainda está solto, porem o osso está ok.
O dentista que retirar o implante e colocar um maior para preencher o espaço que tem e se não der certo vai deixar sem nada até que meu osso reintegre naturalmente,
Acha o procedimento correto?
O que aconteceu é normal? Depois de 4 meses ainda estar solto?
Pode ser erro ao perfurar o osso?
Se puder, aguardo seu retorno.
Grata
Ola Fatima, procedimentos de enxerto são realmente processos longos de cicatrização. Sim existe uma porcentagem de implantes que podem ser perdidos e dificilmente ocorrem por erro de perfuração. Normalmente enxertos são mais delicados e por este motivo nem sempre fixam o implante na primeira cirurgia. O implantodontista irá diagnosticar o melhor a se fazer, se aguardar para colocar o implante ou colocar já imediato a remoção do implante perdido.
Bom dia
a 2 anos coloquei um implante dentario no valor de 10.000,00 e o mesmo amoleceu, na panoramica deu perda óssea.
Vai ter que refazer o Implante, a minha pergunta é:
Quem paga pelo novo implante ??
A culpa é minha ou do dentista? prejuizo grande .
Olá Sarah. A perda óssea é um processo que pode se dar por diversos fatores, entre eles a periimplantite, que é o acumulo de tártaro nos implantes. Não podemos dizer que é comum no período de 2 anos , mas pode acontecer. Não posso dizer a você quem deve pagar pelos implantes, pois não sei como foi feito seu contrato e qual o acordo que tiveram quanto a cirurgia, mas o que posso dizer é que se os implantes ficaram fixos por 2 anos, dificilmente o erro foi técnico provavelmente o fato se deu por periimplantite ou até por causas na mastigação, contatos prematuros. O melhor é você consultar o seu implantodontista para saber as causas e assim evitar que aconteça novamente.
Fiz um implate a 1 mês.. ele visivelmente não mexe porém sinto ele mexer bem pouco lá dentro.. isso é normal ou tenho q procurar o dentista?
Olá Raphael, primeiro passo é não tocar no implante, nem com a escova nem mexendo. O processo de osseointegração é delicado e acontece lentamente. Caso esteja sentindo a movimentação sem tocar, ai sim te aconselho a procurar seu implantodontista.
É normal a coroa do implante cair constantemente? Vou pelo menos 4x ao ano recolocar. Tô cansada de ir ao dentista colar. Resolvi pelo implante porque achei que era fixo definitivamente. Será que tem relação com bruxismo? o que posso fazer? Obrigada!!
Olá Valdirene, não é normal que a coroa do implante saia facilmente. Existem 2 tipos de coroas sobre implante, as parafusadas e as cimentadas, para cada uma delas existe uma técnica diferente para fixação da coroa ao implante. Agora se você tem bruxismo sim isso pode ser um fator que está contribuindo para isso ocorrer. O ideal a se fazer é controlar o bruxismo, através do uso de placas como também do ajuste oclusal, ou seja, não permitir que a coroa esteja com contato prematuro durante sua mastigação. Para isso procure um especialista em prótese dentária que poderá diagnosticar e buscar a melhor solução.
Olá ,fiz o implante de dois dentes da frente,correu tdo bém ,passado 6 meses retornei pra colocar o provisório ,problema q o dente está mole ,isso é normal ? Qto tempo tenho q ficar com esse provisório , ?
Ola, agradecemos sua pergunta!
Bom cada profissional trabalha com uma conduta de atendimento e cada sistema de implante requer um tempo diferente de espera para a fixação do implante ao osso, o que chamamos de osseointegração. Mas convencionalmente o período para aguardar é de 6 meses para a região superior e 5 meses para região inferior. Após esse período o implante já estaria apto para instalação da coroa definitiva. Pode ser que no seu caso o seu especialista esteja realizando outra técnica, por exemplo, condicionamento gengival entre outros e por este motivo o melhor a se fazer é tirar a duvida diretamente com seu implantodontista. Quanto ao provisório estar “mole”, não é habitual que aconteça o ideal é que você o procure para maior fixação da coroa.
Boa noite, tenho algumas dúvidas.
É normal sentir dor com o dente provisório?
É normal o dente provisório estar com sensação de mole? É normal sentir dor ao comer algo forçando o dente provisório? Outra dúvida o dente provisório ficou com o parafuso um pouco incômodo ao passar a língua quando colocar o fixo vou ter mais resistência? E quando colocar o fixo o parafuso ficará na parte interna? Ou externa do dente?
