Entenda os riscos e os cuidados necessários ao colocar um piercing na boca

Entenda os riscos e os cuidados necessários ao colocar um piercing na boca
4 minutos para ler

Colocar um piercing na boca pode ter inúmeros significados, como rebeldia, vontade de expressar a sua personalidade, ou simplesmente um apreço pelo acessório. Mas para que essa escolha não comprometa a sua saúde, é fundamental que você fique atento a alguns cuidados básicos que podem evitar problemas sérios, como infecções severas e até a fratura de dentes.

\n\n

Se você está pensando em colocar um piercing na língua, nas bochechas ou nos lábios — ou se você já tem um —, continue a leitura deste post e saiba sobre todos os riscos relacionados à aplicação e os cuidados necessários após o procedimento. 

\n\n

Quais os riscos que o piercing na boca pode trazer?

\n\n

A boca é um local propício a infecções, já que possui milhões de micro-organismos e tem tecidos bastante irrigados. Para a colocação do piercing, é necessário fazer uma perfuração, que causa uma ferida aberta que, se não cuidada da forma correta, pode estar sujeita a inúmeros tipos de infecções.

\n\n

Uma dessas possibilidades é o risco aumentado de endocardite — que é uma infecção no endocárdio, o tecido que reveste o coração. Isso acontece porque as bactérias que estão na ferida da sua boca podem migrar pelo seu corpo através da corrente sanguínea, chegando até o coração.

\n\n

Além disso, a presença das peças de metal do acessório podem acabar ferindo a mucosa da boca e causando uma retração gengival, que pode afetar um ou mais dentes, gerar sensibilidade e acúmulo de placas bacterianas, aumentando as chances de gengivite.

\n\n

Outros riscos são a transmissão de doenças, como as hepatites (B, C, D e G), o surgimento de mau hálito e até chances de tumores e cânceres de boca.

\n\n

Como evitar todos esses problemas e cuidar do meu piercing na boca?

\n\n

Para evitar todas as questões que mostramos para você, é fundamental que, nos primeiros dias após o procedimento de colocação do piercing, sejam tomados os cuidados necessários. Além disso, lembre-se de manter a higiene bucal adequada, um cuidado muito importante durante toda a sua vida.

\n\n

A seguir, veja algumas medidas importantes para cuidar de um piercing na boca:

\n\n

    \n

  • A escolha do profissional: optar por um bom estúdio é fundamental para evitar contaminações e também para não ter complicações causadas por um furo mal feito ou um acessório de tamanho inadequado. Note se os materiais usados para fazer a perfuração são descartáveis e se tudo está limpo e esterilizado corretamente;
  • \n

  • O piercing adequado: na hora de escolher o acessório, é importante ficar atento ao tamanho da peça, já que você não poderá alcançar a bolinha com os dentes e mordê-la. Caso isso aconteça, os riscos de você lascar os seus dentes aumentam. Outra possibilidade é optar por acabamentos feitos de materiais mais macios, como o acrílico;
  • \n

  • Higiene é fundamental: para manter a sua saúde bucal após a colocação do piercing, você não poderá descuidar da higiene oral, escovando os dentes com frequência e, se possível, usando antisséptico bucal antibacteriano após as refeições — pelo menos até a cicatrização ter sido finalizada;
  • \n

  • Lave as mãos: antes de mexer no seu piercing, sempre lave bem as mãos, de preferência com um sabonete antisséptico. Mas evite ficar mexendo muito no seu acessório, porque isso poderá traumatizar a área em que ele foi aplicado e levar a problemas mais graves;
  • \n

  • Vá ao dentista: caso você note alguma infecção ou irritação, procure o seu dentista de confiança e mostre a ele o problema. E, claro, mantenha as visitas periódicas após a colocação do piercing — assim, você estará se prevenindo de vários problemas de saúde, tanto os simples quanto os mais graves. 
  • \n

\n\n

Com todas essas dicas, ficou mais fácil evitar problemas e cuidar do seu piercing na boca? Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe este post em suas redes sociais!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-