3 casos que são considerados de emergência em odontologia

3 minutos para ler

Hemorragias difíceis de controlar, complicações pós-cirúrgicas e desmaios são alguns casos de emergência em odontologia. É preciso agir rápido nessas situações para a estabilização dos quadros. A demora para o atendimento pode impossibilitar reversões e ser, até mesmo, fatal.

Antes de continuar, é importante que você entenda a diferença entre urgência e emergência na odontologia. Há uma confusão entre ambas, e muitas pessoas pensam que elas significam a mesma coisa. De fato, nos dois casos, o problema precisa ser resolvido de imediato. Porém, na emergência, o perigo é iminente e há risco de vida. Na urgência, não.

Neste post, vamos mostrar 3 casos de emergência em odontologia, além de explicar como os profissionais devem agir em situações emergenciais. Veja!

Quais são os casos de emergência em odontologia?

Confira, abaixo, alguns exemplos de emergência no ramo odontológico e o que leva a cada uma das situações!

1. Hemorragias

Diferentes casos em odontologia exigem a extração de um ou mais dentes, como os que envolvem problemas de ortodontia. Nessas situações, há exemplos de pacientes que sofrem hemorragias difíceis de controlar, especialmente aqueles que tomam medicamentos para doenças do coração ou circulação.

2. Traumatismos

Por conta de acidentes, há pacientes que chegam aos hospitais com traumas na região da face. Muitas vezes, eles apresentam quadros hemorrágicos devido ao impacto sentido durante uma queda ou um acidente de trânsito, por exemplo. Essa, sem dúvida, é uma situação emergencial.

3. Complicações pós-cirúrgicas

Sabemos que qualquer procedimento cirúrgico envolve risco — isso não é diferente na odontologia. Inclusive, a depender do tipo de intervenção odontológica, é preciso realizá-la dentro de um hospital. Assim como no exemplo anterior, o paciente pode apresentar hemorragia em um pós-operatório. Nesse caso, é necessário agir rápido e com precisão.

Como os profissionais devem agir em situações emergenciais?

Preservar as atividades vitais de pacientes em situação de emergência é o dever dos profissionais de odontologia. Afinal, cada passo a ser tomado pode significar a reversão do quadro ou a perda de uma vida. Para evitar fatalidades, é importante ter rapidez, mas com responsabilidade.

O profissional que segue carreira no ramo odontológico deve estar preparado para lidar com casos emergenciais. Muitas vezes, ele fica exclusivamente dependente de médicos que atuam nas emergências hospitalares, porém, essa situação não é a ideal.

Devemos lembrar que o aumento da expectativa de vida levou aos consultórios odontológicos pacientes que antes não podiam frequentá-los por risco de complicações na realização de determinados procedimentos. Estamos falando de indivíduos com diabetes, hipertensão, problemas renais e no coração, por exemplo. Logo, investigue se o seu dentista toma medidas preventivas antes de iniciar certos tratamentos.

A boa notícia é que os casos de emergência em odontologia são raros. O que se vê mais são os quadros de urgência. Sendo assim, o profissional tem tempo para se planejar e recordar o protocolo a ser seguido, embora tal situação também exija rapidez e precisão. Seja qual for a circunstância, o importante é que sua segurança e qualidade de vida sejam garantidas.

Este post foi útil? Se sim, que tal continuar em dia com as informações? Aproveite que chegou até aqui e descubra, agora mesmo, o que fazer se o seu dente quebrar!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-