Entenda a relação entre obesidade e saúde bucal

4 minutos para ler

A obesidade e as doenças dentais são 2 dos principais problemas que afetam a população mundial. Isso ocorre porque, como têm diferentes causas, elas atingem até as pessoas mais atentas com a sua saúde.

No entanto, pesquisadores têm descoberto que ambos os problemas podem estar associados entre si. A obesidade, segundo alguns cientistas, pode ser a causa de cáries, de gengivite, de doenças periodontais e de traumatismo dental.

Mas como isso pode acontecer? Quais são as possíveis causas que levam ao agravamento do problema e qual é a melhor maneira de se prevenir? Conheça algumas informações importantes sobre o assunto e mantenha a sua saúde bucal impecável:

Possíveis causas para o problema

A relação entre obesidade e saúde bucal tem sido amplamente estudada nos últimos anos por universidades e por centros de pesquisa ao redor do mundo. Alguns fatores encontrados apresentaram certa sustentação e podem estar diretamente conectados à causa da relação.

Presença de bactérias na região bucal

Pesquisadores do Insituto Forsyth, dos Estados Unidos, juntos à Faculdade de Odontologia da Universidade de Campinas (SP) verificaram que em 90% das pessoas obesas há uma bactéria chamada Selenomonas noxia.

Esse micro-organismo seria responsável pelo aumento da absorção de nutrientes pelo corpo, resultando na elevação da massa corporal e, consequente, na obesidade. Além disso, ele se prolifera no ambiente com falta de oxigênio, ficando alojado entre a gengiva e os dentes. Com o tempo, gera doenças periodontais e oportunistas, como a cárie.

Baixa imunidade

De acordo com os estudos de endocrinologistas do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, pessoas obesas apresentam o sistema imunológico enfraquecido graças a ação das células adiposas, que liberam substâncias de caráter inflamatório.

Dessa forma, com os anticorpos deteriorados, o biofilme oral sofre um desequilíbrio e permite o aparecimento de microorganismos que causam doenças dentárias e placas de tártaro. Em grau mais avançados, o problema deixa de afetar a saúde bucal e atinge a circulação sanguínea e outros órgãos.

Resistência à insulina

Outro fator bastante comum que vem sendo tratado como causador do problema é a resistência à insulina. Segundo pesquisadores, as pessoas obesas, principalmente aquelas que também possuem histórico de diabetes tipo 2, apresentam certa resistência à insulina, o que pode gerar um desequilíbrio na relação entre obesidade e saúde bucal.

Sintomas que costumam aparecer

A relação entre obesidade e saúde bucal ainda é uma suposição, mesmo que esteja ganhando força nos últimos tempos. No entanto, é muito importante que os sintomas sejam levados a sério, pois são eles que indicam que algo não vai bem no organismo.

Fique de olho na condição da sua gengiva: se ela sangra ao escovar os dentes, se está inchada ou se há a presença de mau hálito ou de dentes amolecidos. Somando-se a isso, verifique seus hábitos alimentares e se houve ganho de peso corporal exagerado nos últimos tempos.

Métodos preventivos

A prevenção mais adequada continua sendo a correta higienização bucal, escovando os dentes no mínimo 3 vezes ao dia e apostando na utilização do fio dental para a retirada de resíduos pequenos.

Limpezas acentuadas e aplicação de flúor podem reforçar a proteção, mas é essencial que estejam combinadas a hábitos saudáveis, como se alimentar corretamente e praticar atividades físicas.

As pessoas que possuem obesidade acabam apresentando características que contribuem no aparecimento de doenças bucais. O importante é prevenir-se e ficar atento aos aparecimento dos sintomas.

Achou interessante nosso post sobre a relação entre obesidade e saúde bucal? Então deixe sua opinião no campo de comentários!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-