Outra coisa no meu caso foi preciso colocar osso pq eu nao tinha porém o dente provisório estar alto e a gengiva ficou muito alta nesse caso o recomendado seria um encherto gengival? Meu dente provisório estar alto quando colocar o fixo será q ae alinhará mais?? Desde já agradeço!
Ola Joelma, primeiramente agradecemos sua pergunta.
Não é comum sentir dor ao mastigar com a coroa provisória e também não é comum sentir incomodo ao passar a língua. O que é importante salientar é que enquanto não estiver com a coroa definitiva, ou seja, estiver aguardando o período de fixação do implante ao osso que é chamado de osseointegração, não se deve fazer força na mastigação da região operada, assim como também não se recomenda tentar balançar ou fazer nenhuma força além da escovação. Isso porque para a completa osseointegração é importante que o tecido que envolve o implante esteja em repouso para completa cicatrização, isso engloba osso e gengiva pei-implantar. Então se mesmo em repouso, sem forçar o provisório você sente dor ou algum incomodo é importante procurar seu implantodontista. Quanto a coroa definitiva, esta fica bem fixa e é retida ao implante por meio de torque que é o aperto do parafuso da coroa e sim o parafuso fica na parte interna e nada aparente a coroa tende a ficar bem bonita e reproduz a estética dos dentes naturais. Quanto a altura da sua gengiva existem várias possibilidades então tentarei resumir para que você entenda. Podemos fazer uma analogia e pensar na gengiva como “tapete de osso”, ou seja, onde há osso existe gengiva recobrindo, mas quando se tem perda óssea a gengiva acompanha e recua e apresenta essa característica assim “alta”. Em alguns casos se recomenda o enxerto gengival e em outras se faz uma coroa mais longa para compensar a ausência e se pode também lançar mão do uso de gengiva artificial. É um caso bem específico e o mais recomendado é que você procure seu implantodontista para avaliar a condição gengival e te mostrar as possibilidades.
Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida com vcs.
Fiz um implante no dente da frente, faz uns 3 anos, porém, no mesmo dia que o dentista colocou o definitivo ele caiu. O dentista só atendia na minha cidade uma vez por mês, para não ficar sem dente outro dentista colou, mas depois disso o mesmo dentista que fez o procedimento não voltou mais atender na minha cidade. Fiquei com esse prejuízo, ainda não procurei outro dentista pq estou sem condições financeira de arcar com outro tratamento. O chato é que ele cai todo m~es e tenho que colar. Dessa forma vou ter que refazer tudo de novo ou só mesmo mudar a coroa?
Bom dia
Para responder sua pergunta vou precisar te dar várias alternativas, isso porque não consigo fechar um diagnóstico somente pelo seu relato o ideal seria uma avaliação e um exame radiográfico para entender um pouco melhor. Vamos lá a coroa sobre implante pode ser de 2 tipos, parafusada ou cimentada. Em ambos os casos não é comum que solte tantas vezes. O problema normalmente esta na coroa e não no implante, então bem provavelmente se seu implante estiver bem posicionado em avaliação radiográfica o indicado é fazer nova coroa. Em alguns casos, poucos pode existir algo danificado na rosca interna do implante. Nesses casos a solução é um pouco mais complexa e demanda usinagem de novo componente. O mais indicado é que você procure um especialista em implantodontia para solucionar enfim o caso desta coroa sobre implante.
oi meu nome é Cida Oliveira boa tarde tudo bem fiz um implante ha 6 anos e agora essa semana um dos meu implante se soltou tem como Recuperar meu implante
Olá Cida, obrigada por sua pergunta. Se o que se soltou foi a coroa do dente que fica sobre o implante, sim é possível recuperar. Normalmente as coroas sobre implante se prendem por duas formas, ou parafusadas ou cimentadas e qualquer um desses sistemas permite a recolocação da peça.
Agora se o que se soltou foi seu implante, o parafuso de titânio que fica parafusado no osso, esse deverá ser refeito, ou seja nova cirurgia.
Olá tenho uma dúvida. Em média de 04 meses fiz um implante e aguardei 30 dias pra colocar o dente, segundo a dentista já o dente de porcelana. Nesses 04 meses já fui umas 06 com ela pra apertar pois o dente fica dançando na minha boca, pergunta…o problema pode ser no dente ou no parafuso? Pois percebo o dente encaixado mas ao tocar vejo meio que o parafuso fica balançando. Pode me ajudar?
