Conheça as principais causas do mau hálito

4 minutos para ler

O mau hálito é um problema desagradável que pode ser enfrentado por muitas pessoas e em diversas situações.

Porém, se o distúrbio se torna persistente, é sinal de que há algo maior acontecendo.

Se você sofre desse mal e não sabe mais o que fazer, não se preocupe: no post de hoje, mostraremos as principais causas do mau hálito e como evitar esse inconveniente. 

Acompanhe!

Quais as principais causas do mau hálito?

Os motivos para o aparecimento do mau hálito são inúmeras. No entanto, existem algumas mais comuns do que outras. Abaixo, listamos 6 delas:

1. Higienização bucal precária

A principal causa é, sem sombra de dúvidas, a higienização bucal precária. Isso ocorre porque uma grande quantidade de microrganismos se alojam em nossos dentes, gengivas e línguas e produzem gases que, consequentemente, provocam o mau cheiro.

Portanto, se você não escova os seus dentes e língua adequadamente e não usa o fio dental, qualquer resíduo alimentar serve de substrato para esses microrganismos, ocasionando, assim, o mau odor característico.

2. Ingestão de alimentos específicos

Comer alimentos que possuem cheiros fortes, como alho, cebola e algumas especiarias, pode levar ao mau hálito. O mesmo vale para as bebidas que também são fortemente aromatizadas, como é o caso do café e das bebidas alcoólicas.

O mau cheiro deixado pela ingestão desses alimentos específicos é geralmente temporário: isso quer dizer que, após algumas horas, ele desaparecerá, a não ser que grandes partículas de resíduos permaneçam na cavidade oral por longos períodos.

3. Fumo

O fumo é outro exemplo das causas do mau hálito. Além dos diversos elementos químicos que compõem os cigarros, os problemas oriundos desse hábito, como doenças periodontais e manchas nos dentes, podem agravar o quadro.

As substâncias presentes no cigarro por si só contribuem para o mau cheiro, os microrganismos responsáveis pelas doenças periodontais liberam gases de forte odor e as manchas deixam a superfície dental mais retentiva para a adesão de bactérias e alimentos. Todos esses fatores podem ser causas do mau hálito.

4. Longos períodos sem comer

Seguir dietas malucas e ficar longos períodos sem se alimentar é um prato cheio para o mau hálito. A baixa ingestão de carboidratos faz com que o organismo quebre mais gordura. Como subproduto disso, estão os elementos químicos chamados de cetonas, que possuem odores bem fortes.

5. Uso contínuo de medicamentos

O uso contínuo de alguns tipos de medicamentos, como antidepressivos ou anti-hipertensivos, podem levar a um quadro de hipossalivação, ou seja, redução do fluxo salivar e sensação de boca seca (xerostomia), ocasionando, assim, o mau hálito.

A saliva é responsável por manter o pH da boca neutro, auxiliar na limpeza e reduzir o número de microrganismos na cavidade oral. Portanto, quando o seu fluxo é reduzido, a boca se torna ácida, os resíduos alimentares ficam presentes por mais tempo e a quantidade de microrganismos aumenta.

6. Condições médicas

Em alguns casos mais raros, o mau hálito também pode ser causado por certas condições médicas.

Dentre elas, estão: alterações nas glândulas salivares que reduzem o fluxo salivar; problemas gastrointestinais, como refluxo gástrico e infecções do estômago e intestino; diabetes; cáseos amigdalianos; infecções de garganta e nariz.

Como evitar o mau hálito?

Para evitar o mau hálito no seu dia a dia, basta eliminar as principais causas com alguns cuidados básicos:

  • manter uma boa higienização bucal, com uma frequência de pelo menos 4 vezes por dia;
  • evitar a ingestão de alimentos que possuem fortes odores;
  • não fumar;
  • comer a cada 3 horas;
  • não usar medicamentos que têm a hipossalivação como efeito colateral;
  • tratar as condições médicas que favorecem o surgimento do problema.

Claro que nem sempre é possível eliminar as causas do mau hálito tão facilmente. Portanto, conversar com o seu dentista e o seu médico sobre as melhores alternativas para impedir o desenvolvimento desse problema é essencial.

Esperamos que este artigo seja útil para você e te ajude a eliminar esse problema tão embaraçoso. Aproveite para compartilhar o nosso post com os seus amigos nas redes sociais, pois, assim, eles também ficarão por dentro do assunto e saberão como tomar os devidos cuidados!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-