Conheça o que é e qual a função do aparelho dentário expansor!

7 minutos para ler

Existem diferentes tipos de dispositivos que são usados nos tratamentos ortodônticos e um deles é o aparelho dentário expansor. Sua indicação é para aumentar o espaço das arcadas dentárias quando elas são muito estreitas e não comportam todos os dentes.

Diversos casos recebem a indicação desse tipo de dispositivo, afinal ele oferece uma contribuição significativa para alcançar melhores resultados nos tratamentos e evitar intervenções mais invasivas, como as extrações. Mas você sabe como esse tipo de dispositivo funciona e o que exatamente ele é?

Continue lendo este artigo para conhecê-lo melhor, saber em quais casos é indicado, os benefícios de usar e os cuidados necessários durante o uso. Acompanhe!

O que é o aparelho dentário expansor?

Uma das causas para os desalinhamentos e apinhamentos dentários é a falta de espaço nas arcadas para comportar todos os dentes. Muitas vezes, elas são estreitas demais, o que exige uma adaptação da dentição. Isso leva a essas imperfeições e também a alterações na mordida.

Nesses casos, é preciso aumentar o espaço para que cada dente possa ocupar o seu devido lugar e as arcadas se encaixem corretamente. Para que isso seja possível, o ortodontista recomenda o uso de um aparelho dentário expansor.

Esse dispositivo estimula a movimentação óssea e dentária para que as arcadas sejam ampliadas. Ele é confeccionado em metal com ou sem partes em acrílico. Pode ser fixo ou móvel, dependendo da necessidade de cada paciente.

No centro do aparelho, há uma estrutura regulável que permite ajustá-lo para que, aos poucos, ele expanda a arcada. Com uma chave específica, o ortodontista faz essa regulagem a fim de que as metades do dispositivo se afastem cada vez mais, estimulando a movimentação das arcadas.

Aparelho expansor para maxila

O aparelho dentário expansor que instalamos na maxila, ou seja, na arcada dentária superior, também é chamado de expansor palatino. Isso porque ele promove movimentações no palato (céu da boca). O osso dessa estrutura é dividido em duas partes, então o dispositivo age separando essas metades e promovendo seu alargamento.

É importante saber que as duas partes do palato sofrem fusão após a puberdade, por volta dos 17 ou 18 anos, por isso as movimentações durante a adolescência são mais rápidas. De toda forma, adultos também podem usar esse dispositivo, mas são utilizados aparelhos mais lentos, cuja estrutura pode conter parafusos fixos com molas.

Aparelho expansor para mandíbula

Quando existe a necessidade de adicionalmente trabalhar a arcada inferior, também usamos os dispositivos expansores, mas sua atuação é diferente. Afinal, o osso mandibular é uma estrutura inteira, diferente do que acontece com o palato.

Para conseguirmos mais espaço nesse caso, a expansão é basicamente feita por meio de inclinação dentária positiva, ou seja, que não trará danos para as estruturas bucais e/ou faciais. A remodelação óssea é muito discreta, justamente em função da anatomia dessa estrutura.

Em quais casos ele é indicado?

O aparelho dentário expansor é recomendado basicamente em duas situações:

  • para corrigir o problema da mordida cruzada;
  • para aumentar as arcadas quando elas são estreitas, conforme já mencionado.

No caso da mordida cruzada, ela se caracteriza pela arcada superior estreita demais em relação à inferior. Essa condição precisa ser corrigida, porque o ideal é que haja um encaixe perfeito entre elas, para que não aconteça sobrecarga nas estruturas bucais e faciais, a mastigação seja eficiente e a dinâmica da face não sofra outros prejuízos.

Já a falta de espaço impede que os dentes ocupem seu lugar corretamente. Como eles literalmente não cabem na boca, ocorrem giros e apinhamentos que deixam a dentição desalinhada. Com isso, a mastigação e a higiene são prejudicadas, bem como aumentam as chances de desgastes dentários e problemas na articulação temporomandibular (ATM).

