Bochecha inchada: entenda as causas e tratamentos

9 minutos para ler

Podemos não saber o que se passa dentro do nosso corpo, mas quando ele mostra sinais físicos de que algo não vai bem, temos que ficar alertas a isso. A bochecha inchada, por exemplo, é uma mudança física bem nítida e em uma parte que fica bastante exposta. É impossível não notar que algo não vai bem.

A bochecha inchada não é um sinal agradável e você deve procurar conhecer mais sobre esse problema e o que causa essa condição. Quer saber mais? Basta continuar com a leitura do texto!

Quais são as causas da bochecha inchada?

Além de atrapalhar esteticamente no seu dia a dia, a bochecha inchada atrapalha também na funcionalidade da sua mastigação e também em outros aspectos. O ideal é que, ao menor sinal de problema bucal, você deve procurar a ajuda de um especialista, ou seja, de um dentista para que ele faça uma avaliação e descubra a causa do problema.

Você pode até pensar que esse inchaço na bochecha não é grande coisa e logo vai passar, mas quando ela aparece aliada a outros sintomas, é bom ficar atento e ir ao médico, pois a situação pode ser mais grave do que se pensa.

A causa mais comum para esse problema encontra-se na boca e podem ser várias:

As causas ainda podem se dividir em grupos devido à grande variedade. Há causas alérgicas como picadas de insetos, medicamentos, pólen ou cosméticos, causas traumáticas como queimaduras ou qualquer tipo de cirurgia e também as causas infecciosas das quais falaremos um pouco agora.

1. Caxumba

A caxumba é causada por um vírus que infecciona as glândulas parótidas localizadas na cavidade bucal e uma das responsáveis pela produção de saliva. Porém, caso você esteja com a bochecha inchada é pouco provável que seja a causa já que, depois da invenção da vacina, os casos de caxumba reduziram drasticamente. De qualquer modo, verifique se a sua carteira de vacinação está em dia.

2. Terçol

Mesmo sendo um problema que ocorre no olho, o terçol pode deixar a sua bochecha inchada. Essa condição se trata do acúmulo de pus na pálpebra deixando o olho vermelho e doloroso. O terçol ocorre por conta de uma inflamação nas glândulas que são responsáveis por produzir sebo ao redor dos cílios. Normalmente é causada por uma bactéria que fica na pele.

3. Sinusite

A sinusite é uma infecção que ocorre nos seios paranasais e acaba inflamando a mucosa da região que fica nas bochechas, ao redor dos olhos e do nariz. É um tipo de problema alérgico que dificulta a drenagem da secreção que se forma nos seios. Ela pode ser causada por vários motivos: vírus, bactérias, fungos ou qualquer agente alérgico.

4. Abscesso no dente

O abscesso dentário é a consequência de um acúmulo de secreção purulenta na gengiva ou no dente devido a uma infecção bacteriana. Ele pode ocorrer nas diversas partes do dente, por exemplo, o abscesso periapical que se forma na ponta da raiz e o periodontal que se desenvolve na gengiva, bem próximo à raiz.

O abscesso normalmente se forma por conta de uma infecção bacteriana em um dente que não recebeu o tratamento adequado. Alguns fatores de risco ajudam como o excesso de alimentos com açúcar, falta de higiene bucal ou higiene inapropriada. Os principais sinais e sintomas são:

  • vômito;
  • náuseas;
  • vermelhidão na região afetada;
  • maior sensibilidade ao toque;
  • febre;
  • diarreia.

Outros sinais e sintomas podem aparecer, apesar de não serem comuns, como a cárie, a gengivite (inflamação na gengiva), drenagem de pus e dificuldade para falar ou mastigar.

Se você tem essas características, além da bochecha inchada, deve procurar o dentista imediatamente para tratar o problema antes que se agrave. O diagnóstico é realizado por meio de uma boa anamnese e pode ser necessário também realizar um exame de imagem como o raio-X.

5. Doenças periodontais

Também conhecida por periodontite, essa doença ataca o tecido que mantém o dente firme no lugar. É uma inflamação que faz com que o tecido de sustentação fique mole e assim, o dente pode cair a qualquer momento.

