Dor após o tratamento de canal: veja quais os possíveis motivos

4 minutos para ler

O tratamento de canal costuma ser um verdadeiro alívio para os pacientes. Como vários deles já sentem algum tipo de dor ou desconforto, o procedimento é capaz de amenizar muitos desses efeitos.

Ainda assim, é comum que algumas pessoas relatem dor após o tratamento de canal — o que pode ser usual depois de uma intervenção um pouco mais invasiva como essa. Por outro lado, o sintoma pode sinalizar outras situações e funcionar como um alerta.

Para entender um pouco melhor sobre o assunto, neste artigo, entenda como é realizado o tratamento de canal, quais são as possíveis causas das dores após essa intervenção e quando é preciso procurar a ajuda de um dentista. Confira!

Afinal, como é feito o procedimento?

O tratamento de canal envolve a remoção da parte nervosa do dente (também conhecida como polpa dentária). Depois de retirada, o espaço é limpo, preparado e preenchido — tudo com o objetivo de vedar a região.

Entre as causas mais comuns para um procedimento desse tipo, podemos destacar: cárie profunda, dente quebrado e dano à região (como nos casos de traumas mais fortes).

O que pode ocasionar a dor após o tratamento de canal?

A intervenção deve ser realizada por alguém que tenha esse tipo de especialidade, já que a falta de cumprimento do protocolo pode ocasionar muita dor de cabeça.

Ainda assim, é bom destacar que a dor pode ser um reflexo comum e que passa alguns dias depois. Entenda melhor as principais razões, a seguir.

Reação normal

Antes de qualquer coisa, é bom entender que os pacientes podem sim sofrer com dor após o tratamento de canal. Essa é uma reação comum, tendo em vista que o procedimento é delicado. Entretanto, ela costuma cessar depois de dois ou três dias.

Caso persista, é bom ligar o sinal de alerta e procurar ajuda de um profissional para avaliar o quadro.

Existência de outros canais

Outra situação que pode acontecer é a existência de um canal secundário, que passa despercebido durante a avaliação do dentista. Como eles têm anatomia diferenciada, o cirurgião dentista pode fechar o dente sem o devido tratamento, por não visualizar o canal.

Processo inflamatório

A inflamação da região pode acontecer por um processo conhecido como pericementite. Nesse caso, o paciente precisa realizar outras intervenções, ainda mais se ela estiver se alastrado para os tecidos periodontais e ósseos (responsáveis pela sustentação do dente). Vale destacar que a intensidade do desconforto pode variar de pessoa para pessoa.

Infecção da polpa do dente

A infecção é outro processo comum, principalmente se considerarmos que, em alguns casos, a polpa do dente não se recupera sozinha. Assim, pode ser que ela precise de ajuda para se recuperar e amenizar a dor.

Má condução do processo

Como adiantamos, um procedimento desse tipo é muito elaborado. Uma intervenção malconduzida pode trazer consigo dor, lesões em torno da raiz e diversos outros desgastes. Em alguns casos, os danos são tão grandes que só podem ser resolvidos com novas intervenções — motivo de sobra para procurar um profissional especializado, não é mesmo?

Outras razões

Pode acontecer ainda de, acidentalmente, ocorrer o transpasse de material obturador, um aspecto que pode aumentar o contato com os ligamentos periodontais, ossos e gengivas. Apesar da dor, o próprio corpo pode absorver o material e aliviar os sintomas.

Ainda, pode ocorrer uma falha na restauração, tendo em vista que ela pode favorecer uma mordida incorreta. Isso tudo sobrecarrega a estrutura e acaba causando dor.

Quando procurar um dentista?

A verdade é que o dente pode responder de maneiras distintas a um procedimento desse tipo. Prova disso é que, enquanto alguns sentem dor, outros não sentem nada. Caso ela persista por mais tempo que o esperado, procure um dentista para acompanhamento, ou sempre que tiver algum tipo de dúvida.

Depois de ler este artigo e entender que a dor após o tratamento de canal é mais comum do que muitas pessoas pensam, conte com a ajuda de um profissional especializado para cuidar do seu caso. Ele vai fazer com que você se mantenha informado em situações desse tipo.

Para ajudar outras pessoas a passarem pelo tratamento de canal, compartilhe este artigo nas redes sociais e facilite o acesso a essas informações! 

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-