O que é fluorose dental? Aprenda aqui as causas desse problema!

4 minutos para ler

 Ao longo da história, as cáries sempre se mostraram um grande problema de saúde — principalmente conforme as pessoas aumentavam o consumo de alimentos com mais açúcares. Com o surgimento do flúor, esse problema passou a ser tratado adequadamente, aumentando a proteção dos dentes.

Contudo, o seu uso excessivo pode causar uma disfunção chamada fluorose dental. Normalmente, ela não é tão ruim quanto a cárie, apesar de poder variar de uma situação mais leve para uma mais severa. Porém, os principais efeitos dessa doença estão relacionados à estética.

Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois vamos explicar as causas da fluorose, os seus riscos e como tratar esse malefício. Boa leitura!

Quais são as causas da fluorose dental?

Durante a infância e pré-adolescência, ocorre a troca dos dentes temporários para os permanentes. É nessa fase que o corpo humano está sujeito a absorver mais flúor do que deveria. Porém, o excesso desse consumo altera a estrutura dos dentes permanentes, ocasionando manchas.

O consumo de flúor pode ocorrer de diversas maneiras, como por meio de medicamentos, ingestão de creme dental, excesso de flúor na água etc. O excesso vai parar na corrente sanguínea, danificando os dentes permanentes.

Em relação à água, é importante esclarecer que os níveis de flúor são controlados pela companhia de abastecimento e disponibilizados para consulta na sua conta de água. Já sobre a ingestão de creme dental, lembre-se de que, apesar de ter sabor agradável e de não oferecer um risco iminente à saúde do seu filho, ele não deve ser consumido.

Como as crianças devem usar as pastas de dentes?

Talvez você esteja pensando que a forma mais simples de evitar a fluorose dental seria eliminar as pastas com flúor durante a infância do seu filho, certo? Bem, saiba que essa é uma péssima ideia.

Ao escolher cremes dentais com baixa presença de flúor, os pais aumentam consideravelmente as chances dos seus filhos terem cáries, uma doença mais grave e cujo tratamento é mais complexo que o da fluorose dental.

O segredo não está em eliminar as pastas com flúor, mas em usá-las adequadamente. Em crianças que ainda não cospem, a quantidade de pasta recomendada equivale a um grão de arroz ou menos.

Já as crianças maiores podem usar um pouco mais do produto. Contudo, evite exageros: nem mesmo os adultos precisam de quantidades grandes de creme dental, pois isso significa um desperdício do produto.

Quais são os tratamentos para a fluorose dental?

A fluorose se apresenta como manchas nos dentes, normalmente esbranquiçadas. Ela ocorre de forma similar em dentes homólogos — por exemplo, os caninos vão apresentar manchas parecidas.

Existem várias formas de tratar a fluorose, ainda que ela possa variar de muito leve a muito severa. Tratamentos de clareamento dentário e microabrasão podem resolver as manchas. O uso de facetas, também conhecidas como lentes de contato, também pode melhorar a estética dos dentes prejudicados pela fluorose dental.

Contudo, quem deve definir a estratégia de tratamento é o dentista, pois cada paciente é único e os graus da fluorose são diferentes, exigindo táticas distintas de pessoa para pessoa.

Como vimos, o excesso de alguma coisa pode causar danos à saúde — e, com o flúor, não é diferente. Apesar de ser o maior aliado no combate às cáries, o uso desse produto deve ser feito sem exageros. Não é a quantidade de pasta de dente que limpa os dentes, mas a escovação correta.

Será que seus amigos sabem da importância de evitar o excesso de flúor? Compartilhe com eles este artigo!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-