Conheça aqui quais são os principais sintomas do bruxismo

4 minutos para ler

É cada vez mais comum encontrar pessoas comentando sobre o bruxismo. A doença que tem como característica o movimento de apertar, ranger ou comprimir os dentes, é mais recorrente do que muitas pessoas imaginam.

Quando o paciente está em um quadro de tensão, estresse ou nervoso, então a prática pode ser ainda mais forte e recorrente. Entretanto, nem sempre é fácil diagnosticar o distúrbio principalmente para quem não conhece todos os sintomas.

Para deixar esse problema para trás, conheça agora mesmo quais são os principais sintomas do bruxismo. Vamos lá?

Quais são os sintomas mais comuns?

Os sintomas do bruxismo podem ser divididos em três grandes grupos: de origem muscular, articular e geral. Veja abaixo:

Sintomas de origem muscular

Como imprime força os músculos da face, então é natural que o bruxismo tenha alguns sintomas relacionados nesse sentido. Entre os mais comuns, podemos citar barulhos e/ou zumbidos no ouvido, sensação de ouvido tampado, tontura e dores de cabeça.

Outros sintomas que também costumam fazer parte: dores e estalos no pescoço, adormecimento na ponta dos dedos (conhecido como parestesia), dores no peito, enjoos ou vômitos e limitação na abertura da boca.

Sintomas de origem articular

Essa é outra vertente que pode ser diretamente impactada pelo bruxismo. Nesse caso, podemos citar entre os principais sintomas: estalos no pescoço, crepitações ou barulhos nas articulações e luxação da articulação temporomandibular.

Outros tipos de sintomas que indicam o bruxismo

Existem outros tipos de sintomas que ajudam em um diagnóstico certeiro de bruxismo. É importante saber que a a disfunção pode afetar o emocional, trazendo consigo a sensação de estar aéreo e com dificuldade de se concentrar.

Também pode provocar problemas posturais, achatamento e fratura dos dentes, desgaste no esmalte dentário, aumento de sensibilidade nos dentes e recuos de língua. Isso acontece porque os dentes são responsáveis pelo equilíbrio dos músculos e articulações da face. Sendo assim, qualquer alteração pode desequilibrar essa combinação e provocar os sintomas que compartilhamos.

Como agir nesse tipo de situação?

Não existe um único profissional que possa diagnosticar o bruxismo. A tarefa pode ser feita por médicos (principalmente os especialistas nessa região do corpo), dentistas, psiquiatras e fonoaudiólogos.

Caso esteja desconfiado do quadro, uma dica para otimizar o tempo envolve listar os principais sintomas e quando você percebeu cada um deles. Outro diferencial é comentar com o especialista qualquer condição que possa impactar nesse sentido, assim como medicamentos que são ingeridos com regularidade.

Possibilidade de tratamento

A boa notícia é que existe tratamento para amenizar e reduzir vários desses sintomas. A placa de bruxismo é a alternativa mais conhecida, que se encaixa nos dentes superiores e/ou inferiores. Elas podem manter a mandíbula mais relaxada e, assim, preservar os dentes.

Para isso, conte com o suporte de um dentista especializado e tenha todo o acompanhamento necessário para o tratamento. Além disso, é importante que o paciente se comprometa com a missão de reduzir o estresse, tente relaxar os músculos do rosto, mantenha um período de descanso e alongue a região.

Depois de entender quais são os principais sintomas do bruxismo, fique atento aos sinais e procure um especialista caso se enquadre em vários deles. Lembre-se que cuidar de sua saúde é uma das melhores coisas que você pode fazer.

Para continuar se inteirando sobre os cuidados com a boca, conheça também a importância do periodontista e seu papel na manutenção da saúde bucal

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-