Aprenda o jeito certo de escovar os dentes agora!

7 minutos para ler

Sabemos como a cultura brasileira preza pelos dentes limpos, escovados e brancos. E a melhor forma de garantir um sorriso bonito, limpo e livre infecções é saber o jeito certo de escovar os dentes. Uma escovação adequada pode previne a infiltração das bactérias que causam a cárie e impedir o acúmulo de sujeiras que causam o mau hálito, além de assegurar maior resistência e durabilidade aos dentes.

\n\n

Além disso, a limpeza adequada dos dentes também evita a halitose, favorecendo as relações sociais, pessoais e profissionais. Por tudo isso, o jeito certo de escovar os dentes deve ser incentivado desde o momento que a criança começar a executar essa tarefa sozinha, e os adultos deve sempre servir como exemplo.

\n\n

A sabedoria popular recomenda a escovação após as principais refeições, como café da manhã e almoço. Porém, os especialistas preferem ser mais cautelosos e orientam a higienização após o consumo de quaisquer alimentos, além do uso frequente do fio dental.

\n\n

Eles também preconizam que a escovação deve ser direcionada a todos os dentes com movimentos diferenciados e precisos, e que esta prática é até mais importante do que a quantidade de creme dental utilizada. Portanto, veja a seguir as principais informações sobre o jeito certo de escovar os dentes e comece a mudar suas atitudes agora mesmo!

\n\n

O creme dental adequado

\n\n

Primeiramente, o creme dental é uma formulação farmacêutica destinada à limpeza dos dentes e, conforme classificação da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), eles podem ser registrados também com outras propriedades além da higienização, tais como: antiplaca, antitártaro, clareador, para dentes sensíveis, ou de uso infantil etc.

\n\n

O creme antiplaca evita o acúmulo de sujidade próximo à gengiva, e facilita sua remoção; já os cremes antitártaro impedem a evolução deste problema. Contudo, em ambos os casos, a remoção completa somente ocorrerá com uma limpeza profunda feita no consultório odontológico.

\n\n

Os produtos destinados a clareamento possuem substâncias que amenizam a coloração amarelada dos dentes, mas contêm também insumos abrasivos fortes e, por isso, não é recomendada a sua utilização por períodos prolongados.

\n\n

Ainda há os cremes dentais para dentes sensíveis, que amenizam o incomodo na escovação para aquelas pessoas que possuem menor limiar para dor. Isso acontece quando as terminações nervosas do dente estão mais expostas, e a pessoa percebe a sensibilidade ao ingerir alimentos com texturas e temperaturas discrepantes.

\n\n

Independentemente dessas propriedades, todos os cremes dentais devem possuir substâncias abrasivas e flúor, inclusive os de uso infantil. Tais substâncias devem promover a descamação da sujeira, porém, não podem alterar o esmalte dos dentes. Portanto, na hora de escolher um creme ou gel dental, é sempre importante considerar a natureza dos seus dentes e seguir as recomendações de um dentista de confiança.

\n\n

A escova dental adequada

\n\n

Para higienizar os dentes corretamente também é importante escolher a escova dental ideal para cada pessoa. No geral, os dentistas recomendam escovas com cerdas planas, pontas arredondadas e do tipo ultramacia. O formato da cabeça e outras particularidades presentes na escova serão decididos pelo paciente que avaliará o conforto e praticidade na hora de utilizar o produto.

\n\n

Outra orientação importante é trocar a escova trimestralmente, e adquirir um limpador de línguas. Isso porque o uso constante da escova permite o depósito de micro-organismos, favorecidos pelo aumento da umidade na superfície das cerdas. Já o limpador de línguas completo é mais efetivo que a versão acoplada nas escovas, pois esta não remove completamente o sumo fixado na língua.

\n\n

O jeito certo de escovar os dentes

\n\n

A completa limpeza dos dentes pode ser percebida quando você passa a língua entre os dentes e ela desliza facilmente. E, para obter essa higienização correta, é importante destinar um tempo adequado para a tarefa. Portanto, confira a seguir um passo a passo do jeito certo de escovar os dentes.

\n\n

    \n

  1. Coloque o creme dental na escova de dentes até cobrir o equivalente a ¼ do espaço das cerdas, e um pouco de água. Se for possível, utilize água morna — a temperatura um pouco elevada promove a vasodilatação, que auxilia no relaxamento da gengiva e melhora o processo da limpeza.
  2. \n

  3. Inicie a escovação pelos dentes molares inferiores, em um dos cantos da boca. Faça movimentos precisos e objetivos, da gengiva em direção ao dente, e repita o processo pelo menos 10 vezes em cada dente.
  4. \n

  5. Continue com estes movimentos até a metade da boca, e escove adequadamente os incisivos inferiores (dentes da frente), sempre no sentido da gengiva ao ápice do dente — este movimento se assemelha ao de uma vassoura, porém, no sentido vertical. Se preferir, finalize toda a parte inferior, e depois repita o procedimento na parte superior. Faça sempre do mesmo jeito para garantir que limpou todos os dentes.
  6. \n

  7. Posicione a escova de forma a limpar a parte de cima dos dentes caninos e molares. Coloque um pouco de água na boca e faça bochechos vigorosos para ajudar a desgrudar algum eventual resíduo. Ao final, observe atentamente os dentes no espelho para verificar a limpeza.
  8. \n

\n\n

Outro ponto, que deve sempre ser lembrado: nunca faça movimentos de cima para baixo, ou seja, na direção do dente para a gengiva. Assim, você irá machucá-la, e propiciar o sangramento. 

\n\n

A importância do fio dental

\n\n

Os especialistas recomendam a utilização do fio dental pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes de se deitar. Eles auxiliarão a retirar a sujidade que a escova não alcança, como os sulcos gengivais, e você pode utilizá-lo antes ou após a escovação.

\n\n

Existem no mercado dois tipos de fios, o mono e o multifilamentoso. O primeiro é indicado para pessoas que não têm muito espaço entre os dentes, proporcionando um deslizamento com menos incômodo. Já o fio dental multifilamentoso é feito de várias fibras de tecido e, dessa forma, pode desfiar mais, portanto, é mais indicado para pessoas com maior espaço entre os dentes. Ambos os produtos ainda apresentam a versão normal e ultrafino.

\n\n

A forma correta de utilizar um fio dental é retirando um pedaço de, aproximadamente, 30 cm e fixar entre os dedos indicadores e polegar. Comece o procedimento “abraçando” o dente; faça movimentos de vai e vem, e conte 5 segundos para cada dente. Depois, separe a parte já utilizada do fio dental e limpe todos os intervalos entre os dentes — inclusive entre o último molar e a gengiva. Ao final do procedimento, encha a boca de água e bocheche para descartar os resíduos que se desprenderam.

\n\n

Como vimos, o jeito certo de escovar os dentes garantirá um sorriso bonito e uma ótima saúde bucal. Com todas essas informações sobre a escova ideal, a utilização correta do fio dental e a escovação adequada você poderá sorrir sem medo para todos os momentos felizes da vida!

\n\n

E aí, gostou do post? Comece agora a mudar os seus hábitos e, se quiser um conteúdo fácil e prático sobre escovação, aproveite para acessar estas 6 dicas simples e eficazes de cuidados com a boca!

\n\n

 

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-