Entenda o impacto dos medicamentos antibióticos nos dentes

4 minutos para ler

Dentes amarelados, enfraquecidos e com cáries acontecer devido ao uso de medicamentos antibióticos? Essa é uma dúvida de muitas pessoas e uma frase muito ouvida nos consultórios dos dentistas.

\n\n

É verdade que alguns antibióticos podem influenciar na saúde e na beleza dos seus dentes, mas será que eles podem criar problemas tão graves mesmo depois de tantos anos de uso?

\n\n

Se você também tem dúvidas sobre os efeitos dos medicamentos antibióticos nos dentes, continue a leitura desse texto e desvende os mitos que rondam esse assunto.

\n\n

Medicamentos antibióticos e cárie: qual a relação?

\n\n

Um dos maiores mitos da odontologia é que o uso de medicamentos antibióticos pode causar cáries e o enfraquecimento dos dentes.

\n\n

O único tipo de antibiótico que pode causar danos aos dentes é a tetraciclina, que é capaz de aderir à dentina (aquela parte mais dura do dente), provocando manchas e o enfraquecimento da arcada dentária.

\n\n

Mas para que isso aconteça é preciso tomar grandes doses do medicamento e enquanto o dente ainda está se constituindo. Depois dos 12 anos — quando a formação dentária está completa —, não importa a quantidade de tetraciclina que seja tomada, ela não será capaz de influenciar na saúde e na aparência dos seus dentes.

\n\n

Hoje, a maioria dos pediatras já está ciente dos problemas que este antibiótico pode trazer para a saúde bucal e, por isso, costumam evitá-lo ou substituí-lo por outros que tenham a mesma eficácia e que não coloquem os dentes das crianças em risco.

\n\n

Quando a tetraciclina é utilizada no período de formação dos dentes (que vai da metade da gravidez até 4-6 meses de vida para os dentes de leite e de 7-8 anos de idade para os dentes permanentes) é possível que o antibiótico induza a formação de manchas amareladas ou marrom-acinzentadas.

\n\n

Existem alguns medicamentos que podem ter efeitos nos dentes?

\n\n

Embora os medicamentos antibióticos não sejam responsáveis pelas cáries, existem outros que necessitam da atenção dos pais, principalmente os xaropes.

\n\n

Eles costumam ser mais adocicados (para agradar ao paladar das crianças) e, por isso, mesmo contêm uma dose elevada de sacarose, além disso, podem apresentar uma alta dose de acidez, o que pode levar a perda de mineral dos dentes.

\n\n

Dessa forma, se uma criança tomar um medicamento que é muito adocicado e que contém uma acidez alta, de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas, por exemplo, e não tiver uma escovação adequada, ela poderá desenvolver alguns problemas dentários, principalmente se essa condição se mantiver por muito tempo — como nos casos de crianças acamadas ou que possuem algum tipo de doença crônica e precisam tomar medicamentos por um período prolongado.

\n\n

Por isso, tão importante quanto ficar atento à composição dos medicamentos que as crianças tomam é preciso se preocupar também com a escovação que deve ser realizada sempre após o uso do medicamento.

\n\n

No caso dos bebês esse cuidado também deve ser mantido e a higienização pode ser feita com uma gaze ou fralda de tecido umedecida em água filtrada.

\n\n

Lembrando que os xaropes são os que mais podem causar problemas, já que as cápsulas e comprimidos apresentam menores riscos de prejuízos aos dentes.

\n\n

Já deu para notar que os medicamentos antibióticos não são tão vilões para os dentes como é espalhado por aí, não é mesmo? Não se esqueça de que, tão importante quanto se atentar aos remédios que você está tomando, é fundamental manter uma higiene bucal adequada para evitar doenças e problemas dentários.

\n\n

Gostou desse conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outros amigos a desmitificar a relação entre medicamentos antibióticos e dentes saudáveis!

\n\n

 
The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

2 comentários em “Entenda o impacto dos medicamentos antibióticos nos dentes

  1. É um vilão sim para as crianças conforme delatado, pois eu sofri com isso, meus dentes ficaram todos amarelos e fracos, precisei fazer obturações nos dentes para disfarçar o amarelo tão forte com aspecto de dente podre.

    1. Bom dia Marcia!

      Infelizmente é um problema que afeta muitas pessoas, mas com cuidado correto é possível recuperar o aspecto branquinho dos dentes!

Deixe uma resposta

-