Mau hálito infantil: entenda as causas e tratamentos

4 minutos para ler

Você sente um cheiro desagradável sair da boca do seu filho com frequência? Esse é o principal sinal de mau hálito infantil. Pois é, a halitose não atinge apenas os adultos, mas as crianças também. Quando isso acontece é porque há algo errado com a saúde bucal ou até mesmo com o organismo dos pequenos.

Sendo assim, o primeiro passo é procurar o odontopediatra para investigar a causa do mau hálito e seguir com o tratamento adequado, pondo fim a esse desagradável problema. Contudo, antes de se dirigir ao consultório, é preciso distinguir a halitose do mau cheiro vindo da boca quando a criança acorda.

Neste post, vamos explicar o que é mau hálito infantil, quais as causas e as formas de tratamento. Veja!

O que é mau hálito infantil?

A halitose na infância é o mau cheiro vindo da cavidade oral das crianças. Cabe aos pais ficarem atentos ao problema, já que os filhos não conseguem perceber o odor ruim que sai de suas bocas. A procura por um profissional qualificado é essencial para tratar o mau hálito e evitar que a criança tenha problemas de relacionamento devido à halitose.

Quais são as causas da halitose nas crianças?

Seu filho está com a higiene bucal em dia, mas mesmo assim sofre de mau hálito infantil? Descubra, a seguir, as possíveis causas do problema!

Boca seca

Deixar de se hidratar, tomando cerca de dois litros de água por dia, pode levar ao que chamamos de boca seca. Tal condição é caracterizada pela baixa produção de saliva, essencial para neutralizar as bactérias causadoras de mau hálito.

Consumo de laticínios

Não estamos orientando os pais a deixarem de incluir os laticínios na alimentação das crianças. Contudo, o leite, por exemplo, contém aminoácidos dos quais as bactérias presentes na língua se alimentam, provocando mau cheiro na boca. Portanto, certifique-se de que seu filho realiza a escovação logo após a ingestão da bebida.

Amigdalite

A inflamação nas amígdalas é outra causa da halitose infantil — bactérias que atacam a região são as responsáveis pelo cheiro ruim. Você mesmo pode verificar se elas estão doentes, caso estejam bastante avermelhadas, inflamadas e/ou com manchas brancas.

Sinusite

A sinusite leva ao acúmulo de fluidos nas vias nasais e bucais e, consequentemente, à concentração de bactérias nessas regiões, gerando o mau hálito. Os principais sintomas da doença são secreção nasal, nariz entupido e dor de garganta. Atente para esses sinais.

Cáries

Restos de alimentos presentes na boca são transformados em ácidos pelas bactérias, levando ao aparecimento de cáries — estas, por sua vez, geram mau odor. Nesse caso, a halitose é provocada por falta de higiene bucal ou feita de maneira inadequada.

Como tratar o mau hálito na infância?

O tratamento do mau hálito infantil varia conforme a causa do problema. Se a origem for alguma doença bucal, será preciso agendar consulta com o dentista para saná-la. Depois, caberá à criança realizar a higiene corretamente a fim de evitar que a halitose se repita.

Já em caso de boca seca, como vimos, a solução é manter a hidratação em dia. Por sua vez, doenças como amigdalite e sinusite exigem o diagnóstico e o tratamento com profissional especializado, o otorrinopediatra. Com a criança devidamente medicada, elas tendem a desaparecer junto com a halitose.

Agora, você está ciente das causas do mau hálito infantil e das possíveis formas de tratamento. Lembre-se de que uma das maneiras de prevenir a halitose em seu filho é levando-o ao odontopediatra regularmente ou a qualquer sinal de que há algo errado com a saúde bucal dele. Estamos sempre à disposição.

Precisa de um dentista de confiança para examinar a boca do seu filho? Se sim, entre em contato com a Qualimplan já!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-