Olá Marília
Agradecemos o seu contato. Realmente o problema pode estar na coroa ou no implante. Através do seu relato o mais provável é que seja na coroa, mas especificamente no componente que é o elo de ligação entre coroa e implante. O ideal é que você converse com seu dentista e através de radiografia tentar averiguar a adaptação do componente. Podem ser vários fatores como torque, adaptação, interferência de contato oclusal, ponto de contato, entre outros por isso é importante a avaliação clínica e radiográfica
Bom dia.
Coloquei o parafuso de implante a uma mês, tive muita dores durante procedimento, e após. Tomei vários remedios fortes e retornei ao dentista várias vezes. Também fui na emergência clínica por 2x devido as dores. Depois de 10 dias tomando tilex, dipirona e amoxilina de 850 e profenid passaram as dores. Mais pra minha supresa, meu parafuso do implante caiu há dois dias, estou desesperado. Durante esses 5 dias tive muitas dores de cabeça e na nuca, muito fortes, fui parar na emergência duas vezes, fiz tomografia e não deu nada. Acho que pode ter correlação com a soltura desse implante, o que você acha?
Desde já, agradeço pelo seu carinho e dedicação em ajudar a gente, mesmo não sendo seu cliente, ainda né, rs. Obrigado querida.
Olá Dagval
Primeiramente agradeço seu contato e lamento em saber que sentiu tantas dores. A saúde não é uma ciência exata e por este motivo muitas vezes não conseguimos prever os acontecimentos, mas a partir deles podemos dar um prognóstico melhor para a continuidade. Através do seu relato vou tentar responder suas questões, lembrando que uma avaliação clinica e de exames é fundamental para conclusão do diagnostico. Muito provavelmente você sofreu uma rejeição do implante, não é um fato comum que acontece a todo tempo mas é possível que ocorra. Em casos mesmo fazendo exames laboratoriais prévios para constatar um estado de saúde geral adequado, tomando a medicação profilática e usando um ambiente estéril como também os instrumentos fatos de rejeição podem acontecer. O que provavelmente se deu foi uma reação inflamatória do organismo com o intuito de expelir o implante, pois de alguma maneira o organismo entendeu o implante como um corpo estranho. O melhor a se fazer é aguardar sua recuperação e também do seu tecido ósseo e proceder novamente com as etapas de exames laboratoriais como hemograma, glicemia, cálcio, creatinina, coagulação entre outros para se assegurar de sua saúde geral. Após realizar novos exames de imagem para avaliar a situação óssea. Lembrando que é fundamental que a área do implante não fique comprimida, por exemplo, por próteses mal adaptada. Espero ter te ajudado, como disse não acontece com todos, mas existe um percentual de implantes que rejeitam.
Boa noite !!! Fiz um implante e depois de um ano . tive que voltar ao dentista porque o parafuso afrouxou. Foi apertado, dado o torque e em uma semana, folgou de novo. Voltei e foi dado um novo reaperto. Duas semanas se passaram e folgou novamente. Voltei , trocou o parafuso e novo aperto. Recomendou que eu nao mastigasse do lado do dente implantado.
Agora , passado 20 dias, sinto o implante se mexer, ou seja, provavelmente folgado mais uma vez. nao existe nenhuma maneira de fixar melhor esse parafuso ? Uma cola, uma arruelinha de pressão ? O implante so vai servir de estética , ja que a mastigação do lado dele está sendo limitada.
O que pode ser feito ? o que ha de novidade para esse problema que deve ser muito comum ? Grato
Ola Yan
Obrigada pelo seu contato. A realização de torque devido ao afrouxamento do parafuso é comum depois de algum tempo, mas após o torque a coroa deve manter-se estável. O que pode estar acontecendo é algum problema de desadaptação da coroa, sendo o parafuso ou mesmo o hexágono que constitui a parte interna da coroa. Existem alguns sistemas de implantes diferentes sendo eles hexágono externo, interno ou cone morse e dentro dessas áreas existem diversas marcas. Para o caso de coroas unitárias o hexágono externo seria o mais provável de ocorrer o afrouxamento não sendo muito indicado para esses casos. Mas quanto a cimentar, só é possível se o sistema utilizado for de cimentação caso não seja só será possível parafusar. Esse fato é fácil de você entender, se sua coroa tiver um orifício no centro que é fechado com resina, sua coroa é parafusada, já se sua coroa não tiver entrada externa para parafuso ela é cimentada. O ideal é radiografar e observar como esta a adaptação, existem casos que até as roscas internas do implante podem espanar, por isso converse com seu especialista para chegarem a uma conclusão
Fiz implantes dentários na arcada superior nos dois lados, agora depois de 02 anos
os implantes do lado direito amoleceram e depois de 01 mês caíram. É comum acontecer?