A principal causa desse problema é justamente a falta de higiene bucal. Não usar uma escova de dente apropriada, um creme dental de qualidade ou não usar fio dental e enxaguante bucal com frequência pode fazer com que a doença se desenvolva.

Ela surge a partir de uma gengivite não tratada que nada mais é do que uma inflamação na gengiva. A região fica avermelhada, pode sangrar durante a escovação ou ao mastigar um alimento mais duro e também fica mais sensível ao toque. Assim, quanto antes você procurar um especialista para tratar os seus problemas de saúde bucal, melhor o prognóstico e mais rápida é a cura.

Quais os riscos para a saúde que a bochecha inchada pode trazer?

Sensibilidade

As bactérias contaminam o esmalte presente nos dentes. Com isso forma furos minúsculos ocasionados pela deterioração de dente, chamada de cárie dental. A mesma atravessa o esmalte e também a dentina — camada macia de tecido que fica sob o esmalte do dente. Por essa razão, o dente fica sensível à bebida ou ao alimento quente e frio, causando uma sensação muito dolorosa.

Caso a cárie não seja tratada, chegará ao centro do dente ou a polpa. O paciente apresentará problemas para mastigar e até inchaço dos linfonodos — auxiliam no combate de infecções em todo o organismo.

Infecção

Por trás de uma bochecha inchada pode estar infecções ligadas a periápice e podem traze graves riscos à saúde em geral. A endocardite bacteriana é uma das principais doenças relacionadas. Ela nada mais é que um processo infeccioso compreendendo a superfície do endocárdio.

Bactérias se espalharem pela corrente sanguínea

A formação do inchaço nas bochechas é geralmente ocasionada por uma grande diversidade de micróbios. Esses são identificados como os micróbios patogênicos pelo sistema imunitário e para combatê-los os glóbulos brancos são ativados. A inflamação causada é bastante dolorosa ao paciente e pode causar diversos outros problemas na saúde do indivíduo.

As bactérias que surgem na cavidade oral devido a um problema bucal podem se espalhar pela corrente sanguínea e afetar outras partes do corpo, que até então estavam saudáveis, como o coração, por exemplo. Uma infecção bacteriana tem como sintomas dor e inchaço nas bochechas.

Caso não seja tratado, pode ocasionar na perda de dentes ou a infecção pode até se espalhar por todo o organismo do paciente. Quando se agrave, esse quadro pode até mesmo causar o óbito do paciente, caso não seja tratado a tempo.

Acúmulo de pus nas gengivas

Uma bolsa de tecido infectada nas gengivas é chamado de abscesso na gengiva. Geralmente, a boca e a gengiva estão cheias de bactérias boas e ruins. O acúmulo de bactérias ruins favorece para que tenha a ocorrência de placa bacteriana e tártaro. Esse acúmulo pode contribuir para o favorecimento do surgimento de cáries e outros problemas dentários.

Caso as bactérias ruins cheguem a uma região de tecido aberto, elas podem conseguir ter o controle, multiplicando-se e ocasionando uma infecção. Como resposta o corpo envia os glóbulos brancos para que a infecção seja combatida. Terá início um processo inflamatório e ocasionará na procura pela eliminação das bactérias que estão presentes no local.

O resultado será uma bolsa de pus inchada e muito dolorosa, que como vimos é conhecida como abscesso. Caso não seja contido, pode se espalhar para outras regiões da boca. O fato é que pode ser bastante prejudicial ao corpo se o pus não for retirado. A região afetada aumentará, fazendo com que as bochechas fiquem inchadas e podendo ocasionar até sangramento na boca.

Como tratar a bochecha inchada?

Nosso rosto é o nosso cartão de visitas e você não quer sair de casa com ele inchado não é mesmo? Para resolver esse problema quanto antes, o primeiro passo é procurar o dentista já que a causa pode estar intimamente associada aos cuidados com a boca. Assim que ele identificar o motivo do problema, já pode iniciar o tratamento.

Você também pode amenizar o inchaço com algumas dicas simples como colocar gelo na região por 20 minutos. O gelo, além de diminuir a dor, também reduz o avanço do processo inflamatório. Lembre-se de não colocá-lo em contato direto com a pele, pois pode queimar. O ideal é que haja um tecido separando as duas superfícies.

