Check up odontológico: quando e por que fazer?

4 minutos para ler

Com diversos afazeres do dia a dia, muitas pessoas acabam se esquecendo dos cuidados regulares com a saúde dos dentes, não dando a devida importância à prevenção. Mas saiba que fazer check up odontológico e escovar os dentes após as refeições é uma forma de manter a saúde bucal e o aspecto bonito do sorriso.

Essa é uma prática que deve ser feita por pessoas de todas as idades e não apenas quando há algum incômodo, para evitar o surgimento de problemas e longos tratamentos dentários como alterações na gengiva e cáries.

Para entender um pouco mais sobre como manter a saúde bucal em dia, continue com a gente e veja a importância de quando e por que fazer check up odontológico.

Quando é preciso ir ao dentista?

Mesmo que não sinta nenhum incômodo, a consulta de rotina ao dentista deve ser feita a cada 6 meses para identificar algum tipo de doença na fase inicial, como infecções gengivais e cáries.

Contudo, esse intervalo pode oscilar para cada paciente, conforme a orientação do dentista e a qualidade da saúde bucal. Pessoas que colocam implante dentário ou aparelho ortodôntico, por exemplo, precisam de um acompanhamento mais frequente.

O que é feito nesse tipo de consulta?

O check up odontológico é uma avaliação simples, não invasiva e que dura pouco tempo. Nesse tipo de consulta o dentista analisa a estrutura da boca, as gengivas e os dentes. Também é possível observar e diagnosticar algumas lesões da mucosa oral e doenças como periodontite, gengivite, seções bucais.

Se estiver tudo em ordem, ele pode realizar uma limpeza dos dentes mais completa, utilizando técnicas de raspagem para tirar a camada de possíveis tártaros e placa bacteriana. Posteriormente, faz o uso de uma pasta especial e a aplicação do flúor para proteger os dentes do enfraquecimento e bactérias que originam as cáries.

Caso houver alguma suspeita de alguma condição mais complicada, o dentista irá encaminhar o paciente para exames mais específicos.

Por que é preciso fazer check up?

As consultas preventivas são procedimentos simples, mas de muita importância, pois evitam diversos problemas de saúde bucal. Mesmo os processos mais delicados se tornam menos dolorosos justamente por já serem detectados desde o início.

Alguns motivos são essenciais para não descuidar do check up odontológico, tais como:

  • tratamentos estéticos dentários – a estética odontológica, como o clareamento dental, pode mudar de maneira significativa o sorriso de um paciente, deixando mais brilhante e bonito;
  • diagnóstico de doenças iniciais – a consulta ao dentista somente quando identifica algum incomodo pode fazer com que o problema já esteja em um nível mais avançado. Diante disso, o check up regular possibilita realizar o diagnóstico de determinada doença na fase inicial, não deixando que uma cárie superficial se torne um tratamento de canal, por exemplo;
  • orientações de saúde bucal – A orientação sobre a maneira de escovação adequada também é passada pelo dentista, onde ele informa sobre as melhores práticas e produtos específicos para cada caso.

Uma boa dica é buscar profissionais qualificados, que tenham referência no mercado para que você possa ser atendido de maneira adequada. Portanto, inclua o check up odontológico pelo menos a cada 6 meses para manter a saúde dos seus dentes sempre saudáveis e bonito.

Gostou do conteúdo? Quer entender um pouco mais sobre saúde bucal? Então, confira nosso post sobre quais são as principais doenças da gengiva!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-