Terei que refazer todo procedimento? ou já que tenho a prótese e sinto o parafuso na
minha gengiva é somente colocar e apertar novamente?
Não tive nenhum tipo de rejeição, nem dor, absolutamente nada, quando a implantação
somente isso aconteceu agora e me preocupa que aconteça com o lado esquerdo.
Obrigado!
Flávio
Ola Flavio
Através de sua descrição o que me aparenta ter ocorrido é afrouxamento de parafuso da prótese, por isso sentiu um início de mobilidade e logo depois as coroas soltaram. O fato do parafuso da prótese perder o torque é comum e passível que aconteça, nesses casos a recomendação é que você busque o quanto antes atendimento para ser dado novo torque e voltar a coroa em posição. No seu caso como o reaperto não aconteceu, a coroa sobre o implante soltou. Com o tempo é comum que a gengiva que fica envolta do implante se feche novamente e para isso deverá ser feita a reabertura, que é uma pequena cirurgia para exposição do implante e assim ser possível dar novo torque a coroa. Caso a plataforma do implante esteja toda exposta não será necessário reabertura. No mais é fundamental que você faça um exame de radiografia para confirmar se está tudo ok com seu implante. Espero ter te ajudado e minha orientação é que você mesmo com implantes procure sempre um especialista para consultas periódicas de 6 em 6 meses na qual será feita uma avaliação e assim prevenção de novas intercorrências.
Fiz um implante de prótese protocolo a 5 meses,sinto dores e toda vez que vou ao dentista por conta das dores ele diz que está solta,ele faz o aperto,a anestesia passa as dores continuam,ñ consigo comer e nem falar direito o que está acontecendo vcs podem me ajudar? Fiz pra ter qualidade de vida,e agora estou tomou anti.depressivo por conto desse procedimento.Me ajudem.
Olá Regina
Através do seu relato podemos imaginar o desconforto que está sentindo realmente. Bom se eu entendi bem, você já fez os implantes e instalou sua prótese protocolo recentemente certo? Em alguns casos é possível que o parafuso afrouxe e precisa ser feito o reaperto chamado de torque, mas normalmente esse procedimento não é doloroso a não ser que ainda tenha tecido gengival não cicatrizado em volta. Se for esse o caso é possível sentir dor momentânea e essa cessa minutos depois do procedimento. Agora se a dor é persistente é necessário que se faça um exame radiográfico e o implantodontista possa avaliar para saber se o implante tem algum comprometimento. No mais o que posso dizer é que o tratamento reabilitador de protocolo traz conforto e segurança para mastigação e se não é o resultado que você obteve é importante procurar seu especialista para buscar uma melhor solução.
Pela tomografia foi constatado que nao possui osso para implante. O dentista sugeriu implantar no Forame. Estou com muita duvida. É válido esse local para o implante ? Quais os perigos ? Quais vantagens e desvantagens ? Obrigada
Olá Aurea
Primeiro obrigada por seu comentário, ficamos felizes em poder colaborar com as duvidas especialmente com esse assunto que ainda é desconhecido por muitos. No caso em que me relata acredito se tratar do forame nasopalatino, essa técnica é bastante utilizada para pacientes edentulos, ou seja que não possuem mais dentes e que a maxila, parte superior do maxilar que abriga os dentes já esta bem fina, conhecida como atresia. Essa técnica consiste no esvaziando do forame gerando assim um comprometimento do plexo nervoso, mas no caso de pacientes edentulos não caracteriza um problema já que não comprometerá sensibilização como poderia se houvessem dentes a serem nutridos por esse plexo nervoso e vascular. O que se deve avaliar então é que em casos de extrema reabsorção óssea, o uso dessa estrutura se faz necessário para permitir a reabilitação com a colocação de implantes. O meu conselho é que você tire todas as duvidas que ainda tiver com seu especialista para avaliar os pós e contras e assim julgar se está disposta a fazer o procedimento. A literatura apresenta muitos casos de sucesso, mas o mais importante é que você faça o procedimento com confiança e segurança. Espero ter te ajudado.
Boa tarde.
Realizei um implante em 2015. A cirurgua foi coberta pelo meu plano e fiz em um hospital cedada gracas a Deus . As proteses paguei 1p mil. Foi feito ate empréstimo p condeguor realuzar este sonho. Foram 2 pinos com 4 dentes na frente 1 pino do ld esquerdo com 1 dente, 2 pinos ld direito com 3 dentes. Tds duas laterais ficaram moles e o dentista sofreu p retirar pq nem.ele sabe o pq cimentou e não so parafusou. Agora o da frente estão super moles e depois de tanto reclamar ele remarcou p ve. Sendo que primeiro disse que dividiria a despesa cado a prótese quebre. Depois voltou atrás e disse que o erro era dele. Pq colocou cimemto e nao parafusou. Sera que se quebrar fico sem dente? Na época foi feito enxerto e ele disse que teria de ser uma placa. Se o plano cobriu pq não foi colocado a placa na frente?
