Anestesia dentária dói? Saiba para que é necessária

3 minutos para ler

Só de ver que está chegando o momento da consulta no dentista, você fica com medo, pensando na hora de tomar anestesia? Saiba que não está sozinho: muitos pacientes têm pavor dessa aplicação, tão necessária para que o tratamento seja feito do modo mais confortável possível.

Mas essa insegurança tem fundamento? Anestesia dentária dói? Se você também tem essa dúvida, vai gostar de acompanhar nosso post. Continue a leitura e descubra para quais casos essa substância é necessária e os efeitos colaterais que ela pode causar!

Por que a anestesia dentária é necessária?

Apesar do medo que muitos pacientes têm da dor da anestesia, saiba que ela é fundamental para deixar os procedimentos odontológicos mais tranquilos, pois sua função é tirar a sensibilidade da região em que o tratamento será feito.

Dessa maneira, com essa aplicação, o dentista pode mexer nos dentes e gengivas sem que o paciente fique incomodado.

Para quais procedimentos ela é utilizada?

A anestesia dentária injetável é indicada para casos em que o dentista precisa mexer dentro de dentes, de ossos ou ainda nos tecidos das gengivas. Ou seja, para fazer a limpeza ou raspagem, por exemplo, não há necessidade de aplicação da substância.

Assim, seu uso é essencial para procedimentos invasivos, como:

  • cirurgias bucais;
  • extrações dentárias;
  • tratamento de canal;
  • remoção de cárie profunda.

Sua aplicação é dolorida?

Muitos pacientes já chegam no consultório com a ideia de que a anestesia dentária dói. Isso porque tiveram alguma experiência ruim com o dentista no passado ou simplesmente pelo medo da agulha.

Nesse sentido, todo o temor se concentra no momento da picada, que pode sim causar um incômodo rápido, da mesma forma que ocorre quando tomamos uma vacina ou vamos fazer o exame de sangue. Contudo, é algo passageiro.

Com a anestesia, o dentista pode realizar o procedimento de uma forma que você nem chega a sentir dor. Algumas vezes, ele até aplica uma anestesia tópica (como uma pomada) no local de inserção da agulha para que o paciente não fique incomodado com a picada.

Portanto, não há o que temer com essa aplicação: na verdade, ela é necessária para que você não sinta dor durante o tratamento odontológico.

Quais os efeitos colaterais que o anestésico pode causar?

Apesar de raros, é importante destacar que a anestesia dentária pode causar alguns efeitos colaterais: podem ser simples, como hematomas na região da aplicação, até casos mais sérios de alergia à substância ou arritmia cardíaca. Assim, pacientes com problemas cardíacos ou com histórico de alergia devem informar o profissional previamente.

Outro problema também raro e que pode ser decorrente da anestesia é um quadro chamado de parestesia: trata-se de uma dormência e alteração de sensibilidade na região, que pode durar dias ou semanas.

Agora você já sabe que pode esquecer a ideia de que anestesia dentária dói. Deixe o medo e a ansiedade de lado na hora de fazer o tratamento odontológico, pois saiba que a aplicação dessa substância é que vai garantir que você passe por cirurgias ou qualquer outro procedimento sem incômodo.

Sabemos que a anestesia é essencial na hora de tirar um dente. Entenda em quais situações a extração dentária é indicada!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-