Conheça 4 problemas bucais na gravidez que mais aparecem

4 minutos para ler

A gravidez é um momento de muitas transformações. Além do tradicional crescimento da barriga, a mulher vivencia várias outras alterações físicas e psicológicas que nem sempre são percebidas por todas as pessoas.

Uma mudança muito relevante refere-se à saúde bucal — um ponto que parece despretensioso, mas pode trazer muitos impactos. Alguns problemas bucais na gravidez, por exemplo, podem até influenciar no desenvolvimento dos bebês.

Se você ficou curioso e quer entender mais sobre o assunto, está no lugar certo. Vamos juntos nessa? 

Por que as mulheres ficam mais vulneráveis durante a gestação?

Esse processo acontece como reflexo de um aumento da vascularização e mudanças hormonais. São tantas transformações acontecendo no corpo da mulher que é natural que isso mude alguns comportamentos e, até mesmo, o funcionamento do organismo em alguns sentidos.

Outro fator também influencia muito as condições da boca nesse tempo: uma mudança no hábito alimentar. Como as mulheres costumam comer mais açúcar, então é natural que fiquem mais vulneráveis a alguns problemas. Somado a isso, algumas mamães negligenciam o cuidado com a saúde bucal nesse tempo — e os problemas podem acontecer com ainda mais frequência.

A medida merece atenção, principalmente se considerarmos que as bactérias que estão na boca podem ultrapassar a barreira da placenta e atingir o feto. Elas podem ocasionar alguns problemas e, entre os principais deles, podemos citar o parto prematuro.

Quais são os principais problemas bucais na gravidez?

Existem algumas doenças que são mais comuns nesse momento de vida. Conheça algumas delas.

1. Gengivite

A gengivite é uma inflamação da gengiva que acontece com muita recorrência durante a gestação. Isso acontece por causa de um acúmulo de placa bacteriana, mas que pode ser potencializada, em algum momento, por uma dieta com mais açúcar ou pela baixa do sistema imunológico.

2. Periodontite

Para quem não sabe, a periodontite é uma evolução da gengivite, ou seja, um agravamento dessa situação. Nesse caso, as bactérias começam a danificar ainda mais a estrutura, ocasionando perda de tecidos de suporte dos dentes.

Em alguns casos, a doença pode evoluir a um nível que provoca o degaste dos ossos e, até mesmo, a perda dos dentes.

3. Granuloma gravídico

Essa doença é um tipo de caroço que aparece na gengiva da gestante. A lesão não confere muitos problemas, pois é benigna. Ainda assim, ela deve ser retirada com uma cirurgia depois do terceiro mês de gestação, principalmente se passa de 1 centímetro de diâmetro.

4. Erosão do esmalte dental

Esse problema acontece como um reflexo das náuseas e vômitos — muito comuns no começo da gravidez. A erosão do esmalte é um acontecimento natural, mas é bom ficar de olho, pois pode causar dentes mais sensíveis ao frio e a determinados tipos de comida. 

Como agir nessas situações?

O primeiro passo, em todos esses casos, é saber que a visita ao dentista deve fazer parte dos exames pré-natais. O ideal é que os cuidados comecem antes mesmo da gravidez, mas, caso não seja possível, o acompanhamento no período já ajuda muito.

Além disso, para manter a saúde bucal em dia, cuide da higienização completa e não abra mão do fio dental

Depois de conhecer quais são os problemas bucais na gravidez e como os cuidados devem ser redobrados nesse momento, tome uma atitude e não abra mão da prevenção. Lembre-se que esse cuidado vai muito além de manter a boca saudável, e envolve manter a saúde do seu bebê em dia. 

Aproveite que está se informando sobre o assunto e leia nosso texto sobre os cuidados que você deve ter com os dentes durante a gestação. Nos encontramos por lá! 

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-