O tipo de aparelho que será usado é definido pelo ortodontista. Afinal, ele pode ser fixo ou móvel, conforme explicamos, e ainda apresentar variações em sua estrutura e componentes, que fazem as movimentações serem mais rápidas ou lentas.

Quais são os benefícios de usar o aparelho expansor?

Em muitos casos, o uso do aparelho dentário expansor é uma etapa indispensável do tratamento. Ele antecede a correção dos desalinhamentos preparando as arcadas, assim, traz vários benefícios como os quais listamos a seguir.

Evita a necessidade de extrações

Uma das formas de liberar espaço na arcada dentária é reduzir o número de dentes por meio de extrações. O uso do aparelho dentário expansor evita recorrer a essa técnica, fazendo com que o paciente não sofra mutilações e minimizando o trauma do tratamento.

Evita cirurgias

A expansão do palato pode ser feita por meio de cirurgia, um processo mais complexo e demorado. O aparelho expansor pode evitar a necessidade de realizar essa intervenção. Com isso, o tratamento se torna mais confortável para o paciente.

Reduz o tempo do tratamento

Tanto a extração dentária como a cirurgia para expansão do palato são procedimentos que exigem tempo de recuperação. Em função disso, aumentam a duração do tratamento. Usar o dispositivo expansor, portanto, evita esse atraso, pois não são necessárias medidas mais invasivas.

Melhora a dinâmica facial

Como o aparelho dentário expansor adapta toda a estrutura bucal, ele favorece a dinâmica da face. Isso acontece na melhora da fala, do processo de mastigação e, em alguns casos, da respiração. Assim, o paciente evita complicações maiores e tem mais qualidade de vida.

Previne disfunções da ATM

Quando as arcadas dentárias ou os dentes não se encaixam corretamente, existe uma sobrecarga das estruturas da face, o que inclui a articulação temporomandibular. Ela pode sofrer desgastes e disfunções (DTM ou DATM) que causam sintomas dolorosos e incômodos podem se manifestar.

Quais cuidados é preciso ter com esse aparelho?

O aparelho dentário expansor ocupa um espaço considerável na boca, em especial aquele fixado no palato. Por isso, a pessoa precisará de alguns dias para se adaptar a ele, pois a posição da língua, por exemplo, será diferente, e os alimentos podem ficar presos no dispositivo.

Sendo assim, um dos cuidados essenciais é realizar uma boa higiene bucal, inclusive dando atenção especial para o aparelho. Pode ser preciso evitar alguns alimentos que tendem a ficar presos com mais facilidade ou danificar o aparelho. Mas isso pode ser conversado com o ortodontista para receber instruções precisas de como proceder.

No caso de aparelhos móveis, é importante mantê-los em seu estojo original quando não estiverem em uso. Eles também precisam ser higienizados para evitar a proliferação de bactérias, e isso deve ser feito conforme indicação do profissional.

Outro cuidado essencial é evitar morder objetos duros ou usar os dentes como ferramenta, pois isso poderia danificar o aparelho ou tirá-lo de sua posição correta. Assim, além de não surtir o efeito esperado, causaria lesões na boca.

Por fim, comparecer às consultas de manutenção é indispensável. O ortodontista verificará a estrutura do dispositivo, analisará se ele está bem posicionado e fará sua regulagem para estimular as movimentações. Também observará a resposta do organismo para definir as próximas etapas do tratamento.

O aparelho dentário expansor é um dispositivo muito eficaz e vantajoso para dar início aos tratamentos ortodônticos. Com ele conseguimos minimizar a necessidade de procedimentos mais complexos, mantemos as arcadas dentárias completas e alinhamos os dentes com sucesso, cuidando da saúde bucal e valorizando a aparência do sorriso.

Então, gostou de conhecer um pouco mais sobre esse recurso da odontologia? Assine nossa newsletter e continue descobrindo opções de tratamento para cuidar bem dos seus dentes!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-