Olá Wilma obrigada pela sua pergunta. As próteses sobre implante podem ser realizadas de 2 maneiras, parafusadas ou cimentadas. Normalmente se faz a opção por prótese cimentada em casos no qual a estética é fundamental, para que a aparência seja de um dente completo sem o orifício de passagem do parafuso ou até pela posição do implante que impede que a prótese seja parafusada, pois neste caso o orifício do parafuso por exemplo poderia sair na vestibular do dente que é a parte frontal. As próteses parafusadas são as frequentemente mais realizadas, pois permitem uma reversibilidade, por exemplo quando ocorre o afrouxamento do parafuso como você citou, seria somente acessar a cabeça do parafuso da prótese e dar novo aperto conhecido como torque. Vale lembrar que nem por isso é errado realizar próteses cimentadas, somente fica a critério da indicação de cada caso. Quanto a soltar uma prótese cimentada isso realmente é difícil e em casos pode fraturar ou precisar ser segmentada, nesse caso o ideal é providenciar previamente um dente provisório para que você não fique sem dentes. Espero ter te ajudado.
Olá bom dia fiz uma tratamento e coloquei pino coroa a exatamente 1 ano só que minha faceta e de porcelana e está amarela já e eu vi hoje tá mole isso é normal
Olá Mari, no seu comentário existe 2 questões. Uma é o fato de a porcelana estar amarela pois isso não é comum, a porcelana possui características químicas e mecânicas que preservam sua cor, obviamente se falarmos de casos de muitos anos essa cor tende a alterar, mas em um prazo de 1 ano como você me descreveu o comum é termos estabilidade de cor. E outra questão é sobre a mobilidade, precisamos entender se sua coroa é sobre dente, com um pino interno a raiz, ou se é sobre implante. Em ambos os casos a mobilidade não é comum e recomendo que você busque o quanto antes um profissional especializado em prótese dentária para fazer um exame clinico e radiográfico para diagnosticar seu caso. Estamos a disposição e espero ter te ajudado.
Boa tarde,
Minha mae fez protese fixa a quase 3 anos, vez a ultima manutenção a poucos meses e foram trocados os parafusos, agora estava com dor e ao voltar no dentista, ela perdeu 3 dos 4 implantes. Isso pode ter ocorrido devido essa troca de parafusos?
Ola Ana
O fato da troca de parafusos é somente para fixação da coroa ao implante. O implante possui duas rocas, uma externa e outra interna. Os parafusos trocados foram da rosca interna que não tem relação com a fixação do implante ao osso. A força do torque aplicado para essa fixação também não é capaz de causar a perda do implante. O que se deve avaliar é a radiografia atual e as antigas para que se possa constatar a perda óssea ao redor dos implantes que foi a provável causadora da perda dos implantes. A perda óssea nesse caso conhecida como saucerização, pode ocorrer por motivos como tártaro ou até por conatos oclusais inadequados. O ideal a se fazer nesse momento são exames de radiografia e tomografia para analisar a condição óssea e assim realizar novos implantes.
Bom dia. Fiz um procedimento de levantamento de seio e colocação do implante há seis dias e hj percebi que o implante está mais visível e se move. Corro o risco de perder esse implante? Teria que fazer todo o procedimento (implante e levantam ) novamente… estou muito preocupada. Obrigada.
Olá Fernanda
Sim é possível que o implante fique um pouco exposto, mas nesse caso seria bom procurar seu cirurgião para que ele possa avaliar, afinal ele sabe o que esperar já que em alguns casos é difícil de se aproximar as bordas da gengiva então fique tranquila. Quanto a mobilidade é esperada já que fazem apenas 6 dias. O importante é que você não toque no implante e que não tenha nada o comprimindo como por exemplo próteses. Então o recomendado é que você procure seu cirurgião e aguarde o período de osseointegração. Espero ter te ajudado
Coloquei um implante ah 3 anos só que está mole o que devo fazer …será que vou perder o implante.?terei que refazer tudo ?
