[Guest Post – 1k] Entenda a importância da alimentação na formação da Dentição Infantil

7 minutos para ler

A alimentação é um assunto extremamente importante em todas as fases da vida. Cuidar do que seu filho come pode ajudá-lo a se desenvolver melhor e com mais saúde. Mas, o que muitas pessoas nem imaginam é que esses cuidados também podem se refletir na dentição infantil.

Bons hábitos alimentares auxiliam na hora de garantir um sorriso bonito e saudável às crianças. Quer saber como? Continue a leitura!

Alimentação correta em todas as fases da dentição infantil

Aos 6 meses

A preocupação com a alimentação deve começar assim que apontarem os primeiros dentinhos no bebê.

Nesse período, é importante oferecer à criança sopas, papinhas e frutas e legumes amassados, incentivando a mastigação e ajudando a desenvolver corretamente o crescimento dos ossos da mandíbula e da maxila, além do amadurecimento da musculatura mastigadora e até o posicionamento correto dos dentes.

A alimentação adequada, além de favorecer o crescimento dos dentes, também auxilia no desenvolvimento de toda a estrutura da face, e assim tem um papel muito importante auxiliando funções como a deglutição, a fala e a respiração.

Vale à pena salientar que, quando o bebê tem a chance de mastigar e usar as suas gengivas endurecidas, o processo de nascimento dos dentes é menos doloroso. Assim, oferecer alimentos variados e passíveis de serem mastigados desde cedo ajuda tanto a formar o hábito alimentar da criança, como a desenvolver a sua saúde oral.

A partir de 1 ano

A partir dessa fase, a criança praticamente já desenvolveu a mastigação e, portanto, poderá começar a consumir alimentos mais consistentes, como frutas mais duras, legumes e até alguns pedacinhos de carne. Aos 3 anos, a criança já poderá ter uma alimentação variada.

Nessa fase é muito importante que os pais ofereçam itens mais duros para as crianças mastigarem, como cenouras e maçãs (que também são ricas em fibras). Esses itens ajudam a exercitar todos os músculos envolvidos na mastigação, além de serem importantes para o desenvolvimento de dentes saudáveis e fortes.

Outra dica importante é ofertar alimentos ricos em vitamina D, como vegetais verde escuro, salmão, sardinha, gema de ovo e o leite e derivados. Não se esqueça, ainda, de fazer com que a criança tome um pouco de sol, garantindo a fixação da vitamina D e do cálcio.

Por volta dos 6 anos

Essa é a época em que, geralmente, as crianças começam a trocar os dentes de leite pelos permanentes, se estendendo até os 12 anos, mais ou menos.

Nesse período, é muito importante evitar servir apenas alimentos moles às crianças e aqueles não exijam trabalho dos dentes. É fundamental oferecer uma dieta com alimentos fibrosos e que ajudem a exercitar a mastigação. Aproveite para ensinar o seu filho a mastigar bem todos os alimentos. A mastigação é muito importante nessa fase porque estimula o posicionamento adequado dos dentes permanentes.

Outra dificuldade nessa idade é a escovação. Com algumas “janelinhas” e com as crianças um pouco maiores, as chances de existir alguns “descuidos” com a escovação aumentam, bem como os riscos de cáries. Por isso, é fundamental orientar a criança quanto a necessidade da higiene oral após todas as refeições, criando hábitos e horários.

Outra forma de evitar o problema é oferecendo alimentos que ajudam a “limpar” os dentes, como os vegetais crus (pepino e cenoura) e as frutas (pera, maçã e melão). Esses alimentos conseguem remover as placas bacterianas que podem se alojar na parte externa dos dentes e levar a doenças orais.

Alimentos essenciais na infância

Independentemente da fase na qual o seu filho se encontra, existem alguns alimentos que sempre devem ser introduzidos, visando melhorar os hábitos alimentares e ainda ajudar na saúde bucal. São eles:

  • legumes e hortaliças que são ricos em fósforo, o qual, junto do cálcio, forma a estrutura dos ossos e dos dentes;
  • iogurte natural, leite, queijo e outros derivados são ótimas fontes de vitamina D e fosfatos, minerais essenciais para a formação dos dentes;
  • alimentos ricos em fibras, como a aveia, a granola e as frutas (mamão, figo, ameixa, pêssego, abacaxi, etc.) ajudam a limpar os dentes, evitando a formação de placa bacteriana;
  • pepino auxilia na produção de saliva, indispensável para a saúde bucal porque ajuda a limpar os dentes naturalmente e a remover a placa bacteriana;
  • frutas ricas em vitamina C, como morango, acerola, goiaba e também os legumes, como cenoura, ervilha e batata ajudam a manter a gengiva forte e saudável;
  • água com flúor é uma aliada dos dentes e pode ser encontrada tanto na água de torneira como em algumas águas engarrafadas (dependendo da fonte). O flúor também está presente em menor quantidade em alguns alimentos vegetais, como batata, feijão, tomate, lentilha, sardinha e cereja.

Alimentos que devem ser evitados na infância

A alimentação correta, além de ajudar no desenvolvimento da dentição infantil, também pode prevenir cáries e evitar problemas bucais. Alguns itens que devem ser evitados ou aparecer de forma moderada na dieta dos mais novos são:

  • amidos, como batata frita, pães, biscoitos, macarrão e outros produzidos com farinha branca que podem levar à cárie, já que costumam ficar mais tempo em contato com os dentes do que os demais açúcares;
  • açúcares naturais ou processados presente em doces, alimentos industrializados, goma de mascar, balas, pirulitos e também no açúcar puro usado para adoçar sucos, cafés e outros;
  • leite adoçado, mesmo na mamadeira quando a criança é pequena pode favorecer à chamada “cárie de mamadeira” que afeta as crianças mais novas que estão com os primeiros dentinhos nascendo;
  • refrigerantes, que são ricos em açúcar e ainda apresentam substâncias ácidas que conseguem corroer e desgastar o esmalte dos dentes, provocando a cárie infantil.

Todos esses alimentos agem basicamente da mesma maneira, oferecendo “combustível” às bactérias que vivem naturalmente na nossa boca. Elas acabam produzindo ácidos como resultado da “digestão” dessas guloseimas, que conseguem corroer o esmalte do dente e levar à formação da cárie.

Se a criança tem uma alimentação que prioriza itens que não ajudam a formar a placa bacteriana, e ainda faz a higienização correta dos dentes, esse processo não acontece e a cárie tem menos chance de se desenvolver.

A importância dos cuidados com a saúde bucal

Além da alimentação, é fundamental ter outros cuidados com a saúde bucal, como:

  • sempre escovar os dentes após todas as refeições, mesmo no caso dos bebês que ainda estão com os dentinhos nascendo (nesse caso, a mãe poderá usar uma fralda umedecida ou escovas próprias para essa idade);
  • ensinar a criança a escovar os dentes, usar o fio dental e ter bons hábitos de higiene bucal;
  • visitar o dentista assim que os primeiros dentinhos nascerem, respeitando o prazo para as visitas periódicas e garantindo que o desenvolvimento dos dentes e também dos ossos e dos músculos da face estão adequados para a idade.

Como você viu, a alimentação tem um papel muito importante no desenvolvimento da dentição infantil e toda a estrutura óssea e muscular que nos permite falar, mastigar e até respirar. O sorriso de uma criança depende muito do que ela come e dos hábitos que adquire ainda na infância, garantindo a saúde bucal também na fase adulta.

Você gostou deste conteúdo? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? É só deixar um comentário pra gente!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-