Conheça 5 cuidados específicos para adotar na saúde bucal infantil

4 minutos para ler

Engana-se quem pensa que é preciso esperar os primeiros dentinhos do bebê aparecerem para começar a se preocupar com uma boa saúde bucal. Na verdade, os cuidados devem começar o quanto antes, levando em consideração a amamentação, a higienização das gengivas, o desenvolvimento de uma rotina de escovação, entre outros.

\n\n

No post de hoje mostraremos 5 desses cuidados específicos que você deve adotar na saúde bucal infantil. Você perceberá que pequenas atitudes são muito eficientes na prevenção de problemas, no presente e futuro dos pequenos.

\n\n

1. Não deixe de amamentar

\n\n

Isso pode soar estranho num primeiro momento, mas a amamentação é de fundamental importância para garantir uma boa saúde bucal infantil. Até os 6 meses de idade, o leite materno é o único alimento que seu bebê precisa. Ele possui todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e a manutenção de sua saúde.

\n\n

Além disso, a sucção que o bebê realiza para mamar é responsável pelo desenvolvimento de toda a musculatura e estrutura orofacial do bebê. Assim, evite trocar o peito por mamadeiras nesse período inicial; isso garantirá um bom crescimento de órgãos e estruturas fundamentais para o processo de mastigação e respiração do pequeno no futuro.

\n\n

2. Desenvolva hábitos de higienização o quanto antes

\n\n

A maioria dos bebês nasce apenas com dois roletes gengivais, ou seja, sem dentes. E ainda assim, é importante realizar a higienização dos mesmos. Esse processo pode ser feito massageando-se gentilmente as gengivas do bebê com uma gaze embebida em água filtrada enrolada no dedo ou com dedeiras específicas para tal fim.

\n\n

Quando erupcionarem os primeiros dentinhos, geralmente aos 6 meses, pode-se complementar a higienização com uma pequena escova de cerdas macias. Desenvolver esses hábitos desde cedo contribui para que uma tarefa, aparentemente monótona para muitos, seja parte da rotina.

\n\n

3. Não se esqueça do fio dental

\n\n

Muita gente tem preguiça de usar o fio dental. No entanto, ele desempenha papel crucial na saúde bucal infantil, pois alcança regiões em que a escova não vai, auxiliando no processo de limpeza da cavidade oral.

\n\n

A região interdental (entre os dentes) concentra grande acúmulo de alimentos que contribuem para a formação de placa bacteriana, tártaro, cáries e problemas gengivais, como a gengivite. Uma vez que esses alimentos não são removidos apenas com a escovação, utilizar o fio dental pelo menos duas vezes por dia é essencial.

\n\n

4. Repreenda hábitos deletérios orais

\n\n

Os hábitos deletérios orais são aqueles como chupar dedo, morder tampa de caneta, chupar chupeta, entre outros, que contribuem para o desenvolvimento de diversos problemas bucais de média e alta complexidade.

\n\n

A boca do recém-nascido é um dos meios de descoberta do mundo ao redor (tanto que os bebês vivem colocando tudo na boca). Contudo, é importante repreender esses hábitos citados se a intenção é alcançar uma boa saúde bucal. Essas ações podem prejudicar o arqueamento do céu da boca e interferir na respiração da criança;  podem atrapalhar a erupção dos dentes, levando a distúrbios da fala e também ao mau posicionamento da língua, dos maxilares, dos lábios e do palato.

\n\n

5. Evite uma dieta rica em açúcar

\n\n

Um alimento rico em açúcar leva no mínimo 30 minutos para que sua acidez seja neutralizada pela saliva — acidez que é gerada pelas bactérias ao degradar esse composto. Logo, uma dieta rica em açúcar pode aumentar as chances de uma boca cheia de cárie.

\n\n

Tente oferecer alimentos saudáveis e ricos em fibras, como maçãs, bananas, cenouras, aipo etc. que, além de contribuir para a saúde como um todo, auxiliam na saúde bucal. Determine momentos específicos para a ingestão de doces e lembre-se de realizar a higienização em seguida, afinal é impossível uma criança não comer nenhuma guloseima de vez em quando.

\n\n

Ter uma boa saúde bucal infantil é importante não só para que os bebês tenham um belo sorriso, mas também para realizar funções básicas, como se alimentar, respirar e falar. Lembre-se de incutir hábitos saudáveis nos seus filhos e de visitar regularmente o dentista. Atitudes como essas resultarão numa criança muito mais saudável.

\n\n

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os cuidados orais, confira como ensinar seus filhos a escovar os dentes corretamente!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-