Olá Thaina, agradecemos o seu contato. Na maioria dos casos a mobilidade da coroa sobre implante está relacionada com o desaperto do parafuso interno que faz a união da coroa ao implante. Se for este o caso é simples, requer somente o torque da coroa, mas é importante lembrar que sempre ao perceber uma mobilidade você procure o quanto antes um especialista, pois a mobilidade pode causar perda óssea. O ideal então é realizar uma radiografia para ver como está sem implante, mas nesse momento fique tranquila e procure sempre um especialista. Espero ter te ajudado.
Boa noite!
Fiz um implante a mais ou menos 20 anos com enxerto, pois havia uma leve perda óssea. A mais ou menos 1 ano começou a sair pus no local do implante, logo procurei um profissional que me orientou a trocar o implante , uma vez que o mesmo estava infeccionado e havia uma perda óssea significativa. Fiz a cirurgia com enxerto no final do mês de junho de 2019,retirei os pontos 10 dias após a cirurgia. Com 15 dias após a cirurgia senti o dente mole , marquei uma consulta de revisão com cirurgião e para minha surpresa tive que fazer uma nova cirurgia de emergência ,pois segundo o profissional ao redor do pino havia crescido “carne” ao invés de osso , como se o organismo estivesse reconhecendo o implante como corpo estranho .. Retirei o implante e refizemos o enxerto . Minha duvida , pode acontecer ? fiz o implante com carga imediata e pelo que foi me passado o implante foi bem fixado e apertado mais que o habitual para que não tivesse problemas na colocação da prótese.
Meu receio e de que tenha havido algum tipo de erro por parte do cirurgião ou ate mesmo que tenha sido usado materiais de baixa qualidade..
Estou muito apreensiva….pois terei que refazer a cirurgia para colocação do pino.
Olá Cristina
Obrigada por sua pergunta, entendemos que neste momento ao necessitar submeter-se a uma nova cirurgia você se sinta apreensiva, mas fique tranquila, pois isso pode acontecer. Toda cirurgia de implante tem uma porcentagem mínima de não dar certo e acontecer como você nos relatou, não osseointegrar ou seja não ter osso em volta do implante e esse fato pode se dar por inúmeros fatores, mesmo tomando medicação prévia, fazendo exames, com bom torque do implante enfim causas que não são explicadas neste momento. O mais importante é que seu cirurgião tomou a atitude correta e rápida em fazer esse diagnostico e repetir sua cirurgia. Fique tranquila agora e aguarde o tempo necessário para cicatrização. Desejamos a você uma ótima recuperação.
Olá!
Fiz uns impantes e depois depois de um ano e três meses os implantes estavam moles, o dentista falou que eles ainda iria chegar a osseointegração e que o osso estava recuperado gradativamente, é possível que ocorra a osseointegração??
Obrigada..
Olá Evanice obrigada pela sua pergunta. O tempo de osseointegração é diferente dependendo da técnica utilizada, material e até do osso. Sendo maxila o prazo máximo é de aproximadamente 6 meses e na mandíbula 5 meses. Seria bom conversar com seu dentista quanto ao tipo de técnica e implante utilizado. Mas o que encontramos na literatura em grande maioria são os prazos que te passei acima. Espero ter te ajudado.
Meu implante ficou mole a mesma profissional apertou novamente já está mole de novo e tô sofrendo de ansiedade e fique mordendo toda hora um dente no outro isso é péssimo tô tentando achar um outro profissional pra cuidar
Olá Nara, agradecemos seu contato. Na maioria das vezes esse é um problema de resolução simples. O torque deve ser realizado de acordo com as características do parafuso utilizado para fixação da prótese. Como você não nos relatou em quanto tempo afrouxou pela segunda vez é bom lembrar que esse processo pode se repetir, todo parafuso é passível, mas alguns fatores podem ser isolados como por exemplo os contatos entre dentes estarem ideais para evitar esta condição. Espero te ajudado.
Depois do implante ficou uma ardência na gengiva, mas nao e todo dia.
Isso é normal em alguns casos?
Olá Andrea, obrigada por sua pergunta. A dor assim como a ardência são provenientes da compressão gengival. Dependendo da região em que é sua coroa sobre implante, essa compressão propicia uma melhora na estética gengival e pode ser este o planejamento do seu profissional. Obviamente se a dor esta intensa não é indicado que você se mantenha assim e minha recomendação é que você converse com ele para que tudo se resolva
Coloque implante sempre que como alguma coisa meu implante dói porq?
