Coroa de porcelana: entenda como funciona e quando utilizá-la

6 minutos para ler

Uma das situações mais constrangedoras pelas quais podemos passar em relação à saúde bucal é a perda de dentes. O fato é que o sorriso é um elemento essencial da nossa autoestima e, por essa razão, a ausência de um dente pode prejudicar muito a nossa alegria e autoconfiança. Inclusive, o problema pode apressar o envelhecimento do rosto graças à perda óssea e ocasionar graves desconfortos ao falar e triturar alimentos.

Para evitar que isso ocorra, é necessário realizar uma reposição parcial ou completa do dente. Por tal razão, caso você tenha perdido um dente ou parte dele, não fique desesperado, as coroas no dente podem solucionar o seu problema. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é a coroa de porcelana?

Uma coroa no dente é um material fabricado principalmente para completar a ausência de um ou mais dentes na boca do paciente. Tal procedimento pode ser efetuado sobre um implante dentário, um dente já fraco ou também como uma ponte dentária.

São cimentadas no dente as coroas e as próteses fixas, ao contrário dos métodos móveis, como as próteses parciais removíveis e as dentaduras, que podem ser retiradas e lavadas todos os dias. Devido ao fato de serem cimentadas nos dentes já existentes ou em implantes, as próteses fixas e coroas apenas podem ser removidas pelo dentista.

Raramente há uma reação alérgica à porcelana ou a um dos metais usados para formar a coroa. Se utilizada para suprir a ausência de um dente, primeiramente o cirurgião dentista realiza o implante de um pino nesse local vazio, de modo que a coroa seja colocada e cimentada em tal pino. Porém, nos casos em que ela cobre um dente já enfraquecido, existe a necessidade de esse dente sofrer um desgaste para que ela o cubra, sendo cimentada nele também.

Há vários tipos de coroas dentárias, como as coroas de metal que podem ser compostas de materiais feito o níquel, o ouro, o cromo, entre outros afins. Veja outras categorias:

  • coroas de resina: apresentam um bom resultado estético, mas não têm alta durabilidade, assim podem se desgastar mais rápido com o passar do tempo;
  • coroas de metal: contam com extensa durabilidade, mas sem boa estética, por isso, são menos utilizadas;
  • coroas de cerâmica ou de porcelana: hoje em dia são as mais usadas, pois apresentam melhor resultado estético, com uma cor bem parecida com a dos dentes naturais.

Como funciona?

A coroa é usada para cobrir por completo ou apenas um pedaço da coroa original do dente afetado. Além disso, dá mais resistência ao dente danificado, podendo ser empregada para otimizar seu formato, sua aparência ou o alinhamento dos dentes. É possível também colocar uma coroa sobre um implante, oferecendo-lhe estrutura e formato similares com a do dente natural, com o intuito de que ele possa desempenhar suas funções normais.

As coroas de cerâmica ou porcelana combinam perfeitamente com a cor natural dos seus dentes. As ligas de metal e o ouro, o acrílico e a cerâmica são outros materiais utilizados. Essas ligas de metal são normalmente mais resistentes, se comparadas à porcelana, e podem ser indicadas para os dentes mais posteriores. Já a porcelana é unida a uma estrutura metálica e muito usada, geralmente, por ser mais atraente e resistente.

Qual a sua durabilidade?

Uma coroa de porcelana é de extrema relevância para manter a saúde bucal. Ela melhora a mastigação e ajuda na estética do sorriso, sendo feita para durar por bastante tempo. As coroas dentais são uma excelente alternativa a longo prazo, pois normalmente duram no mínimo 10 anos, aumentando a satisfação do paciente com o tratamento.

A porcelana é bem resistente, não somente à fratura, assim como a manchas e abrasão, além de ser bonita e se parecer com os dentes naturais. Logo, é um material superior a outros e conta com grande durabilidade como coroa dentária fixa sobre implante ou sobre o dente. Especialmente, a validade da coroa de porcelana ocorre devido a um bom planejamento do tratamento.

Passado esse período, a substituição e troca dessas peças pode ser recomendada. Veja alguns exemplos das condições que exigem a antecipação da troca:

  • retração gengival;
  • cáries e infiltrações;
  • ruptura do material do bloco de porcelana — difícil, mas pode acontecer;
  • grande desgaste da tonalidade e do brilho — mais comumente se o material escolhido para a coroa for de baixa qualidade e, com isso, mais propenso a ficar opaco com alimentos ácidos, arranhar com escovas de cerdas mais duras ou manchar com alimentos pigmentados.

A fim de fazer boas coroas, é essencial a utilização de técnicas avançadas, moldagem mais precisa e o material adequado.

Em quais casos as coroas de porcelana são utilizadas?

Seu dentista pode recomendar uma coroa para:

  • ligar uma prótese;
  • proteger um implante dentário;
  • restaurar um dente fraturado;
  • proteger um dente enfraquecido por fraturas;
  • tampar um dente deformado ou descolorido;
  • proteger um dente que tenha passado por um tratamento de canal;
  • substituir uma grande restauração quando não restar muita estrutura do dente.

A coroa ou prótese fixa pode ser indicada caso você tenha perdido um ou mais dentes. Algumas falhas ocasionadas por dentes faltantes podem provocar a movimentação de dentes remanescentes para os espaços vazios, causando uma mordida errada.

O desequilíbrio ocasionado pelo dente faltante também pode gerar gengivite e distúrbio na articulação temporomandibular. As próteses fixas são, em geral, usadas para substituir um ou mais dentes faltantes. Elas ocupam o espaço onde não existem dentes e podem ser cimentadas junto aos dentes naturais ou aos implantes próximos ao lugar vazio.

Como vimos, a coroa de porcelana é ainda a melhor opção, caso o dentista recomende a colocação de uma coroa dentária. Questione o tempo de duração do procedimento e o que você deve fazer para que ele seja um sucesso. A Qualimplan pode ajudá-lo, pois é a melhor solução em tratamentos com coroa de porcelana.

Viu como funciona a coroa de porcelana e quando utilizá-la? Então, não perca tempo e entre já em contato conosco para conhecer os nossos serviços!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-