Você tem muita dor de cabeça? O problema pode estar nos seus dentes

4 minutos para ler

A dor de cabeça é um problema muito comum entre as pessoas. Também conhecida como cefaleia, dá para contar nos dedos quem nunca levou a mão à cabeça queixando-se de uma dor latejante e que é incessante até tomar um analgésico.

Até aí, não há novidades. No entanto, o que a maioria provavelmente não sabe é que boa parte dessas dores de cabeça estão intrinsecamente relacionadas com problemas dentários e a resposta pode estar no consultório odontológico.

Conheça no post de hoje a relação entre dor de cabeça e saúde bucal e saiba quais os problemas que mais costumam causar cefaleia entre os pacientes. Confira!

Dor de cabeça e a saúde bucal

A nossa face é recheada de nervos e terminações nervosas. Elas são responsáveis por transmitir os impulsos elétricos ao nosso cérebro que irá, por sua vez, interpretar a mensagem de acordo com cada situação.

Como esses nervos e terminações nervosas estão próximos à nossa arcada dentária, qualquer probleminha que estiver próximo à essas regiões pode ser facilmente percebido e irá causar dor, devido à alta sensibilidade.

Portanto, o ideal é visitar um odontologista regularmente a fim de identificar o problema antes que a dor fique insuportável e o problema difícil de ser resolvido.

Problemas relacionados à dor de cabeça

São vários os problemas bucais e dentários que atingem as nervuras da face e provocam cefaleia. No entanto, há algumas que são mais comuns, como as que listaremos a seguir.

Bruxismo

O bruxismo é o famoso “ranger dos dentes” que acomete boa parte da população. Sua causa está relacionada ao estresse e a hábitos como fumo e uso de bebidas alcoólicas.

O ranger dos dentes provoca desgaste nos mesmos e, consequentemente, inflamação muscular. O paciente na maioria das vezes faz isso dormindo e ao acordar sente dores horríveis na cabeça, além de muita irritabilidade.

Formação dos dentes

Os dentes formam-se em diferentes etapas da vida. Os dentes de leite, por exemplo, começam a se desenvolver ainda na barriga da mãe, por volta do sétimo mês. Já os permanentes desenvolvem-se aos poucos e terminam sua formação no início da infância.

Portanto, muitas crianças queixam-se de dores de cabeça por conta do desenvolvimento dos dentes permanentes e quando eles começam a nascer, substituindo os de leite. Tal processo, embora natural e dolorido, deve ser avaliado pelo dentista em casos de dores intensas.

Crescimento do siso

O siso é o dente que popularmente chamamos de “dente do juízo”. Há pessoas em que ele nunca nasceu, mas outras, por outro lado, queixam-se muito quando ele resolve aparecer.

Quando ele nasce ele provoca toda uma desestruturação da carga dentária além de muita inflamação na região. O processo pode causar até infecções e está acompanhado sempre de muita dor.

Irregularidades na arcada dentária

Um dente torto já é o suficiente para causar o chamado Distúrbio da Articulação Temporomandibular. Isso acontece porque problemas na arcada dentária, como falta de dentes ou dentes mal posicionados causam uma série de disfuncionalidades, como mastigação errada e má deglutição.

Isso acaba forçando os músculos da face, especialmente o masseter e há muita dor, podendo desenvolver até mesmo enxaquecas.

Infecções

A nossa boca é um local propício para o aparecimento de bactérias e a higienização é o melhor método de impedir isso.

Quando bactérias atingem a gengiva, por exemplo, toda a região fica dolorida e inflamada. Há casos inclusive de remoção de dentes, quando o estado é crítico, na tentativa de amenizar a dor.

A visita ao dentista quando a cefaleia ataca é igualmente muito importante e necessária, pois ele é quem identificará os problemas que estão causando a dor de cabeça e saberá o melhor método para solucioná-los.

O bruxismo por exemplo, pode ser tratado com placas protetoras. Problemas na arcada dentária podem ser resolvidos com o uso de aparelhos ortodônticos. Inflamações e infecções, por sua vez, podem ser amenizadas com o uso dos medicamentos certos. Jamais automedique-se e lembre-se de sempre escovar bem os dentes!

Gostou do nosso post sobre dor de cabeça e saúde bucal? Então siga-nos nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) e fique sempre ligado nas novidades!

The following two tabs change content below.

Drª Talitha

A Drª Talitha de Cássia Silva Sousa tem 7 anos de atuação na área de odontologia e mais 9 anos de dedicação a área de prótese e reabilitação. Graduou-se em 2011 pela Faculdade de Odontologia de São José dos Campos — UNESP. Em 2014 tornou-se Mestre em Odontologia Restauradora, Especialidade de Prótese Dentária por meio do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciência e Tecnologia campus de São José dos Campos. Desde 2017 cursa Especialização em Ortodontia por meio da Instituição Ortogeo em São José dos Campos, unidade de ensino FACSETE — Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas.
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-