Saiba mais sobre a campanha Novembro Azul e os cuidados com a saúde

4 minutos para ler

Todos os anos, há uma campanha dedicada à promoção do bem-estar masculino. Chama-se novembro azul e trata da prevenção do câncer de próstata e de outras doenças que acometem os homens. Durante a ação, diversas empresas, ONGs e instituições públicas unem-se para incentivar essa população a cuidar da própria saúde.

Tal iniciativa incentiva os homens a procurar o médico com regularidade. Desse modo, enfermidades são identificadas precocemente por meio de exames, o que aumenta o sucesso dos tratamentos. Além disso, o novembro azul ajuda a desmistificar os preconceitos em relação a alguns procedimentos.

Neste post, saiba mais sobre essa campanha, a sua importância e os cuidados necessários para ficar em dia com a saúde!

O que é novembro azul e qual a sua importância?

Novembro azul é uma campanha mundial criada para a promoção da saúde masculina. No dia 17 do mês, todo o mundo se mobiliza para alertar os homens sobre a importância de realizar o check-up anual e atentar aos sinais do corpo, principalmente devido ao envelhecimento.

A campanha novembro azul surgiu em 2003, na Austrália, com o propósito de estimular a prevenção e o diagnóstico precoce das enfermidades que mais atingem a população masculina. De quebra, essa iniciativa ajuda a acabar com o preconceito acerca de exames que identificam doenças na fase prematura.

Como um símbolo de mudança em relação à maneira como veem os cuidados com a própria saúde, muitos homens deixam o bigode crescer durante esse período. Tal ação é conhecida como movember, em que “mo” refere-se a moustache e “vember” a november, palavras inglesas para bigode e novembro, respectivamente.

Qual sua relação com a prevenção do câncer de próstata?

A campanha novembro azul está diretamente relacionada à prevenção do câncer de próstata, já que esse é o segundo tipo mais comum no Brasil. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), surgem aproximadamente 68 mil novos casos todo o ano e 15 mil homens morrem devido à doença.

Embora o câncer de próstata, em geral, atinja a população masculina a partir dos 65 anos de idade, a prevenção precisa se iniciar bem antes, aos 45. Quem tem histórico familiar da enfermidade deve ficar ainda mais atento, pois as chances de desenvolvê-la são maiores.

O diagnóstico da doença envolve dois tipos de exame. Um deles é o antígeno prostático específico (PSA), que possibilita sondar e estabelecer o melhor tratamento em pacientes em estágio avançado do câncer. Porém, é fundamental realizar, ainda, o toque retal, que dura segundos e é praticamente indolor.

Quais aspectos são abordados na campanha?

Confira, a seguir, quais são os principais tópicos tratados durante a campanha novembro azul!

Alimentação

Uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e nutrientes é essencial para o nosso bem-estar e para a prevenção de diversas doenças. Sendo assim, a iniciativa busca alertar os homens para a necessidade de incluir alimentos saudáveis na dieta e evitar as opções que fazem mal ao organismo, como as gorduras e as frituras.

Combate ao sedentarismo

A prática regular de exercícios faz bem à nossa saúde física e mental e, consequentemente, ajuda a proteger o nosso corpo de uma série de enfermidades. Por sua vez, um estilo de vida sedentário está entre as causas da obesidade, do diabetes e de problemas cardíacos, entre outros.

Realização periódica de exames

Para a prevenção do câncer de próstata e de outras doenças que acometem os homens e a população em geral, é fundamental ir ao médico periodicamente, sobretudo a qualquer sinal de que há algo errado com a saúde. Afinal de contas, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e contribui com o bem-estar e a qualidade de vida.

Agora, sim, você está por dentro do que é o novembro azul e sabe quais medidas tomar para prevenir as enfermidades que afetam o nosso corpo. Por fim, lembre-se de que os cuidados com a saúde bucal são tão importantes quanto os demais, pois preservam os nossos dentes e a nossa boca de diversas doenças, como a cárie, a gengivite e até mesmo o câncer.

E então, achou o post interessante? Que tal compartilhar essas informações importantes com outros amigos nas suas redes sociais?

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-