5 dicas de manutenção do aparelho ortodôntico

6 minutos para ler

As visitas ao dentista são essenciais para cuidar da nossa saúde bucal, seja para realizar a prevenção de problemas, tratá-los ou fazer acompanhamentos periódicos, como acontece na manutenção do aparelho ortodôntico.

Para quem faz esse tipo de tratamento, é fundamental adotar cuidados em casa e passar pelas consultas de rotina, para manter o dispositivo ativo e evitar complicações. Afinal, o intuito é corrigir imperfeições na arcada dentária, disfunções na mandíbula, entre outros, sem que o uso do aparelho comprometa a saúde bucal.

Por isso, preparamos este artigo para explicar a importância de seguir à risca as recomendações do ortodontista e não faltar às consultas. Veja também algumas dicas para cuidar do aparelho e fazer a higiene bucal adequadamente, para que você possa realizar o tratamento com mais qualidade e sem preocupações. Confira!

Dicas de manutenção do aparelho ortodôntico

Apesar de o aparelho ortodôntico ser resistente,d ele também pode sofrer danos. Então, é preciso ter atenção durante o tratamento para evitar esse tipo de problema. Além disso, o dispositivo acumula resíduos de alimento, que favorecem a proliferação de bactérias. Veja a seguir algumas dicas de cuidados que você deve ter para evitar essas duas situações.

1. Atente-se para a alimentação

Para um tratamento eficaz, é importante que o paciente procure evitar a ingestão de alimentos muito duros, doces e grudentos. Sendo assim, o recomendado é temporariamente não consumir chicletes, balas mastigáveis e afins.

Assim não há o risco de esses produtos grudarem nos componentes do aparelho, o que poderia soltá-los e causar transtornos na hora da higienização. Além disso, vale sempre frisar que o açúcar é um dos principais causadores da cárie

2. Redobre os cuidados com a higiene bucal

Quem usa aparelho ortodôntico sabe que manter os dentes limpos não é uma tarefa tão fácil assim. Alimentos que insistem em ficar grudados, ou até mesmo escondidos entre os braquetes e os fios, prejudicam a higiene e a saúde bucal.

Por isso, é importante pedir a orientação do seu ortodontista, que informará o melhor tipo de escova a ser usada, além do fio dental e antisséptico bucal, se necessário. Lembrando que a escovação deve acontecer pelo menos duas vezes ao dia, sendo o ideal após cada refeição. 

3. Abandone hábitos prejudiciais

Alguns hábitos, como roer as unhas e mordiscar objetos (caneta, lápis), também são prejudiciais para o tratamento com aparelho ortodôntico. Isso porque pode haver um deslocamento do dispositivo, interferindo negativamente na movimentação dentária. 

Existe o risco de esses objetos descolarem os braquetes e também quebrarem os componentes do aparelho. No que se refere ao esmalte dentário, esses hábitos causam quebras, trincas e fissuras no esmalte, além do seu desgaste.

4. Evite a automedicação                 

É natural que nos primeiros dias após a instalação do aparelho ortodôntico ele cause um pouco de dor e incômodo, afinal, além de ser um corpo estranho na boca, os dentes estão sofrendo pressão para que sejam devidamente alinhados.

Isso pode levar à automedicação, uma prática não recomendada que causa malefícios para a saúde. O ideal é procurar a orientação do ortodontista e, até mesmo no dia da instalação do aparelho, perguntar o que pode ser feito em caso de dor. Assim ele indicará o melhor medicamento e a dosagem correta.

5. Evite faltar às consultas de manutenção do aparelho ortodôntico

Para a maioria dos pacientes que usam dispositivo fixo, as consultas de manutenção do aparelho ortodôntico são realizadas mensalmente, em alguns casos podem ocorrer a cada dois meses. Mas independentemente disso, é importante não faltar.

O acompanhamento do ortodontista é essencial, porque além da ativação há casos em que é necessário fazer reparos no aparelho, além de outros procedimentos para que seja mantida a qualidade do tratamento. 

A importância das consultas de manutenção

Na última dica explicamos brevemente por que a manutenção do aparelho ortodôntico é importante, mas é fundamental nos aprofundarmos nesse assunto. Afinal, essas consultas são essenciais para garantir bons resultados e evitar problemas durante o tratamento.

Para que você compreenda melhor, o aparelho ortodôntico é um dispositivo ativo, ou seja, ele está constantemente atuando sobre os dentes para estimular a sua movimentação. Mas é preciso a intervenção do ortodontista a fim de evitar atrasos no tratamento.

Durante as visitas ele realiza diversas ações, de acordo com a necessidade de cada paciente. A seguir, listamos as principais para que você entenda porque não faltar nessas datas.

Observação

Quando o especialista planeja um tratamento ortodôntico ele faz uma previsão de como será o andamento. No entanto, podem haver variações conforme a resposta do organismo, sendo assim, nas consultas de manutenção o ortodontista observa o progresso alcançado.

Ele analisa a nova posição dos dentes, observa as próximas intervenções a serem feitas e define o próximo passo do tratamento. Em cada nova consulta é preciso observar esses detalhes para que a movimentação ocorra do modo correto, promovendo o perfeito encaixe das arcadas dentárias.

Ativação

Também nas consultas de manutenção do aparelho ortodôntico é feita a ativação dele, ou seja, o dentista faz ajustes para que o dispositivo volte a fazer pressão sobre os dentes, para que eles se movimentem mais um pouco.

Se o aparelho não for ativado eles permanecerão no mesmo lugar, o que causa atrasos no tratamento. Além disso, podem acontecer recidivas e a sobrecarga das estruturas bucais, sendo fundamental manter esse estímulo a fim de evitar problemas ou a perda de resultados.

Reparos

Como o aparelho é agredido constantemente pela higienização e a mastigação, alguns dos seus componentes são comprometidos com o passar do tempo. Nas consultas de manutenção é feita a substituição deles, evitando que machuquem a boca ou prejudiquem a eficácia do dispositivo.

Higienização

Mesmo cumprindo todas as etapas de higienização do aparelho ortodôntico em casa, pode acontecer de resíduos continuarem acumulados nele. Em especial naquelas partes que ficam mais escondidas na boca, de difícil acesso.

Nas consultas de manutenção, o especialista também faz a higiene do dispositivo removendo esses possíveis resíduos para evitar a proliferação de bactérias. Afinal, ele consegue observar com maior clareza todos os componentes e tem ferramentas e produtos que não utilizamos em casa.

Percebeu porque a manutenção do aparelho ortodôntico é tão importante? É ela que garante um tratamento mais rápido, sem complicações e com excelentes resultados. Por isso, cuide bem do seu dispositivo em casa e não falte às consultas, para que esse trabalho em conjunto renda um sorriso bonito e saudável para você.

Gostou do artigo? Então receba outros temas interessantes como esse diretamente em seu e-mail. Assine a nossa newsletter!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-