Entenda tudo sobre dentes

4 minutos para ler

Além de compor seu sorriso, os dentes têm como principais funções, prender cortar e triturar os alimentos. O ser humano adulto possui, normalmente, 32 dentes definitivos, divididos em cinco tipos diferentes, cada um com uma atribuição específica. Neste post você aprenderá tudo sobre dentes, para que possa, também, cuidar bem de sua saúde dentária.

\n\n

Tudo sobre dentes de leite

\n\n

Entre os seis meses e os três anos de vida, os seres humanos desenvolvem sua primeira dentição. São 20 dentes temporários, chamados de “dentes de leite”, 10 na mandíbula (inferiores) e 10 no maxilar (superiores).

\n\n

A partir dos seis anos de idade os dentes de leite começam a cair e darão lugar aos dentes definitivos. Normalmente, a troca está completa aos 11 anos de idade, e os últimos dentes de leite a cair são os molares decíduos.

\n\n

A estrutura do dente

\n\n

A estrutura básica de cada dente é dividida em três partes, que são:

\n\n

    \n

  • \n

    Esmalte: é o tecido mais rígido de todo o corpo humano. Mesmo assim, a camada externa do dente, sua superfície, pode ser danificada caso a higienização não for correta.

    \n

  • \n

  • \n

    Dentina: formada de diversos túbulos que vão direto para a polpa, a dentina é a segunda camada dos dentes, abaixo do esmalte.

    \n

  • \n

  • \n

    Polpa: é o tecido mole dos dentes, Situada abaixo da dentina, é nela que se encontram os nervos e vasos dentários.

    \n

  • \n

\n\n

Partes do dente

\n\n

Os dentes possuem três partes. A coroa é a parte visível, seu formato é que define a função do dente (por exemplo, nos dentes incisivos ela é mais afiada, para cortar os alimentos).

\n\n

Mas a maior parte do dente é sua raiz. Medindo aproximadamente dois terços do tamanho de cada dente, as raízes os mantêm fixados aos ossos da mandíbula ou do maxilar.

\n\n

Entre a coroa e a raiz está a linha de junção dos dentes e da gengiva, área propícia para a placa e o tártaro, em casos de uso inadequado do fio dental ou escovação ineficiente.

\n\n

Os cinco tipos de dentes

\n\n

    \n

  • \n

    Incisivos: são os dentes frontais, localizados no meio da boca, sendo quatro superiores e quatro inferiores. Eles são afiados e têm como principal função cortar os alimentos.

    \n

  • \n

  • \n

    Caninos: os dentes mais pontiagudos são os caninos. São apenas quatro, dois superiores e dois inferiores. Também chamados de “presas”, sua atribuição é segurar e rasgar os alimentos.

    \n

  • \n

  • \n

    Pré-molares: são oito, quatro superiores e quatro inferiores. Possuem quatro cúspides pontiagudas e superfície cortante, utilizada para moer os alimentos.

    \n

  • \n

  • \n

    Molares: também utilizados para moer e mastigar os alimentos, os molares possuem várias cúspides. São oito inferiores e oito superiores e, normalmente, têm superfície mais lisa que os pré-molares.

    \n

  • \n

  • \n

    Sisos: são os últimos dentes a nascer na dentição definitiva. Normalmente, eles apontam aos 21 anos de idade e, por isso, são popularmente conhecidos como “dentes do juízo”. Muito ao fundo da boca, suas funções são bastante diminuídas e, por isso, são geralmente extraídos para não interferirem no alinhamento dos demais dentes. Além disso, nem todas as pessoas desenvolvem os quatro (dois superiores e dois inferiores).

    \n

  • \n

\n\n

Saúde dos seus dentes

\n\n

Se alimentar, se comunicar e ter um sorriso iluminado. Os dentes têm funções fundamentais para a sobrevivência humana, além de serem esteticamente muito importantes. Agora que você já sabe tudo sobre seus dentes, não descuide de sua saúde! Uma escovação adequada, uma dieta nutritiva e, principalmente, um acompanhamento odontológico adequado, ajudam a preservar seus dentes.

\n\n

É para isso que a Qualiplan está aqui. Que tal conhecer melhor os nossos serviços? Não se esqueça de compartilhar este post com seus amigos! Ajude a divulgar a importância de saber tudo sobre dentes e do cuidado com a saúde bucal! 

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-