Outra mudança importante é aumentar um pouco a quantidade de travesseiros na hora de dormir para deixar a cabeça mais alta que o restante do corpo. Isso ajuda a drenar o edema — líquido produzido durante a inflamação — e assim a bochecha amanhecerá menos inchada.

A forma de tratamento vai depender muito da causa. No entanto, possivelmente, o seu dentista receitará alguns medicamentos como anti-inflamatórios e outros que sejam necessários até o problema ser resolvido por completo.

Por fim, se perceber que sua bochecha está inchada não espere para procurar um dentista especializado e assim que sentir algo de errado, marque uma consulta ou vá para o atendimento de emergência caso a situação esteja mais grave. O profissional saberá indicar o melhor tratamento para cada caso.

Você já teve problemas com bochecha inchada? Este post foi útil para você? Então, aproveite para ler também “Bolha no lábio: saiba o que fazer caso isso aconteça com você!” e saiba mais sobre o assunto!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

8 comentários em “Bochecha inchada: entenda as causas e tratamentos

  1. Eu tenho esse problema e nunca pensei que pudésse vir dos dentes.Eu uso uma prétese intercalada (perda de dentes em lugares diversos da boca) e tive algumas restaurações ao longo dos meus 48 anos.Mas tbm sofro de sinusite crônica.
    Parece que meu caso é complicado mas, essas bochechas que sempre estão grandes,mesmo qdo perco peso, me deixam mto pra baixo.Me sinto mais velha do que sou e isso começou à uns 4 anos atrás, antes minhas bochechas eram normais.O que vcs me aconselham?Por onde devo começar?

    1. Ola Maria
      Primeiro passo é agendar uma avaliação e vir nos procurar. Em um exame clinico poderemos fazer toda avaliação do seu caso analisando tanto a saúde gengival como saúde dental. O texto trata de um quadro localizado, que é momentâneo e no seu relato você me conta que já percebe a 4 anos. Precisamos analisar também como estão os tecidos suporte e sustentação de estética nesse terço da face. O tratamento a ser indicado ocorrerá de acordo com o seu caso e por isso te aguardamos. Espero ter te ajudado.

  2. Meu marido está com a bochecha inchada , e por dentro tem uma manchinha branca parece afita, o que pode ser ?

    1. Bom dia Jenifer, não é possível fazer um diagnostico sem avaliar o paciente porque a avaliação da oclusão é fundamental e na maioria das vezes pode estar causando essas lesões. Quando por algum motivo perdemos dentes posteriores, a bochecha pode invadir o espaço dos dentes, ou seja o musculo relaxa e ocupa a região livre. Nesses casos durante a mastigação pode ocorrer mordidas acidentais que podem levar a dor e inchaço na região. Minha orientação é que ele venha para fazermos uma avaliação completa. Espero ter te ajudado

  3. Fiz a extração de siso a algumas semanas atrás, e não retornei para tirar os pontos por que 1 caiu sozinho, então estou esperando o outro cair, mais ontem minha bochecha inchou bastante no lado do siso, oque pode ser?

    1. Thayna, volte ao seu dentista para remover os pontos. Alguns fios que utilizamos podem ser filamentados de seda o que facilita o acumulo de alimento e com isso pode gerar uma proliferação bacteriana. Por este motivo as suturas tem um tempo útil para ficarem na cavidade bucal, após isso devem ser removidas. Além do mais, fazer uma consulta de pós operatório é fundamental para que você fique tranquila e segura quanto sua recuperação.

  4. Tenho o lado esquerdo da cara inchado devido a um dente partido. Mas j estou a tomar antibiotico. So tenhi consulta em uma semana. Sera normal?

    1. Ola Katia, inchaço não é considerado um estado natural, é sinal que existe alguma inflamação e/ou infecção e no seu caso como você relatou estar com um dente fraturado muito provavelmente este é o motivo. O ideal é você buscar o quanto antes um profissional especializado para poder diagnosticar e tratar. Espero ter te ajudado.

Deixe uma resposta

-