Aparelho dentário fixo: para quem é indicado?

6 minutos para ler

O tratamento com o aparelho dentário fixo garante não só um sorriso mais bonito, mas também qualidade de vida ao paciente, que passa a mastigar melhor com os dentes alinhados. Sem contar que promove benefícios de saúde bucal, pois fica mais fácil fazer a higienização e prevenir problemas como a cárie e gengivite.

Mas para quem esse dispositivo é indicado? Para quais casos o tratamento apresenta bons resultados? Se você também tem essas dúvidas, precisa acompanhar o nosso post. Continue a leitura e veja como funciona o aparelho fixo, suas indicações, como é feita a manutenção, além de todos os cuidados que o paciente precisa tomar!

Como funciona o aparelho dentário fixo?

aparelho dentário fixo é composto por fios, arcos e, em alguns modelos, por brackets metálicos. Ele conta ainda com borrachinhas, item disponível em diversas cores, de acordo com o gosto do paciente.

O dispositivo funciona para corrigir o posicionamento dos dentes e problemas de mordida, ou seja, situações em que as arcadas não se encaixam de forma correta. Trabalha, portanto, realizando a movimentação dos dentes e dos ossos maxilares de maneira gradual.

Essas correções têm como resultado um sorriso estético, harmonização facial e melhora da autoestima e qualidade de vida do paciente. 

Quais os tipos de aparelho fixo?

Quando se fala em aparelho dentário fixo, é importante destacar que há diferentes modelos, além do tradicional metálico.

Existem dispositivos que apresentam a mesma estrutura do tradicional, porém são mais discretos, pois são feitos com materiais transparentes — como o policarbonato, cerâmica ou safira. É indicado para quem precisa fazer o tratamento, mas tem vergonha ou não quer exibir um sorriso metálico, muitas vezes, por questões profissionais.

Há ainda os aparelhos autoligados, que não utilizam as borrachinhas coloridas e apresentam brackets metálicos menores. Por fim, o paciente pode optar ainda pelo aparelho lingual, que é igualzinho ao aparelho fixo metálico, mas não aparece, porque é colocado na face interna dos dentes.

Para quem é indicado?

O aparelho dentário fixo tem como objetivo alinhar os dentes do paciente, seja por questões estéticas, seja por razões funcionais. Assim, é indicado para os casos a seguir.

Diastema

São espaços entre os dentes, condição que pode ter origem genética ou ser causada pelo uso de chupeta, por exemplo. Além do problema estético, o diastema pode favorecer que restos de alimentos fiquem retidos nesses espaços, o que contribui, desse modo, para o surgimento da cárie, por exemplo.

Dentes encavalados

Sabe quando um dente nasce em cima do outro? É um caso conhecido como apinhamento dentário, que também pode ter origem genética. Da mesma forma que o diastema, favorece o acúmulo de restos de alimentos e também dificulta a higienização. Sem contar o incômodo estético.

Mordida aberta

É chamada de mordida aberta anterior a situação em que o paciente, ao sorrir ou ao morder, consegue encostar os dentes do fundo, porém, entre os da frente, fica um espaço. No caso da aberta posterior, os dentes da frente se encostam e os do fundo não.

Problemas de mordida como esses são decorrentes do uso de mamadeira, chupeta ou do hábito de chupar o dedo. Mas podem surgir por conta de problemas ósseos na face.

Mordida cruzada

Nessa situação, os dentes da arcada superior se encaixam por dentro da inferior. Pode ter as mesmas causas da mordida aberta.

Sobremordida

Já na sobremordida, a arcada superior fica totalmente por cima da inferior. 

Desvio da linha mediana

Desalinhamento da linha imaginária que divide os incisivos centrais do maxilar e da mandíbula, trazendo problemas à simetria facial.

Problemas na ATM

Dentes tortos podem resultar em uma tensão maior aos músculos da mastigação, ocasionando problemas na articulação temporomandibular (ATM) — o que pode causar dores de cabeça, nos ombros, no pescoço e nas costas.

Pré-tratamento para o implante dentário

Pessoas que precisam colocar o implante dentário, muitas vezes, devem utilizar o aparelho dentário fixo para que haja mais espaço entre os dentes e seja possível colocar o implante.

Como é feita sua manutenção?

O paciente que usa aparelho dentário fixo precisa realizar as consultas de manutenção — a cada 30 ou 60 dias — para que o dentista acompanhe a evolução do tratamento e faça os ajustes necessários. É essencial não faltar nessas consultas para garantir um bom resultado do procedimento ortodôntico.

Na manutenção, o profissional faz uma avaliação do aparelho, de todas as suas peças, observando se é necessário substituir algum componente. Ele verifica também se o aparelho está trabalhando da forma correta, ou seja, exercendo a força necessária para aquela etapa do tratamento. Assim, se necessário, realiza pequenos ajustes.

Quais cuidados o paciente deve ter?

Além do acompanhamento periódico no ortodontista, o paciente deve tomar alguns cuidados com o aparelho dentário fixo. O primeiro deles diz respeito à alimentação: é necessário evitar o consumo de itens mais grudentos, duros ou com fiapos, como amendoim, bala de goma, torresmo ou manga. Isso porque podem causar danos ao aparelho e também dificultar a higienização.

Na hora da limpeza, a dica é ter paciência para limpar todos os cantinhos da boca. Por isso, não tenha pressa e não hesite em usar itens voltados para quem usa aparelho — como a escova interdental, escova ortodôntica ou ainda o passa-fio, que pode facilitar a condução do fio dental entre os componentes do aparelho.

Além disso, caso alguma parte do dispositivo se quebre, o ideal é procurar o ortodontista o quanto antes, para não prejudicar o tratamento.

Como escolher o melhor profissional para esse tratamento?

É importante o paciente escolher um dentista especializado em ortodontia, que consiga fazer uma avaliação completa e, assim, determinar o melhor plano de tratamento de acordo com cada caso. O ideal é que o profissional esteja atualizado, para que você fique por dentro das inovações na área que possam trazer resultados ainda melhores nos procedimentos.

Procure um ortodontista que faça parte de uma clínica com equipe multidisciplinar, com uma infraestrutura completa e que trabalhe com equipamentos de ponta. 

O aparelho dentário fixo pode transformar a vida do paciente ao proporcionar um sorriso alinhado, melhorar a qualidade de vida e também elevar a autoestima. No entanto, para o sucesso do tratamento, é necessário escolher uma clínica odontológica que conte com profissionais altamente qualificados.

Quer conhecer mais sobre as indicações do aparelho fixo? Entre em contato com a Qualimplan e receba todos os esclarecimentos!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-