Entenda a importância dos alimentos ricos em cálcio para a saúde bucal

3 minutos para ler

Que os alimentos ricos em cálcio são importantes para o nosso corpo isso muita gente já sabe, mas você sabia que a saúde bucal também se beneficia com esse rico nutriente?

Ele é responsável pela formação de tecidos duros, isto é, dentes e ossos. Por essa razão, aliar uma boa higienização bucal com uma alimentação rica em cálcio é primordial para prolongar a saúde dos dentes.

Ao longo deste artigo, você entenderá a importância dos alimentos ricos em cálcio para preservar o seu sorriso sempre bonito e livre de diversos problemas!

Quais são os alimentos ricos em cálcio?

Quer dobrar a ingestão de cálcio no seu organismo? Então, procure consumir mais vegetais com tonalidade verde-escura, como acelga, agrião, brócolis, couve e espinafre, em suas refeições.

Alguns peixes, como bacalhau, salmão e sardinha, também possuem grande teor do nutriente e, assim como as folhas verdes, são práticos de inserir no dia a dia.

Adicionar frutas entre uma refeição e outra também ajuda a multiplicar o cálcio no organismo. Amora preta, ameixa seca, kiwi, laranja, manga, pera e uva são excelentes para esse fim, assim como a ingestão de sementes de gergelim e linhaça, grão-de-bico, soja, amêndoas, entre outros alimentos.

O consumo de leite e seus derivados também deve fazer parte do seu cardápio. Iogurtes e queijos, por exemplo, são práticos e podem integrar o seu cardápio tranquilamente. 

Cerca de 99% do cálcio do nosso organismo está nos ossos e nos dentes. Além de manter o bom funcionamento do cérebro e dos músculos, o cálcio ajudar a manter as cáries longe dos dentes.

Muitas pessoas que sofrem com a deficiência do nutriente têm dentes frágeis, unhas quebradiças, pele seca, queda de cabelo, entre outros sintomas.

Que benefícios o cálcio fornece aos dentes?

A ingestão de cálcio traz diversas vantagens para manter os dentes mais bem cuidados. Uma delas é o fortalecimento e o aumento da resistência do osso da mandíbula.

O nutriente também garante gengivas mais saudáveis e com menor probabilidade de propagar bactérias. Crianças que crescem com uma dieta bem regada a cálcio têm menos predisposição a cáries e problemas bucais.

Muitas doenças periodontais podem ser evitadas se o organismo não sentir a falta do cálcio. A escassez do nutriente acomete a estrutura de sustentação dentária e, por consequência, propicia a perda de dentes.

Vale lembrar que outro benefício do cálcio é a reconstrução diária do esmalte dental e a agilidade em tratamentos ortodônticos.

Desse modo, quando a pessoa tem condições fisiológicas, a movimentação acontece de forma mais saudável, sem oferecer riscos a gengiva, ossos e ligamentos, ou seja, sem agredir a saúde bucal.

Ainda, a reação inflamatória que o deslocamento do aparelho ortodôntico aplica no dente pode gerar lesões e, se o organismo não estiver pronto e nutrido para a reabsorção, ocorre a perda óssea.

Agora que você já conhece os benefícios e os alimentos ricos em cálcio importantes para a saúde bucal, aproveite para incluir esse nutriente no seu cardápio diário!

Ah, e não deixe de comentar aqui no post alguma dica que você usa para preservar o sorriso sempre em dia!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-