Confira essas 12 respostas para as principais dúvidas sobre implante dentário!

6 minutos para ler

Fazer implante dentário é muito comum nos dias de hoje, mas ainda gera muitas dúvidas na cabeça das pessoas. E como um belo sorriso faz parte do nosso cartão de visitas, estar com a saúde bucal em dia tem grande importância.

\n\n

Nós podemos perder algum dente por diversos motivos — seja por trauma ou mesmo pelo avanço da placa bacteriana que não foi devidamente tratada desde o início. É nesse ponto que entra o implante dentário.

\n\n

Os implantes são peças normalmente fabricadas em zircônio (cerâmica) ou titânio que substituem de maneira artificial as raízes dos dentes que não existem mais. Eles podem ser fixados tanto no maxilar quanto na mandíbula e são capazes de substituir vários dentes, até mesmo todos, se assim for necessário.

\n\n

É sempre bom estar bem informado sobre esse tipo de procedimento para que o paciente se sinta mais confiante na hora de fazê-lo. Sendo assim, esclarecemos 12 dúvidas frequentes a respeito desse tema:

\n\n

1. Do que é feito o implante?

\n\n

Bom, como já foi dito acima, o implante é fabricado com titânio ou cerâmica. O primeiro é muito utilizado na medicina, especialmente na ortopedia, quando alguém precisa de uma prótese. Esse material só apresenta vantagens, pois não se desgasta dentro do corpo humano e também não sofre nenhum tipo de rejeição. Desta forma, é classificado como uma substância biologicamente compatível.

\n\n

2. Ficarei sem os dentes durante o tratamento?

\n\n

Quando se realiza o implante dentário, é como se fosse realizada uma pequena cirurgia que precisa do seu tempo de recuperação. Por conta disso, o dentista não pode colocar a prótese dentária de imediato. mas providenciará uma órtese dental para que você use na mastigação.

\n\n

Porém, se o paciente tiver uma boa situação óssea, é possível colocar um dente fixo provisório.

\n\n

3. Os implantes dentários causam dor?

\n\n

De forma alguma. Como qualquer outro procedimento cirúrgico, é aplicada a anestesia no momento da implantação. Após isso, pode ocorrer dor e edema, já que estamos falando de um pós-operatório. Mas o dentista responsável irá prescrever os medicamentos necessários para que o paciente tome nesse momento, como os analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios.

\n\n

4. Qual é o tamanho de um implante?

\n\n

Isso pode variar bastante, tanto em diâmetro quanto em comprimento. Quem fabrica esse tipo de material possui a responsabilidade de desenvolver implantes com variados tamanhos para que se encaixem corretamente em cada situação.

\n\n

Eles podem variar de 3 a 6 mm de diâmetro e o comprimento — que podem ter tamanhos bem diversos —, fica entre 4 e 18 mm ou até mais! Isso vai depender muito da estrutura de cada paciente, e como o nosso país possui uma grande mistura de etnias, é esperada uma grande diferença de uma pessoa para outra.

\n\n

5. É necessário internação para fazer o procedimento?

\n\n

Isso vai depender do hospital e da técnica a ser utilizada pelo cirurgião dentista. Para as mais modernas, o internamento não é necessário e o paciente pode retornar para casa no mesmo dia com algumas restrições. Isso vai depender do tipo de sedação utilizada no momento da cirurgia:

\n\n

    \n

  • \nSedação Endovenosa Assistida: é muito utilizada no caso de implantes em grandes quantidades, cerca de 5, por exemplo. Neste caso, o paciente fica consciente durante todo o tempo, e após a cirurgia, vai para o quarto onde fica de repouso entre 2 e 3 horas; depois, pode voltar para casa com o auxílio de outra pessoa (já que não deve dirigir);
  • \n

  • \nSedação com Óxido Nitroso: aqui o paciente pode retornar às suas atividades normais logo após a cirurgia, inclusive voltar para casa dirigindo.
  • \n

\n\n

6. Existe alguma chance de rejeição?

\n\n

Há casos, cerca de 2 a 3%, em que o implante não consegue se integrar ao osso e então precisa ser removido e colocado outro no lugar. Esse é um procedimento simples e rápido de ser realizado. Mas não se preocupe, pois em quase 100% dos casos, é comprovada a eficácia dos implantes dentários.

\n\n

7. Qualquer pessoa pode fazer um implante?

\n\n

Infelizmente não. A restrição está para os fumantes, diabéticos que não seguem o tratamento ao pé da letra e também para pessoas com câncer. Indivíduos portadores de hepatite ou osteoporose também estão nesse grupo.

\n\n

8. Por que os fumantes não podem?

\n\n

A cicatrização da cirurgia pode ser prejudicada pelo uso do cigarro, especialmente aqueles que fumam em excesso. O implante costuma não ser integrado ao osso e precisa ser removido. Porém, é possível que os fumantes façam a cirurgia e obtenham sucesso, mas isso deve ser conversado com o cirurgião dentista para maiores esclarecimentos e orientações.

\n\n

9. E se eu não quiser fazer o implante? O que acontece?

\n\n

Bem, aquele espaço onde havia um dente ficará vazio e os dentes tenderão a “correr” para ocupar aquele lugar. Digamos que os nossos dentes não gostam de ficar muito apertados e se tem espaço, eles irão aproveitar. Além disso, a mastigação fica comprometida, fazendo com que a pessoa seja obrigada a ingerir alimentos mais cremosos e macios.

\n\n

10. Depois de perder um dente, devo fazer o procedimento em quanto tempo?

\n\n

O mais rápido possível. Quando o implante acontece logo depois da perda do dente, ainda há estrutura óssea para que ele seja fixado. Se demorar muito tempo ocorrerá o desgaste do osso, promovendo a necessidade da realização de um enxerto ósseo. Assim, o cirurgião terá onde fixar o implante.

\n\n

11. É muito caro?

\n\n

O valor depende muito da situação. Vários fatores precisam ser levados em conta, como a quantidade de implantes, se houve ou não muito tempo após a perda do dente e o material a ser utilizado. Hoje em dia existe uma grande facilidade de pagamento no cartão de crédito, por exemplo, no qual o valor da cirurgia pode ser parcelado.

\n\n

12. Como escolher a clínica?

\n\n

Na hora de fazer um implante dentário, pesquise muito sobre a reputação da clínica. Há quanto tempo ela está no mercado, há quanto trabalha com implantes dentários, quem será o profissional que realizará o procedimento, onde fez a especialização. O importante é que você se sinta completamente seguro e que confie no local de sua escolha.

\n\n

Saiba também sobre outro tipo de procedimento odontológico muito famoso: o clareamento dental!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

2 comentários em “Confira essas 12 respostas para as principais dúvidas sobre implante dentário!

  1. Gostaria de tert noção sobre valores uma vêz que vou precisar fazer implante para substituir todos os dentes superiores

    1. Olá Elias!
      Para maiores informações pode entrar em contato conosco através dos nosso telefones: (11) 5812-1137 ou WhatsApp (11) 11 96668-7937

Deixe uma resposta

-