Diastema: quando e como tratar dessa característica?

4 minutos para ler

O diastema — aquele espaço entre os dentes da frente que caracteriza o sorriso das cantoras Nara Leão e Madonna, do jogador Ronaldo e o de muitas outras pessoas — gera uma certa confusão. Afinal, ele é um problema de saúde ou apenas algo estético?

Se há algum tempo essa separação nos dentes era motivo de piadas, também houve um período em que eles estiveram em evidência, sobretudo graças a modelos como Lara Stone e Lindsay Wixson, que estrelaram campanhas famosas exibindo as suas graciosas “janelinhas”.

A verdade é que, na moda ou não, nem todas as pessoas sentem-se confortáveis com esse espaço entre os dentes da frente e desejam “consertar” o sorriso, melhorando a estética da face. Para outras pessoas, no entanto, o diastema é um verdadeiro inconveniente e causa até dificuldades na pronúncia.

Saiba mais sobre como e quando tratar um diastema no artigo de hoje!

O diastema é um problema de saúde bucal?

Depende. Geralmente, quando o diastema é causado nos dois dentes da frente, ele gera incômodos apenas estéticos. A indicação do tratamento para este caso dependerá do incômodo do paciente com esse espaço entre os dentes ou dos eventuais problemas de dicção causados por ele.

Já se o diastema acontece nos dentes posteriores — o que pode ser um pouco mais raro —, o problema deixa de ser estético e começa a influenciar na mastigação. Além disso, o espaço entre os dentes pode servir de “esconderijo” para restos de alimentos, o que gera inflamações na gengiva e pode levar à perda óssea ao redor do dente.

O que causa o diastema?

O diastema aparece, geralmente, quando somos crianças, como resultado do crescimento irregular do freio labial, que se coloca entre os dois dentes da frente. Em alguns casos, o espaço entre os dentes da frente acaba se fechando sozinho, conforme os dentes permanentes nascem e crescem.

Porém, nem todas as pessoas possuem essa mesma sorte e, em algumas situações, é possível apresentar esse espaçamento mesmo com os dentes permanentes. Isso se deve a alguns motivos, como:

  • Persistência da anormalidade do freio labial;

  • Retração gengival;

  • Diferença do tamanho dos dentes;

  • Problemas de alinhamento bucal;

  • Falta de dentes;

  • Hábito de chupar chupeta ou dedo;

  • Pressão da língua (língua presa);

  • Doenças periodontais;

Como tratar o diastema?

O tratamento mais adequado dependerá da causa do diastema. Algumas opções são:

  • Frenectomia: cirurgia para a correção do tamanho do freio labial;

  • Uso de próteses de porcelana cimentada na parte externa dos dentes;

  • Uso de resina composta para fechar o espaço entre os dentes o que pode ou não estar associado a um tratamento ortodôntico ou a uma cirurgia periodontal;

  • Uso de próteses fixas ou substituição dos dentes por implantes (apenas em casos de adultos com diastema);

  • Tratamento ortodôntico com aparelho para a movimentação dos dentes, de modo a fechar o diastema;

  • Extração dos dentes supranumerários — aqueles dentes a mais que se desenvolvem nos maxilares e que podem “empurrar” a arcada, desalinhando os dentes;

  • Gengivoplastia: cirurgia para melhorar o contorno gengival dos dentes envolvidos no tratamento;

No entanto, atenção! O ideal é que o seu dentista avalie o seu caso para, então, indicar algum tratamento. Além disso, é fundamental que você siga todas as orientações para evitar que o problema retorne — o que pode acontecer em alguns casos, principalmente com o uso de aparelhos ortodônticos.

Ficou com alguma dúvida sobre o diastema ou quer saber mais sobre as causas e os tratamentos para esse espaço entre os dentes? Deixe um comentário aqui!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-