Ola Valeria
É importante avaliar tanto clinicamente observando os contatos oclusais como também observar no exame radiográfico como está a osseointegração, implantes não tem ligamento periodontal e por este motivo não costumam doer. Aconselho a procurar seu especialista para realizar um diagnostico preciso para o caso. Espero ter te ajudado
Fiz um implante superior há uns 4 anos e desde que foi colocada a coroa , a mesma ficou folgada. Ela gira um pouco e de uns dias pra cá tenho sentido uma pequena dormência na região do rosto, acima do dente. Eu sempre comentava isso com o cirurgião e ele tentava retirar a coroa para colocá-la de novo, mas não conseguia. Ela estava folgada, mas não saía. Ele achou por bem não forçar mais, pois podia quebrá-la. Como eu não sentia nada e no local, visualmente, ele viu estava tudo certo, não viu necessidade de preocupação e que podia deixar assim mesmo. Que não teria maiores problemas. Só a sensação de folga é que é meio estranha. Porém com essa sensação de dormência que estou sentindo ultimamente, eu fiquei meio receoso. Não sei o que fazer?
Ola Denis Obrigada por sua pergunta. O fato de a coroa ter mobilidade gera bastante desconforto, mas é importante lembrar que a coroa pode ser parafusada ou cimentada, provavelmente seja cimentada e por este motivo é difícil a remoção, pois nestes casos o parafuso interno afrouxa, mas o cimento permanece colado a coroa. Quanto a sensação de dormência provavelmente não tem relação com sua coroa sobre implante em todo caso é importante fazer um exame de panorâmica para avaliar.
Fiz um implante dentário há cinco anos e agora começou a doer e então fui ao dentista que realizou o implante e ele disse vc perdeu o implante, então ele retirou o implante, então estou querendo saber sobre os meus direitos pois o dentista está querendo cobrar para fazer implante dentário de novo
Ola Esmeralda. A informação que seu dentista te passou está correta. O implante não é um produto que possa ter garantia, é sim um tratamento realizado e que precisa de manutenções periódicas assim como nossos dentes naturais. Da mesma forma que podemos perder dentes, os implantes também podem ser perdidos, não por cárie, mas por exemplo pelo acumulo de tártaro que é a doença periodontal entre outros problemas. Quando digo manutenção me refiro a consultas periódicas de prevenção para que caso algum problema seja diagnosticado ele possa ser resolvido. Então implantes podem ser perdidos e se isso acontecer você deve proceder com um novo tratamento. Espero ter te ajudado.
Meu implante da protocolo um deles o profissional já fez duas furações , porém sinto dor ele não dá osteointegracao o que posso fazer , o profissional disse que é normal mas sei que não é ele deu novo aperto mas estou com dor.me ajudem por favor.
Ola Nelson, sei que essa situação é bastante desconfortável, mas o que seu profissional disse é uma realidade e é comum acontecer. Em uma cirurgia, por exemplo, de 6 implantes pode acontecer de 4 implantes osseointegrarem e outros 2 não, ou até vice e versa. Isso porque mesmo isolando fatores como infecções, fazendo uso de medicações é possível que aconteça a não integração. E o que é importante em se dizer é que não representa um insucesso já que os demais realizados no mesmo momento tiveram uma osseointegração adequada. O que se deve fazer quando acontece a perda de um implante é aguardar realizar novos exames de imagem e fazer novo implante. Quanto a dor é indispensável que esse fator seja resolvido e a medicação adequada ministrada. Espero ter te ajudado.
Boa noite fazem 2 anos que espero meus dentes de porcelana ficarem prontos são 7 implante juntos quando vou provar na hora do aperto da uma pressão e doi na gengiva e normal? E tem essa semana coloquei um individual doeu bastante no aperto que acho ser na gengiva, e está mole percebi hoje é normal uma semana depois…..Já mole
Ola Maria Jose. Quando o implante já osseointegrou e vamos iniciar a confecção das coroas, é realizada uma cirurgia chamada de reabertura. Nesse momento é feito um acesso até o parafuso de cobertura do implante e colocado um componente chamado de cicatrizador que irá cicatrizar toda gengiva ao redor do implante. Em alguns casos pode se sentir um desconforto que vem exatamente da região gengival que pode estar comprimida. Já para colocação da coroa pode se sentir também um desconforto, mas que deve ser passageiro. Quando a coroa afrouxa o tecido gengival pode invadir novamente a região e nesses casos é necessário novamente reabrir a região e remover o excesso gengival para se realizar um novo aperto a coroa chamado de torque. São acontecimentos relativamente comuns no processo de reabilitação, espero ter te ajudado.
