Entenda o que provoca o ranger de dentes nas pessoas

4 minutos para ler

Problemas para mastigar? Musculatura da mandíbula dolorida? Dores de cabeça sem explicação? Tenha cuidado! Esses são alguns dos sinais e sintomas de quem sofre de bruxismo ou, numa linguagem mais usual, de ranger de dentes.

Essa patologia é bastante comum e pode ter diversas causas; sua principal característica é o travamento da mandíbula, algo que pode provocar muita dor e que pode acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar.

Quer evitar esse mal? Então continue com a gente e confira quais são as principais causas do bruxismo.

O que provoca o ranger de dentes?

1. Causas emocionais

A tensão com a qual lidamos no dia a dia pode desencadear um grande estresse e também ansiedade. Essas duas situações são capazes de provocar o bruxismo, como se fosse uma forma de compensar a pressão que o cérebro sente quando estamos estressados ou ansiosos.

2. Problemas na mordida

Quem sente dificuldade em mastigar os alimentos e também em abrir e fechar a boca possui problemas na região mandibular; um desses problemas é conhecido como Disfunção Temporomandibular (DTM). Além de ser responsável pelo ranger de dentes, a DTM pode causar:

  • Mandíbula travada, provocando dor;
  • estalos nos movimentos de abrir e fechar da boca;
  • dificuldade para mastigar;
  • dor de cabeça, de ouvido e também atrás dos olhos;

3. Efeito colateral

Alguns medicamentos, especialmente os de cunho psiquiátrico, podem provocar o bruxismo por conta da tensão muscular e também pela questão da ansiedade. Não costuma ser um efeito colateral comum, mas pode aparecer.

4. Complicação decorrente de certas doenças

Algumas patologias podem provocar o bruxismo devido a seu agravamento. Bons exemplos são a Doença de Huntington, que promove uma degeneração das células do sistema nervoso, e a Doença de Parkinson, uma patologia que também afeta o sistema nervoso e promove alterações no movimento, como os tremores.

5. Apneia do sono

Essa é uma das causas pouco conhecidas, mas que tem uma íntima relação com o ranger de dentes que, nesse caso, é como uma resposta do organismo à apneia que acabou de acontecer.

Outros problemas que a apneia durante o sono pode causar são o refluxo e o ronco, por exemplo.

Que complicações o ranger de dentes pode causar?

O ranger de dentes é um problema de saúde que merece atenção, pois pode causar uma série de complicações que afetam, significativamente, o seu dia a dia. 

Uma delas é a cárie; como os dentes se esfregam, o esmalte dos mesmos acaba ficando desgastado e os dentes ficam mais expostos e propensos ao acúmulo de bactérias e à formação de tártaro.

Outro problema é que os dentes ficam mais sensíveis e isso interfere diretamente na alimentação. Você terá maior dificuldade em consumir alimentos muito gelados, como bebidas e sorvetes, ou muito quentes, como uma sopa.

Além disso, da mesma forma que uma disfunção na articulação temporomandibular pode causar o bruxismo, o contrário também é verdadeiro.

Como posso tratar o problema?

A primeira coisa que você precisa fazer é identificar a causa. Por exemplo, se for o estresse, o mais recomendado é procurar um psicólogo ou psicanalista e começar uma terapia.

Além disso, ir ao dentista é fundamental. Esse profissional irá identificar alguns possíveis problemas como cárie e sensibilidade.

Gostou do conteúdo de hoje? Então compartilhe esse post nas redes sociais para que seus amigos saibam um pouco mais sobre o que provoca o ranger de dentes e sobre como tratar esse problema.

 

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-