Afinal, o que fazer depois de tirar o aparelho fixo?

4 minutos para ler

A remoção do aparelho ortodôntico é um dos momentos mais aguardados por quem está buscando melhorar sua estética bucal. Além da ansiedade para ver o resultado final do processo, a expectativa diante do que vem após essa etapa é imensa. Afinal, quem nunca se questionou sobre o que fazer depois de tirar o aparelho fixo? 

Obviamente, muitas coisas mudam, começando pelo fato de que conquistar o sorriso dos sonhos deixa qualquer pessoa mais confiante. No entanto, há uma série de momentos (e cuidados) que fazem parte dessa fase. Que tal descobrir quais são? É só continuar a leitura!

Por que usar aparelho fixo?

O aparelho fixo é um acessório que acompanha ou já acompanhou muitas pessoas por alguns anos. Basicamente, é formado por vários pequenos elementos, os quais transmitem força aos dentes para que ocorra a movimentação dentária. 

A consequência dessa movimentação é uma melhora que pode ser vista e sentida para além da questão estética. De um modo geral, o objetivo do aparelho ortodôntico é corrigir a posição dos dentes e também dos ossos maxilares que estão em posição inadequada. Assim, é um aliado também para devolver a funcionalidade.

A posição inadequada, além de gerar um incômodo para a aparência, traz alguns problemas relativos à higiene. Dentes tortos, por exemplo, são mais difíceis de limpar, por isso é comum que as pessoas tenham problemas com o acúmulo de resíduos e deterioração. Nesse sentido, fica claro a importância do uso do aparelho fixo. Afinal, é uma questão de saúde.

Quais as sensações e momentos que caracterizam a etapa pós retirada do aparelho?

A duração do tratamento não segue um padrão. Assim, o tempo que cada pessoa fica com o aparelho depende de muitos fatores: gravidade do problema tratado, idade, necessidade ou não de extrações, etc. De um modo geral, é comum um período entre 2 e 3 anos.

Ou seja, é um período longo, o que justifica a curiosidade de quem está prestes a retirar o aparelho. Quem passa por esse momento relata uma série de sensações consideradas típicas, confira quatro delas!

1. Sorrisos frequentes

Você tira o aparelho, dá aquela conferida no espelho e se depara com o sorriso dos sonhos. Qual é a primeira reação? Sorrir! E é isso que a maioria das pessoas faz por um bom tempo, afinal, quem não gostaria de mostrar por aí os dentes alinhados? 

2. Mais confiança 

O sorriso tem um papel importante na nossa autoestima. Sendo assim, a retirada do aparelho representa uma dose a mais de confiança, o que será ótimo para as relações intra e interpessoais.

3. Elogios

Sorrisos frequentes e mais confiança. Esse é um combo digno de elogios. Assim, será comum escutar as pessoas falando sobre como os seus dentes ficaram bonitos ou ainda sobre como isso contribuiu para um comportamento mais confiante.

4. Modificações na higiene bucal

Manter uma boa higienização bucal é essencial para manter tudo aquilo que foi conquistado com o aparelho fixo. Embora a escovação e a higienização no geral fiquem mais simples, todo esse cuidado continua com a mesma importância. 

É preciso, portanto, cuidar da escovação com a mesma intensidade a fim de evitar problemas como cáries, gengivites ou manchas. 

Como continuar o cuidado com a saúde bucal?

Embora os dentes estejam na posição desejada após a remoção do aparelho, pode existir uma tendência de retorno à posição inicial. Assim, comparecer às consultas de retorno é parte fundamental do cuidado após a retirada.

A partir desses visitas o dentista consegue verificar não apenas a questão da movimentação dos dentes, mas também esclarecer eventuais dúvidas acerca da higienização e escovação, por exemplo. Em poucas palavras, o cuidado após a retirada do aparelho deve estar baseado em duas coisas: higiene bucal adequada e visitas ao dentista.

Como o tempo de uso é relativamente longo, o questionamento sobre o que fazer depois de tirar o aparelho fixo é normal. Basicamente, esse período é caracterizado por um misto de alívio com cuidado. É, portanto, o momento de aproveitar a sensação de ter dentes alinhados, mas também de dar sequência ao cuidado com a saúde bucal.

E você, já usou ou usa aparelho fixo? O que achou dos tópicos abordados? Acrescentaria algum? Deixe o seu comentário!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-