Boa noite! Fiz enxerto osseo e implante no dentre canino e lateral, um do lado do outro. Sendo que perdi de cara o lateral, o dentista faz ele preso ao canino, na vdd fiquei com um implante segurando os 2 posições. Depois de 2 anos e meio perdi tudo. A pergunta é pode ser erro de como foi feito? Poderia fazer o enxerto e implante novamente? ou qdo se perde não é indicado realizar outro procedimento.
Ola Lilian
Primeiramente não é possível fazer um diagnostico através do seu relato, para isso é necessário um exame clinico além de exames complementares como radiografia, tomografia e exames laboratoriais, só a partir daí poderemos te passar um diagnostico. Na grande maioria das vezes é possível se fazer implantes, mesmo após uma perda na região, desde que a região apresente altura e espessura óssea adequada. A sustentação de 2 coroas sobre 1 implante é bastante comum e recomendado em alguns casos, portanto não existe erro nesta técnica . Minha orientação é que você faça novos exames para que possa avaliar a condição atual.
ola! fiz um procedimento de enxerto,so que ao colocar o implante ele disse que o osso estava muito mole,mas disse que nao havia problema pois o implante fixou,isso e verdade?
Ola Junior, os procedimentos de enxerto podem ser realizados com diferentes técnicas e diferentes materiais. A escolha da técnica e do material depende especificamente do caso de cada paciente e o resultado esperado para o enxerto também depende da avaliação realizada inicialmente. Minha sugestão é que você converse com seu implantodontista e tire eventuais duvidas.
Há 1 anos fiz implante dente superior bem em abaixo do nariz com enxerto.1 ano 5 meses depois foi colocado o dente provisório ficou por 1 semana e afrouxo e caiu. Um ano depis foi colocado o dente oficial 4 dias depois amoleceu e caiu e já coloquei pela segunda vez e não firma fica mole e acaba caindo.Tambem sinto um odor muito forte no local do dente implantado. Estou muito preocupada isso é normal.Acho que o dentista não é bom.Por favor me ajude.Aguardo muito obrigada.
Olá Nelci
Os implantes colocados em regiões ósseas que precisam de enxerto podem ter um prognóstico mais demorado para a colocação da coroa, já que nesses casos precisamos contar tanto com a maturação do enxerto quanto a osseointegracao dos implantes. O ideal é que você converse com seu dentista e juntos busquem a melhor solução.
Boa tarde, fim implantes em 2 dentes superiores frontais. No último sábado, dia 29)12 2019 fui colocar os tão esperados dentes e para minha surpresa, os dentes foram fixados com cimento. No dia seguinte ao comer percebi que um deles amoleceu e assim passei a noite de réveillon, completamente insegura, por medo do dente cair e muito insatisfeita. Existe alguma forma de reverter esse tipo de fixação para o parafuso?
Olá Maria de Fatima. As coroas sobre implante podem ser fixadas por 2 técnicas, cimentadas ou parafusadas assim como você descreveu.
Ambas técnicas são corretas e tem sua indicação que normalmente esta relacionada a posição dos implantes (na grande maioria das vezes determinada pela disposição óssea), estética e forças biomecânicas.
Quanto à coroa apresentar movimentação o ideal é que você procure seu cirurgião dentista para que ele possa avaliar, na maioria das vezes é um problema de simples solução, remove a coroa, torque no pilar e recimentação da coroa. Por este motivo o melhor a fazer é o dialogo, pois o profissional irá te apresentará os motivos para escolha dessa técnica e dessa forma poderão chegar a uma solução que te deixe confortável e confiante.
Fiz um implanta e incherto óssea e levantamento de seio coloquei os dentes agora fazendo um ano o dente amolece sinto que é o pino mesmo isso pode acontecer o que será vou passar pelo dentista amanhã nesse caso são 3 dentes sem do mesmo lado os molares superiores só os 2 últimos que foi feito encherto e levantamento de o outro encostado tem uns três meses que tive que tirar o dente e fazer incherto e depois de 1 mes ele colocou o dente provisório aí o do meio está praticamente solto mas os outros estao firmes obrigada espero uma resposta
Ola Josiene. A sua conduta foi corretíssima, ao primeiro sinal de mobilidade buscou seu implantodontista para avaliar a condição. Em casos de enxerto, principalmente levantamento de seio, a região tem a qualidade óssea comprometida e por este motivo o tempo que você me relatou deve ser aguardado para maturação do enxerto. Quanto a mobilidade o ideal é a avaliação clinica e radiográfica, pois na grande maioria das vezes ocorre apenas o afrouxamento do parafuso que suporta a coroa. Mas se nesse caso a mobilidade estiver em seu implante, será recomendado nova fase cirúrgica. Espero ter te ajudado.