Entenda os tipos de cuidados com os dentes de leite

4 minutos para ler

É bastante comum que os pais pensem que os cuidados com os dentes de leite não são necessários, mas isso é um grande engano. O pensamento tem até um pouco de lógica: para que cuidar de dentes que cairão em pouco tempo? Porém, existem bons motivos para cuidar muito bem desses dentes e vamos dizer agora quais são eles.

A importância dos dentes de leite para as crianças

Certamente, você deve compreender porque esses dentes são tão importantes para os pequenos. É com eles que as crianças conseguem experimentar os mais diversos alimentos. Além disso, os dentes de leite:

  • São responsáveis pelo bom desenvolvimento da fala;
  • Influem no crescimento normal dos ossos da face;
  • Influenciam diretamente na estética;
  • Melhoram o contato social com outras pessoas;

Problemas causados pela falta de cuidados

Quando os pais não cuidam direito dos dentes de leite dos pequenos, isso pode gerar uma série de problemas que não se limitam apenas à boca. Se eles caem antes do tempo, podem gerar dor, problemas para dormir, dificuldade para aprender novas palavras, isolamento social e também dificuldade para se concentrar.

Além disso, uma deficiência na higienização desses dentes acaba tendo como consequência um prejuízo para os dentes permanentes. Esse comportamento pode, inclusive, levar a criança a ter mais cáries. É importante lembrar que as crianças terão os dentes de leite, em média, de 1 até os 12 anos de idade e, assim, seriam perdidos anos preciosos de cuidados.

Os principais cuidados com os dentes de leite

Quando bebê

Durante os primeiros meses, não é necessário utilizar os métodos comuns de limpeza bucal, como escovas de dentes. Mas existem duas preocupações principais que todos os pais devem ter nesse período: prevenir as cáries que podem aparecer por conta do uso da mamadeira e certificar-se de que estão oferecendo ao pequeno a quantidade adequada de flúor.

A mamadeira contém alimentos cheios de açúcar, uma das substâncias mais amadas pelas bactérias. Portanto, jamais deixe o seu filho dormir depois da mamada ou de ingerir algum alimento, sem limpar os dentes dele primeiro.

Quanto ao flúor, é normal que a água da sua cidade já venha com uma quantidade ideal que favoreça o bom crescimento dos dentes do seu filho. Essa substância é essencial para a formação do esmalte e deve estar presente antes dos primeiros dentes nascerem.

De 1 a 3 anos de idade

Comece a ensinar bons hábitos para o seu filho como, por exemplo, ajudá-lo a escovar os dentes, ao menos 3 vezes por dia. Outro aprendizado que não pode faltar é a forma correta de usar o fio dental.

Nesse período, as crianças devem ir ao dentista pela primeira vez. A recomendação da maioria dos profissionais é que elas comecem a ir ao dentista a partir dos 2 anos de idade.

Até os 6 anos

É importante que, até esta idade, os pais estejam presentes no momento da escovação. Deve ser usada uma pequena quantidade de creme dental, que não deve ser engolida. Com a ajuda da uma escova macia, deve-se limpar todas as superfícies do dente, especialmente a parte superior, onde costuma acumular mais comida.

A partir de então, os pais devem orientar e garantir que o filho esteja cumprindo todos os passos para ter uma boa saúde bucal. Dessa forma, os dentes permanentes estarão menos propensos a desenvolver cáries.

E você? Quais cuidados tem com os dentes de leite do seu pequeno? Conte pra gente nos comentários!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-