Afinal, quando deve ser a primeira consulta ao dentista da criança?

3 minutos para ler

Os pais desejam que os seus filhos cresçam saudáveis e felizes. Para isso, a criança precisa ter acompanhamento médico desde os primeiros dias. Mas, como saber quando deve ser a primeira consulta ao dentista?

Alguns acreditam que a primeira visita deve ser apenas quando todos os dentes já tiverem nascido ou assim que surgir algum problema bucal. Por meio deste post, vamos mostrar a você quando deve ser essa primeira consulta e o motivo disso. Vamos lá?

Quando deve ser a primeira consulta ao dentista?

Você deve levar o seu filho ao odontopediatra — dentista especializado nos cuidados bucais da criança (odontopediatria) — a partir do nascimento do primeiro dente. Isso significa que o momento ideal para levar o seu pequeno ao consultório dentário é por volta dos 6 ou 7 meses de idade. É muito importante que os cuidados comecem desde muito cedo.

O ideal também é manter uma frequência de visitas a cada 3 meses. Essas consultas podem ajudar e muito os pais, especialmente os de primeira viagem, já que, por conta do nascimento dos dentes, as crianças podem ter febre e chorar muito. Ter alguém para orientar nesse momento é de suma importância.

Por que é importante cuidar dos dentes de leite?

Muitas pessoas acreditam que, por não serem permanentes, os dentes de leite não precisam de tantos cuidados. Mas, isso é apenas um mito que vamos esclarecer neste exato momento.

Na verdade, os dentes de leite são um tipo de “guia” para o nascimento dos permanentes. Esse também é o momento perfeito para criar hábitos de cuidados bucais nas crianças. Por exemplo, ensiná-las a escovar da maneira correta, usar fio dental e a frequência com a qual isso deve ser feito.

A formação total dos dentes de leite costuma ficar completa por volta dos 3 anos de idade, que começam a cair em torno dos 6 anos. É muito importante que nessa idade as crianças já saibam sobre a importância de criar o hábito de cuidar da saúde bucal.

Quais os principais problemas bucais das crianças?

O principal problema bucal entre os pequenos continua sendo a cárie e, ao contrário do que você possa pensar, os dentes de leite também podem ser atingidos. Mas, será realmente necessário levar a criança ao dentista, já que esses dentes vão cair?

Sim, é muito importante. Se essa cárie não for tratada, ela continuará subindo e encontrará a gengiva e também o ponto de crescimento do dente permanente, causando uma infecção. Por causa disso, ele pode nascer com vários problemas.

E, quem acha que bruxismo é apenas coisa de adulto, está enganado. Hoje em dia, as crianças ficam tão atarefadas que também podem se sentir pressionadas. Com esse aumento de tensão, o bruxismo pode aparecer.

Além desses problemas, há também os que estão relacionados à mordida, como as má oclusões e outros que podem necessitar de tratamento com aparelhos móveis ou fixos.

Agora que você já sabe quando deve ser a primeira consulta ao dentista, que tal procurar um profissional em odontopediatria responsável e competente para cuidar da saúde bucal do seu filho? Afinal de contas, é essencial que esses cuidados sejam realizados desde o primeiro momento.

Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar alguma situação sobre a saúde bucal do pequeno? Fique à vontade para deixar um comentário!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-