Entenda a relação entre alimentação e saúde bucal

4 minutos para ler

Você sabia que existem alimentos que podem ser bons e outros que podem ser prejudiciais para os nossos dentes? Isso mesmo! Alimentação e saúde bucal estão estritamente relacionadas, o que reforça a necessidade de ter total atenção ao que colocamos no prato para garantir um sorriso sempre saudável.

Tem curiosidade para entender mais desse assunto? Então, acompanhe o nosso post. Você vai descobrir quais são os alimentos maléficos e benéficos para os dentes, além de todos os cuidados com a rotina para manter a saúde bucal sempre em dia!

Qual é a influência da alimentação na saúde bucal?

Em primeiro lugar, é importante entender que a saúde bucal tem forte relação com a saúde geral do organismo. Por exemplo, o corpo pode sinalizar a falta de um nutriente com algum sintoma justamente na boca. Parece esquisito? Saiba que a falta de ferro pode causar aftas e queimação bucal, já a carência de vitamina C provoca o sangramento das gengivas.

Existem outros fatores relacionados à alimentação que impactam a saúde do sorriso. Por exemplo: doces mais pegajosos, como brigadeiro e balas de goma, podem deixar restinhos nos dentes e nas gengivas que são difíceis de serem eliminados, o que contribui para o surgimento da placa bacteriana e cárie.

Quais alimentos são maléficos e benéficos para os dentes?

A relação entre alimentação e saúde bucal reforça a necessidade de escolher melhor os competentes das refeições. Quer ver só?

Alguns alimentos agem como “detergente” para os dentes e gengivas, contribuindo para a saúde do nosso sorriso. Em outras palavras, eles retiram camadas de outros alimentos que ficam grudadas na superfície dos dentes. É o caso da laranja, cenoura, pêra e maçã.

Já os alimentos que são fontes ricas de cálcio, como leite e derivados, couve e peixes, ajudam a manter os dentes mais fortes.

Por outro lado, é importante conhecer os alimentos que são os “vilões”, como aqueles ricos em açúcar. Nesse caso, entram todos os tipos de doce, que são um prato cheio para as bactérias causadoras de cáries. Por isso, devem ser consumidos com muita moderação.

Outro exemplo de alimento maléfico para os dentes são os refrigerantes, que estimulam a desmineralização dos dentes, contribuindo para o surgimento da cárie.

Quais são os principais cuidados com a saúde bucal?

A boa notícia é que, se você consumir alimentos mais açucarados, basta ter o cuidado de fazer a escovação completa na sequência. Assim, não há riscos para a saúde bucal.

A higienização precisa ser completa! Utilize um creme dental com flúor e passe a escova em todos os cantinhos da boca. O mais importante é não se esquecer do fio dental, utensílio indispensável para retirar todas as sujeiras que ficam entre os dentes.

Além disso, mantenha o hábito de beber bastante água, pois isso favorece a salivação, que promove uma verdadeira limpeza na boca. Por fim, não deixe de visitar o dentista a cada 6 meses para fazer uma avaliação geral da sua boca, tratar qualquer problema e realizar aquela limpeza mais caprichada do consultório.

Agora você já sabe da relação entre alimentação e saúde bucal. O ideal é sempre ter um cuidado especial com a escovação para evitar qualquer tipo de problema e exibir um sorriso bonito. Lembre-se de fazer as visitas periódicas ao dentista!

Você tinha noção de como a comida pode afetar o seu sorriso? Então, também vai gostar de saber como o consumo de álcool tem influência sobre a sua saúde bucal!

The following two tabs change content below.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-