Conheça esses 7 alimentos que fazem bem aos dentes!

4 minutos para ler

A escovação regular e o uso do fio dental ajudam a manter os dentes saudáveis, pois limpam a cavidade oral retirando açúcares e partículas de alimentos que servem de substrato para as bactérias e a formação da placa; esta, por sua vez, produz ácidos que provocam cáries e pode ainda afetar o sistema periodontal como um todo, posteriormente.

\n\n

Além dos hábitos de higiene fundamentais, existem certos alimentos que fazem bem aos dentes, pois possuem propriedades excelentes para a saúde bucal. No post de hoje, vamos abordar 7 desses alimentos, para que você tenha um cardápio colorido e os dentes brancos.

\n\n

Alguns alimentos que fazem bem aos dentes

\n\n

1. Aipo – protege os dentes das cáries

\n\n

O aipo ou salsão é um vegetal que protege os dentes de duas maneiras: a mastigação extra que ele requer para sua desintegração produz muita saliva, que neutraliza as bactérias Streptococcus mutans, principais responsáveis pelas cáries; além disso, ele possui abrasivos naturais que massageiam as gengivas e limpam os dentes.

\n\n

2. Queijo – preserva e reconstrói o esmalte dos dentes

\n\n

O queijo, com baixo teor de carboidratos e altos níveis de cálcio e fosfato, proporciona vários benefícios para os dentes. Ele ajuda a equilibrar o pH da boca (o pH ácido estimula o crescimento de bactérias), preserva e reconstrói o esmalte dos dentes e estimula a produção de saliva, diminuindo o número de bactérias e, consequentemente, de cáries e de doenças gengivais.

\n\n

3. Chá Verde – remove a placa bacteriana e age contra o mau hálito

\n\n

O chá verde (Camellia sinensis) contém substâncias chamadas catequinas. A catequina mata as bactérias da boca que transformam o açúcar em placa. Além disso, é tiro e queda contra os microorganismos que causam mau hálito. O ideal é beber de 2 a 5 xícaras de chá verde por dia.

\n\n

4. Kiwi – impede a gengivite

\n\n

Por seu tamanho, o kiwi contém mais vitamina C do que qualquer outra fruta. Na verdade, um kiwi grande fornece mais do que 100% da quantidade diária recomendada. Se você não ingere a quantidade adequada de vitamina C, a rede de colágeno em sua gengiva pode se quebrar, tornando suas gengivas mais suscetíveis às bactérias que causam doenças periodontais, como o escorbuto.

\n\n

5. Cebola – elimina bactérias

\n\n

A cebola contém compostos antibacterianos poderosos que se resumem a um elemento: o enxofre, altamente eficaz na eliminação de muitas bactérias, incluindo a S. mutans. O mais indicado é ingerir a cebola crua, então abuse delas em saladas, sanduíches e ceviches.

\n\n

6. Gergelim – limpa os dentes e remove a placa bacteriana

\n\n

Sementes são ótimas para a manutenção da saúde bucal, isso ocorre, em parte, devido à ação de limpeza que elas desempenham. As sementes de gergelim, por exemplo, além de auxiliar nesse processo, são ricas em cálcio e ajudam a preservar o osso alveolar (osso que circunda a raiz dos dentes).

\n\n

7. Cogumelo Shitake – impede a formação da placa

\n\n

O lentinan, um açúcar natural encontrado nos cogumelos shitake, é um grande aliado dos dentes, pois previne o desenvolvimento das cáries e o aparecimento da gengivite. Tente adicionar de 4 ou 5 shitakes em sopas, saladas ou como acompanhamento de carnes algumas vezes por semana; seu sorriso agradece. E lembre-se, opte sempre pelos frescos.

\n\n

Esperamos que essa lista seja inspiradora na hora da feira; lembre-se que esses alimentos apenas contribuem para a saúde da sua boca, mas a escovação com cremes dentais, o uso do fio dental e as idas frequentes ao dentista são fundamentais.

\n\n

Agora que você já sabe quais são os alimentos que fazem bem aos dentes e são amigos do seu sorriso, que tal saber também quais são inimigos?

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-